[Fechar]

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Alcoolismo afasta 47 mil profissionais do emprego, diz Observatório do Sesi.


Do G1 PR

O alcoolismo foi responsável pelo afastamento do trabalho de 46.991 profissionais em todo o Brasil, em 2014, segundo levantamento realizado pelo Observatório de Indicadores do Sesi Paraná. Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, chamam atenção os números deste problema, que é considerado de saúde pública.

O Observatório de Indicadores do Sesi reúne dados do Ministério da Saúde e do Ministério da Previdência Social. De acordo com o estudo, em nove anos, de 2006 a 2014, 350 mil brasileiros passaram pela mesma situação em virtude do alcoolismo e receberam auxílio-doença.

Entre todos os benefícios de auxílios-doença concedidos, neste período, os ligados a transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso do álcool correspondem a 29,83%. Há ainda mais 3,50% por doenças alcoólica do fígado. 

Juliana Lacerda, gerente de segurança em saúde do Sesi, afirma que empresas e indústrias precisam apoiar dependentes de álcool para que eles busquem tratamento adequado.

Isso pode ocorrer desde uma fase inicial, com trabalho preventivo e focado na informação, até o encaminhamento médico. 

“O combate ao álcool tem que estar no ambiente de trabalho, sendo transmitido, conversado com todos os colaboradores, desde os cargos de gerencia até o chão de fábrica. Tem que estar no convívio diário. Esta é uma doença que está presente dentro da indústria”, afirmou Lacerda.

O Observatório de Indicadores ainda traz dados sobre mortes relacionadas ao consumo de álcool. Em 2013, em Curitiba, a taxa de óbito foi de 12,01 para cada 100 mil habitantes. No estado, o número para 13,97. Média maior do que a nacional, que ficou em 9,6.

Brasileiros são os que mais bebem na América Latina

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os adultos brasileiros bebem, em média, 8,7 litros de álcool puro por ano. Os dados compilados entre 2008 e 2010 e indicam também o país tem a nona maior média de consumo alcóolico, entre 35 países pesquisados no continente.

A quantidade já foi maior. Ainda conforme a OMS, nos três anos anteriores, os adultos brasileiros consumiam 9,8 litros de álcool puro.

O consumo per capita por homens brasileiros é de uma média de 13,6 litros de álcool puro por ano. Entre as mulheres brasileiras, o consumo per capita é de 4,2 litros de álcool puro por ano. Veja mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade