[Fechar]

sábado, 22 de setembro de 2018

Pense grande em cidade pequena


Para fugir da concorrência comercial de grandes centros, muitos empreendedores começam a espreitar oportunidades para estabelecer seu negócio em cidades menores.

Quando falamos nesse assunto, é muito comum as pessoas listarem uma série de desvantagens para o desenvolvimento de negócios em pequenos núcleos urbanos, mas a verdade é que existe também uma série de vantagens nesse caso.

Por ordem de importância, eu poderia lista logo três fatores:

· Baixo custo quando comparado a negócios de grandes centros;
· Grau de competição muito menor;
· Um grande número de oportunidades ainda não exploradas;

Se você apurar o seu olhar, verá que existe boas oportunidades de negócios por todo o lugar, ja que é comum em cidades do interior, haver carência de produtos e serviços que são facilmente encontradas em grandes centros urbanos.

Como identificar as melhores oportunidades:

· Vamos analisar o mercado atual e identificar os negócios ineficientes, ou seja, quem está no mercado, mas não consegue satisfazer as necessidades reais do publico consumidor;

· Entender quais são as oportunidades disponíveis – aquelas que são necessidades dos moradores, mas ninguém conseguiu atender ainda -, desvendar as áreas da cidade carentes em serviços ou produtos e identificar quais são as limitações de infraestrutura no local.

· Entender o que vem pela frente e fazer uma boa leitura do futuro é uma vantagem de negócio e tanto, ainda mais nas cidades menores.

· É importante fazer um estudo de mercado voltado para o lugar onde sua loja ou empresa será instalada. Você pode consultar informações no banco de dados da prefeitura da cidade, consultar comerciantes da região ou até mesmo tentar conversar com os moradores pelas praças e pontos de encontro. Esse processo significa basicamente passar um tempo no local para compreender melhor como se vive na região.

Tenha muita calma! Não se deixe levar pela emoção. Essa, sem dúvida, é a sua chance de encontrar uma ideia incrível para mudar a sua vida, então leve o tempo que precisar para pesquisar e chegar no ponto certo.

Colunista:

Flávio Marcos da Silva
Consultor Empresarial e de Negócios
Sócio – Administrador na Certo - Consultoria Empresarial
flaviomarcos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade