Você acha que sua empresa está pronta para crescer? Muitos empreendedores sentem que há uma necessidade de aumentar o volume de vendas. O pequeno empresário precisa saber que determinados investimentos só terão retorno a longo prazo. Por isso, é preciso pensar bem antes de contratar novos funcionários ou se dividir em uma nova filial, é possível vender mais para os mesmos clientes, para novos clientes e aproveitar a estrutura da marca para vender para outros segmentos.
Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de expandir os negócios:
· Inovar em processos e produto;
· Monitorar a concorrência;
· Informatizar a gestão do negócio;
· Manter programas de treinamento e atualização para a equipe;
· Buscar a melhoria no atendimento ao consumidor e implanta programas de fidelização;
· Monitorar oportunidades;
· Manter a atratividade do ambiente do negócio (Boas instalações físicas, equipamentos bem cuidados, conforto para funcionários e clientes, etc.)
A fusão ou aquisição de um negócio concorrente pode ser uma opção para expandir a empresa, que deve ser levada em consideração a sinergia existente entre os negócios. Diminuir os custos fixos, alcançar escala e aumentar a cartela de clientes devem ser os principais objetivos do empresário.
Colunista:
Flávio Marcos da Silva
flaviomarcos@gmail.com
Consultor Empresarial e de Negócios
Sócio – Administrador na Empresa Certo - Consultoria Empresarial
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