[Fechar]

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

6º PASSEIO DE OFF ROAD DE TURVO.


Instituições de Ensino Superior fazem campanha em favor da UAB


Inicia esta semana a campanha nacional em favor da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A campanha é organizada pelo Fórum Nacional de Coordenadores UAB e busca chamar a atenção de toda a sociedade para as dificuldades financeiras que o programa vem enfrentando nos últimos tempos.

A UAB é um sistema nacional integrado por 86 Instituições de Ensino Superior - entre elas universidades federais, estaduais e institutos federais - que oferecem cursos superiores na modalidade a distância. Criado em 2006 pelo governo federal, o sistema foi instituído para ofertar ensino superior em localidades mais afastadas dos grandes centros e capilarizar as oportunidades de educação. Inicialmente, o programa priorizou a formação de professores para o ensino fundamental, mas atualmente oferece cerca de 600 cursos em diversas áreas entre licenciaturas, bacharelados e especializações. A Unicentro oferta 5 graduações e 14 especializações na modalidade a distância, atendendo um total de 3 mil alunos. Os polos de apoio presencial estão espalhados em 30 cidades do Paraná.

A campanha em favor da UAB surgiu após uma redução, por parte do governo federal, no repasse do custeio e nas bolsas para contratação de professores e tutores. As Instituições de Ensino Superior que participam do programa dependem dessas verbas de custeio para pagamento de diárias, transporte, impressão de materiais, entre outras despesas. “Para se manter funcionando sem prejudicar os alunos cada universidade está buscando alternativas nos recursos captados através de convênios, por exemplo. Em alguns casos os reitores estão auxiliando, retirando recursos próprios das universidades”, disse a professora Maria Aparecida Crissi Knüppel, coordenadora da UAB na Unicentro e presidente do Fórum de Coordenadores.

O governo federal não divulgou oficialmente informações sobre o corte no custeio das universidades, mas os coordenadores estimam em torno de 75%, acompanhando os cortes nos programas de pós-graduação, além do contigenciamento de bolsas em torno de 30%. “Para se ter uma ideia, o orçamento hoje da UAB é de 900 milhões, mas tivemos aprovado apenas 400 milhões. Desse total ainda não temos ideia do quanto será efetivamente liberado”, acrescentou Maria Aparecida.

A campanha em favor da UAB conta com diversas ações. O Fórum de Coordenadores teve o pedido aceito de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a audiência deverá ser realizada no ínício de setembro, mas ainda não tem data definida. Outra ação da campanha é a coleta de assinaturas dos prefeitos das cidades que possuem polos da UAB (os polos são locais utilizados para a realização de provas e atividades presenciais nos cursos a distância). Por fim, a campanha busca envolver toda a sociedade civil através da petição on-line que pode ser encontrada no link: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR83558. “Temos ouvido também que para 2016 não teremos liberado o valor integral do custeio o que impede a entrada de novos alunos. Temos um edital para a entrada de 150 mil novos alunos para o ano que vem, mas sem esses recursos não conseguiremos. A nossa causa é em favor da Universidade Aberta do Brasil. Em favor de que o sistema tenha um pouco mais de perenialidade nos seus recursos”, completou Maria Aparecida.



Fonte: Assessoria de Comunicação Nead

Após sair perdendo por 3 a 0, Lojão do Braz Turvo/Blog do Elói virou o jogo diante do Restaurante 02 Corintianos/Ótica Palmital.


Estivemos nesta terça, 25 de agosto, no Ginásio de Esportes de Santa Maria do Oeste, acompanhando a segunda rodada da Copa Regional de Futsal Veterano 2015.
O campeonato tem 12 equipes da região participando, a equipe Lojão do Braz/Blog do Elói, está representando Turvo nessa competição.
Ontem a equipe fez sua estréia diante da forte equipe do Restaurante 02 Corintianos/Ótica Palmital. Com apenas 23 segundo de Jogo a equipe de Palmital abriu o placar fazendo 1 a 0, aos 5 minutos fez 2 a 0 e aos 8 minutos 3 a 0. A equipe Turvense, atrás no placar foi se acertando em quadra e conseguiu fazer seu primeiro gol aos 17 minutos com Edenilson descontando para 3 a 1, placar do primeiro tempo.
No segundo tempo, o técnico Tony conversou com a equipe e o time voltou mais determinado a reverter o placar, aos 4 minutos Marcelinho fez o segundo gol, diminuindo o placar para  3 a 2 e aos 12 minutos o próprio Marcelinho empatou o jogo em 3 a 3,  o Gol da virada veio aos 15 minutos com Adelar (Toco). Final de jogo, Lojão do Braz Turvo/Blog do Elói 04 x 03 Restaurante 02 Corintianos/Ótica Palmital.

Nos outros dois jogos da Noite a equipe do Apolo Contabilidade/Pitanga, venceu Boa Ventura por  09 a 01 e o  Lojão do Braz de Santa Maria venceu a equipe de Altamira do Paraná por 04 a 03.

Equipe/ Restaurante 02 Corintianos/Ótica Palmital.


Equipe/Lojão do Braz de Santa Maria 

Equipe/Altamira do Paraná






Jauri Gomes da Rádio T estará em Turvo nesta sexta, (28), falando sobre a saúde do homem.


A Secretaria Municipal de Saúde e a Cresol Vale das Araucárias realizam nesta sexta (28) uma ação da Campanha Agosto Azul, dedicada a atenção à saúde do homem. Além da palestra com o Dr. Luiz Golanoski que irá falar sobre a saúde do homem, o evento ainda terá a participação do Radialista/Humorista Jauri Gomes da Radio T que falará sobre sua luta contra o Câncer que descobriu recentemente. Em visita recente na cidade de Guarapuava para acertar os detalhes da palestra batemos um papo animado com o Radialista que prontamente atendeu ao convite para vir a Turvo contar sua experiência. O objetivo principal do Agosto Azul é motivar mudanças de hábitos para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais freqüência. Alimentação saudável e atividades físicas compõem os primeiros passos para uma vida com mais qualidade, e o diagnóstico precoce é aliado para aumentar as possibilidades de cura das doenças, por isso a importância de trabalharmos esses temas. Você homem está convidado para o Evento do Agosto Azul neste dia 28/08/2015 as 19h no Salão da Igreja Católica.

Flávio Marcos da Silva Diretor Cresol Vale das Araucárias



OCORRÊNCIA POLICIAL EM TURVO, INFRAÇÃO DE TRÂNSITO.



AS 17H15MIN. DO DIA 25/08/2015 A EQUIPE EM PATRULHAMENTO AVISTOU UM VEICULO EM ATITUDE SUSPEITA NA AV 12 DE MAIO, ABORDADO O VEICULO ONDE O CONDUTOR NÃO POSSUÍA CNH OU PERMISSÃO PARA DIRIGIR, LAVRADO AS AUTUAÇÕES PERTINENTES E O VEICULO POR ESTAR COM DOCUMENTAÇÃO EM DIA FOI LIBERADO NO LOCAL PARA SEU PROPRIETÁRIO, ORIENTADO DOS PROCEDIMENTOS CABÍVEIS.

FONTE: DPM DE TURVO
Publicidade