[Fechar]

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Governo vai aumentar repasses em nova parceria com APAEs



O Governo do Paraná decidiu, após reunião com diretores e representantes de instituições educacionais, renovar o convênio do ensino especial, que atende mais de 40 mil estudantes em todo o estado. A nova parceria prevê o aumento dos repasses de custeio, que hoje é de R$ 30 por aluno matriculado, para R$ 35. O valor é transferido mensalmente às instituições para despesas com materiais de consumo, alimentação escolar e itens de limpeza.

Atendendo a demandas apresentadas pelas instituições e federações, o novo convênio vai estabelecer a revisão semestral do número de matrículas, o que garantirá a adequação do número de professores às necessidades de cada unidade de forma rápida.

No próximo dia 15 uma nova reunião será realizada com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do secretário de Educação, Renato Feder, e representantes de instituições educacionais especializadas e suas federações para conclusão das negociações do convênio.

PARCERIA - O Estado mantém parceria com 400 instituições educacionais especializadas. A maioria delas são Associações de Pais e Amigos do Excepcional (APAEs), que administram escolas dedicadas ao atendimento de estudantes com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. Também participam organizações que atendem cegos, surdos e pessoas com deficiência motora.

A parceria é realizada por meio de Termos de Colaboração, assinados pela Secretaria da Educação e pelo responsável de cada instituição, mediante a aprovação de um Plano de Trabalho que esteja de acordo com as diretrizes educacionais do Paraná. Assim como as demais escolas que ofertam Educação Básica, as escolas mantidas pelas instituições seguem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), devendo organizar suas atividades em uma carga horária mínima de 800 horas anuais, divididas em 200 dias letivos.

Em cada termo de colaboração é detalhado o valor de repasse financeiro e como ele deve ser utilizado: contratação de profissionais da educação, despesas de custeio e investimentos em infraestrutura. A Secretaria da Educação realiza orientação, acompanhamento e supervisão pedagógica e administrativa das escolas parceiras, por meio de visitas técnicas e análise de seus relatórios.

As instituições educacionais especializadas precisam ter toda sua documentação em dia para serem parceiras do Governo do Paraná, e manter suas finanças regulares para garantir o recebimento dos repasses, seguindo exigências da legislação federal e estadual.

Fonte: AEN

Grave acidente tira a vida de um jovem de Iretama


Um grave acidente registrado na tarde desta sexta-feira (5) tirou a vida de Rafael dos Santos da silva, de apenas 22 anos de idade, morador de Iretama.

O acidente aconteceu na cidade de Luziana, quando Rafael descarregava uma carga de madeira em uma serraria local. Uma das cintas que seguram a carga acabou se soltando, derrubando uma tora que atingiu o jovem no peito.

De acordo com informações, a vítima havia acabado de se formar em veterinária. O acidente chocou a cidade.

'Não teremos horário de verão neste ano', afirma Bolsonaro


O presidente Jair Bolsonaro disse que este ano o Brasil não terá o horário de verão e sinalizou que para o futuro a tendência é que a mudança nos relógios seja eliminada do calendário do País. "Tomei a decisão que neste ano não teremos horário de verão", disse Bolsonaro nesta sexta-feira, 5, durante café da manhã com jornalistas. 

Esta semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, informou que a pasta vai finalizar nos próximos dias os estudos sobre o tema. O material será entregue ao presidente Bolsonaro, que decidirá em caráter definitivo pela continuidade ou não do horário de verão no País.

Três ficam feridos durante briga em Laranjal


As 23hr do dia 04 de abril 2019, a equipe policial recebeu uma ligação anônima dando conta que estaria acontecendo uma briga em via publica com varias pessoas em frente ao ginásio de esportes, em ato continuo a equipe deslocou ao local onde ao chegar constatou que um dos envolvidos, relatou que havia sido agredido por três masculinos que um dos mesmos o agrediu com uma garrafa causando lesões corporais e seus companheiros o agrediram mutualmente com socos chutes, os quais evadiram-se do local. 

A equipe realizou a patrulhamentos nas imediações vindo a obter êxito em encontrar os suspeitos, sendo que um desses apresentava lesões provenientes de arma branca nas costas e no braço esquerdo, o qual relata que foi o qual o esfaqueou no momento da briga e o outro estava com escoriação na face.

Diante dos fatos ambos envolvidos foram conduzidos ate destacamento PM para as devidas providencias.

Neste sábado acontece as finais do Campeonato Regional de Futsal Piquiri Papeis em Campina do Simão


Acidente na PR-158 deixa dois mortos e um ferido



Duas pessoas morreram e uma ficou ferida vítimas de um acidente registrado no início da manhã desta sexta-feira (5) em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná. As vítima ocupavam um Prisma, com placas de Foz do Iguaçu. O carro, eu seguia sentido Chopinzinho – Coronel Vivida, saiu da pista numa curva, caiu numa ribanceira e bateu contra uma árvore.

Com o impacto, o motorista Valdomiro Fernandes ficou ferido e foi encaminhado à UPA, de Coronel Vivida. Já os dois ocupantes do banco traseiro morreram na hora. As vitimas estavam indo à Pato Branco para tratamento de saúde.

As vítimas identificadas como Antoninho Reuter, de 67 anos, e Arlindo Fernandes, de 81 anos, são do município de Sulina. Os corpos, após perícia da Criminalística, serão recolhidos ao IML de Pato Branco.

