[Fechar]

sexta-feira, 18 de maio de 2018

SOLENIDADE ALUSIVA AO PATRONO DA PMPR, CORONEL SARMENTO, É REALIZADA EM GUARAPUAVA




Na manhã de quinta-feira (17.05), foi realizada na Sede do 16º Batalhão de Polícia Militar, em Guarapuava, uma solenidade alusiva ao Patrono da Polícia Militar do Paraná, Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento.

Nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882. Em 1903, veio para o Paraná, ingressando na PMPR no dia 29 de julho de 1907, com 25 anos. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná e recebeu muitas condecorações, dentre as quais se destaca a "Medalha de Serviços Militares", por ter tomado parte na "Campanha do Contestado", destacando-se com bravura na “Batalha do Irani” em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, recebendo um profundo ferimento no olho direito na tentativa de salvar o seu comandante “Coronel João Gualberto”, e tendo sobrevivido. Faleceu no dia 21 de abril de 1934.
A solenidade aconteceu às 09h00min, onde além das homenagens ao Patrono, foram entregues Certificados de referência elogiosa coletiva aos policiais militares que com coragem, profissionalismo e dedicação, demonstraram comprometimento com a Polícia Militar e a sociedade no combate à criminalidade. No total foram 23 policiais militares elogiados, sendo 4 PMS numa ocorrência de roubo a banco no município de Palmital-PR, 9 PMS na ocorrência de roubo a banco em Pitanga-PR e 10 PMS da ocorrência em apoio ao BOPE ocorrido na rodoviária de Guarapuava-PR, que se prorrogou até a prisão do terceiro envolvido.

Dentre todas as ocorrências bem atendidas pelos policiais militares do 16º BPM, tivemos aqueles que se destacaram no cumprimento de suas missões e são dignos de reconhecimento.

Fonte: 16º BPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade