[Fechar]

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

GUARAPUAVA: Carro invade mercado depois de bater em outro veículo

Acidente ocorreu durante a tarde desta sexta-feira (3), em Guarapuava.
Três pessoas ficaram feridas; uma delas está internada em estado grave.

Acidente ocorreu durante a tarde desta sexta-feira (3), em Guarapuava (Foto: Reprodução/RPC TV)

Três pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, em um acidente entre dois carros na tarde desta sexta-feira (3) em Guarapuava, na região central do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), depois da batida, um dos veículos invadiu um mercado.

O acidente ocorreu no cruzamento entre as ruas Dourados e Juarez Martins Lustosa, no bairro Industrial. A polícia não soube informar como o acidente aconteceu.

A vítima em estado grave é um homem de 41 anos, que está internado no Hospital São Vicente de Paulo.

Fonte: Do G1 PR, em Guarapuava

TURVO, A CIDADE DOS PINHEIRAIS É DESTAQUE NA REVISTA POTENCIA ED. 21: SETEMBRO 2014

O NOME TURVO VEM DO LATIM “TURBIDU”, SIGNIFICANDO SOMBRIO, ESCURO, EMBACIADO, REVOLTO E AGITADO.

POTENCIAL PELO BRASIL


TURVO, A CIDADE DOS PINHEIRAIS

Localizado na região central do estado do Paraná, o município de Turvo possui uma das maiores reservas nativas de pinheiro do Paraná (Araucária angustifólia). Diz a historia que o paulista Antônio Leonel Ferreira, fugindo da revolução federativa de1983, refugiou-se nos sertões do Paraná, onde, passando pela localidade, observou que o rio que cortava o faxinal era parecido com o rio de sua cidade natal: “São Pedro do Turvo”. Por isso, o nome do Rio Turvo, que mais tarde virou a localidade de Turvo.

MONGE DOS EXCLUÍDOS

Durante a guerra do contestado, um conflito entre a população cabocla e representantes do poder estadual e federal brasileiro, travada em 1912 e 1916, surge a figura do monge João Maria, considerado na época o “monge dos excluídos”. Pela lenda, a cura por ervas, água e milagres eram atribuídos ao suposto monge e, por onde ele passava, “construía uma mina de água que jamais secava,” espalhadas pelo interior de Turvo, há registros da existência dessas minas de água supostamente atribuídas ao monge João Maria, bem como supostos milagres. Na comunidade de Santa Anita existe até uma pequena igreja dedicada a João Maria, que permanece desconhecida da maioria das e da história de Turvense, por ser distante do centro da cidade.

ORIGEM E IMIGRANTES 

As tribos da região viviam da caça, pesca e extrativismo vegetal. Remanescentes desta população indígena estão situados no município de Turvo, na reserva de Marrecas. Já o processo de adaptação das primeiras famílias na região, onde está situado hoje o município de Turvo, foi sendo feito com grande dificuldade; nesse período começam chegar ao local, famílias descendentes de imigrantes alemães, italianos e poloneses, dando dinamismo à região, desenvolvendo atividades na criação de animais e cultivo. Depois de assentados à região, atividades relacionadas à extração de madeira tornaram a economia do município mais dinâmica.

EMANCIPAÇÃO

Em 12 de maio de 1982, Turvo foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado de Guarapuava. A instalação oficial deu-se em 1° de fevereiro de 1983. Os motivos que deram origem à emancipação política de Turvo basearam-se na fundamentação de que Guarapuava, dada sua grande extensão territorial, encontra sérias dificuldades no atendimento administrativo e financeiro aos distritos. Assim sendo, procurou se desmembrar dos principais e mais populosos, entre eles o de Turvo.

DADOS DE TURVO – PR

Fundação: 12 de maio de 1982

Natural de turvo é: Turvense

Área: 902,25 km²

População: 13.838 (IBGE)

Situado: a 230 km de Curitiba


POTENCIAL EM TURVO

O Posto Turvo está localizado na cidade de mesmo nome, no Paraná. O posto está em operação há mais de oito anos e para o Sr. Marcos Fopa, um dos sócios, o segredo desta parceria de sucesso está ligado ao atendimento personalizado que a Potencial ofereceu desde o início. “sempre fomos atenciosos!”, relata o revendedor. Fopa vai além: “para nós, é uma satisfação em ter a potencial como nossa parceira, é um exemplo de seriedade, planejamento, compromisso, responsabilidade e determinação”.


ABASTEÇA NO POSTO TURVO E NO POSTO DOS ESTADOS DE GUARAPUAVA E CONCORRA

Resultados da rodada da Copa Indústria e Comércio de Futsal 2014










DIA 02/10 QUINTA – FEIRA
LOCAL: GINÁSIO ESCOLA FRIDA
HORARIO: 19H00MIN

CATEGORIA MENORES B
JOGO N° 05 – 19H00MIN – CONST. GUSSO 01 X 02 SALÃO ADEMIR (CH A)
CAREGORIA MASCULINO LIVRE

JOGO N° 11 - 19H30MIN – DIURDA 04 X 06 J.V.F PAULOWSKI (CH D)

JOGO N° 12 – 20H20MIN – SS. MAD/HEIDEMAN 05 X 01 BIOFARMA (CH A)

JOGO N° 13 – 21H10MIN – MAD. MADORSO 04 X 03 C. BÁSICA (CH B)

JOGO N° 14 – 22H00MIN – ENGEBLOCO 04 x 03 INFOBIT (CH A)

O DESTAQUE DA RODADA FOI O ATILHEIRO LEONIR (MANDOROVÁ) DA EQUIPE DA ENGEBLOCO COM 03 GOLS NA VITÓRIA DE VIRADA EM CIMA DA EQUIPE DA INFOBIT.
Publicidade