Fonte: RBJ

Homem morre atropelado na BR-277


Um homem morreu atropelado na madrugada desta sexta-feira (5) na BR-277, em Laranjeiras do Sul, na região central do Paraná.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o corpo do homem, de 46 anos, foi encontrado na beirada da pista, no km 450 da rodovia, com ferimentos característicos de atropelamento.

O carro que o atropelou, no entanto, não estava no local e foi identificado pela PRF.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Guarapuava, e a vítima foi identificada pelos familiares.

Fonte: G1 - PR

Mato Rico: homem leva tiro durante briga em bar


MATO RICO - No dia 05 abr. 19, as 02h00min segundo o solicitante, 57 anos, o qual possui um bar na localidade de Palmital 43 Zona Rural, relatou que houve uma briga por motivos não declarados onde os masculinos, 28 anos e 32 anos, entraram em luta corporal com o masculino, 36 anos, e durante a briga o masculino, 28 anos sacou uma arma tipo revolver e efetuou um disparo que atingiu o masculino, 36 anos na altura do tórax mais do lado esquerdo, após o acontecido ambos agressores se evadiram do local tomando rumo ignorado, de imediato o masculino, 37 anos socorreu a vítima trazendo o mesmo até o posto de saúde municipal, onde foi atendido e posteriormente encaminhado até casa hospitalar em outro município. 

Diante das informações colhidas a equipe realizou patrulhamentos no intuito de localizar o autor, porém sem êxito. Acionado demais destacamentos policiais.

Veículo é furtado em Pitanga


No dia 05 abr. 19, por volta de 01h30min, à equipe policial foi acionada via central para dar atendimento a uma situação de furto de veículo, na Rua Orlando Araújo Costa. No local e em conversa com o solicitante, 27 anos informou que deixou seu veículo VW Gol, placa AXL 9052, cor branca, estacionado na referida rua, e quando retornou por volta da 01h25min percebeu que seu veículo havia sido furtado. 

Relatou ainda que o veículo não possui película, tem alguns arranhados no para-choque dianteiro lado esquerdo e estava com pouco combustível. Foi realizado patrulhamento pelas redondezas sem êxito.

Casal de irmãos são mortos a tiros em Rio Bonito do Iguaçu



Um casal de irmãos foram assassinados a tiros na Comunidade Alta Floresta, no Assentamento Ireno Alves em Rio Bonito do Iguaçu, por volta das 02h da manhã desta sexta-feira (05). Segundo informações, os mesmos trabalhavam em Alto São João na Coasul e voltavam do trabalho de motocicleta, quando foram alvejados por vários disparos. Os irmãos foram identificados como Marcelo Schereiber, 19 anos e Marcela Schereiber, 22 anos. 

Não foi informado ainda a motivação do crime. A Policia Militar de Rio Bonito do Iguaçu e a Policia Civil de Laranjeiras do Sul atenderam a ocorrência e já iniciaram as investigações para elucidar o crime. Foi acionado também a criminalística e o IML de Pato Branco para recolher os corpos.

Motocicleta furtada no interior de Turvo é encontrada dentro de rio


Na tarde dessa quinta-feira (04), a PM recebeu uma informação via 190 de que uma motocicleta que teria sido furtada em data de 03/04/2019, na localidade de Marrecas, área rural do Município de Turvo, fora encontrada na localidade de Santinho I e estaria no leito de um rio, que faz divisa com o Município de Boa Ventura de São Roque e que o proprietário estaria no local. 

Diante das informações a equipe policial deslocou até o local, aonde foi confirmado que seria a motocicleta de cor preta furtada em data anterior, sendo assim a mesma foi guinchada e entregue na 14ª SDP.


Leia mais clicando aqui


.


Mulher é agredida pelo ex marido com golpes de martelo e marreta em Cantagalo


Entrou em contato com a equipe policial populares informando que uma mulher foi agredida pelo seu amasio próximo ao posto de saúde deslocado até a rua Irinezia em Cantagalo na residência da sr. S. (irmã da vitima) encontrava se a sra. M. E. P. com as vestes completamente ensanguentadas, imediatamente foi deslocado ao posto de saúde do município com a vítima acompanhada de sua irmã para atendimento.

No local ela foi atendida pela equipe médica e encaminhada para o hospital São José em Laranjeiras do Sul, pois conforme a dra. T. R. B. S. a vitima teve afundamento de crânio região frontal e occipital. de acordo com a vítima, ela estava na residência com seu amasio o sr. F. A., quando o mesmo a agrediu com golpes utilizando dois martelos, não soube relatar a motivação.

Deslocado até a rua Borges de Medeiros, na residência onde ocorreram os fatos, verificou que tinha uma marreta e um martelo na parte externa da residência, ambos com sangue, feito apreensão dos objetos e entregue na polícia civil de Cantagalo. realizado patrulhamento e entrado em contato com os meios de transporte local, alertando o fato, pois o sr. F. tem uma filha (sra. S.) na cidade de cascavel, que em ocorrência anterior foi o local para o qual o mesmo fugiu e se abrigou.

Deslocado também até a residência do sr. J. F. M. o qual é primo do autor, sendo que esse franqueou a entrada em sua residência e informou que não viu o sr. F. há mais de uma semana. realizado patrulhamentos, porém sem êxito. foram orientados os familiares quanto aos procedimentos cabíveis.

Publicidade