[Fechar]

segunda-feira, 14 de março de 2016

Pitanga: 26º Encontro das Mulheres do Centro do Paraná valoriza papel feminino na sociedade.


A Prefeitura de Pitanga promoveu o 26º Encontro de Mulheres do Centro do Paraná, no sábado, dia 12 de março, no Centro de Eventos do Lago, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas a primeira-dama do Estado do Paraná e secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Ela foi recepcionada pelo prefeito Altair José Zampier; vice-prefeita e presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Pitanga, Mirna Galafassi; presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Duarte Holovka, e vereadores Eunice de Fátima Bassani (Jota da Saúde), Pedro Ocalxuk, Edson Stipp (Batatinha), Agnaldo Vujanski e Joel Vidal de França (Joel da Barra); prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo; chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Jonas Clensiglova; secretários municipais Cleia Marli Zampier (Assistência Social) e Angela Vujanski (Educação) e Márcia Pereira de Godoi (Finanças) e a gerente do Sicoob, Maria de Sena.

Segundo a responsável pela Coordenadoria Especial da Mulher de Pitanga, Luci Inês Lena, cerca de 1.600 mulheres participaram do evento. Ela iniciou os pronunciamentos e parabenizou a administração por realizar por mais um ano, a comemoração do Dia da Mulher.

Luci Lena fez um relato histórico do Encontro de Mulheres do Centro do Paraná, que teve início com um pequeno grupo de idealizadoras e, aos poucos, foi ganhando corpo. Desses encontros, o município criou o Conselho dos Direitos da Mulher e a Coordenadoria Especial da Mulher de Pitanga. “A partir de 2009, no primeiro ano de mandato do prefeito Altair Zampier, Encontro de Mulheres do Centro do Paraná se transformou neste grande evento e tomou proporção”, disse.

Ela agradeceu as pessoas envolvidas, patrocinadores que colaboraram com a doação de brindes e as participantes que, mais uma vez, proporcionaram uma grande comemoração.

O evento contou com as palestras da professora Dagmar de Castro (Curitiba) e com a assistente social Ângela Patrícia Barcellos (Florianópolis). Também foram realizados sorteios de brindes, brincadeiras, servido café da manhã e almoço as participantes.

A vice-prefeita Mirna Galafassi elogiou a primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, representar as paranaenses com garra e trabalho, e exerce a função com muita sabedoria. Ela também destacou o papel fundamental que o Conselho da Mulher realiza em Pitanga, brigando pelo direito das mulheres.

Em seguida, Altair Zampier agradeceu à comunidade de Pitanga pelo apoio e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município. “Tivemos melhorias em todos os setores, como no Sistema Firjan [Federação das Indústrias do Rio de Janeiro], que mede o desenvolvimento dos municípios. Pulamos mais de 544 posições”, afirmou o prefeito.

Por outro lado, Fernanda Richa fez questão de lembrar os 84 anos de luta pelo direito das mulheres para que elas conseguissem condições de igualdade com os homens, como o direito ao voto e a serem candidatas. “Março é um mês de comemorar com alegria, porque reconhecemos as conquistas que tivemos pelos nossos direitos”, disse Fernanda Richa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade