[Fechar]

terça-feira, 30 de junho de 2015

Ônibus tomba em carro, deixa mortos e dezenas de estudantes feridos

G1 PR (Foto: PRE/Divulgação)

Ao menos duas pessoas morreram e dezenas de estudantes ficaram feridos em um acidente envolvendo um ônibus de turismo e um carro na PR-537, no trecho entre os municípios de Bela Vista do Paraíso e Florestópolis, no norte do Paraná, no fim da tarde desta terça-feira (30).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o coletivo tombou sobre o carro e matou os dois ocupantes. Chovia no momento da batida. Às 19h, os policiais ainda atendiam ao acidente e, por isso, não havia informações sobre as vítimas.

O ônibus saiu de Florestópolis e levava alunos para universidades londrinenses, diz a PRE. Os feridos, segundo o Corpo de Bombeiros, foram encaminhados para o Hospital Municipal de Florestópolis.


ATUALIZADO, VEJA NO LINK ABAIXO:
Polícia vai investigar causas do acidente que matou três na PR-537

Aconteceu em Turvo, Mobilização sobre Segurança e Educação no Trânsito.


As Secretarias de Saúde e Assistência Social, juntamente com o CRAS de Turvo, realizaram nessa terça, 30 de junho, uma mobilização sobre segurança e educação no trânsito, com simulação de acidentes realizada pelos Escoteiros e alunos do Grupo de Convivência para Jovens. O evento aconteceu na Avenida 12 de maio e na Praça 31 de Outubro no centro de Turvo e teve o apoio da Polícia Militar que esteve orientando o Trânsito durante as apresentações.





Festa Junina na Escola Elias Abrahão foi um sucesso.


No dia 28 de junho, domingo, a Escola Elias Abrahão em Turvo esteve realizando a grande Festa Junina de 2015.
A festa aconteceu na escola e contou com danças, músicas típicas, pescaria, boca do palhaço, desfile da sinhá e do sinhô, comidas típicas como cocada, pé de moleque, cachorro - quente, maçã do amor, crepe, bolo, pipoca e quentão. Durante toda a festa teve muita animação.

Clique na imagem para ampliar:






















Vale das Araucárias promove atividades com Jovens Cooperativistas.


 A Cresol Vale das Araucárias realizou na data de 29 de junho de 15, o primeiro encontro de jovens cooperados e filhos de cooperados, com objetivo de identificar as demandas desse público junto ao setor cooperativista. O evento contou com aproximadamente 40 jovens das comunidades do município de Turvo, onde foi apresentado a ideia inicial do projeto que a cooperativa busca desenvolver. O evento contou ainda com a presença do Presidente da UNICAFES Paraná Nilceu Kemp, da Rádio Turvo Ativo representada pelo Gilmar Amaral. A Cresol Vale das Araucárias se destaca na região por outros trabalhos já desenvolvidos, como o Programa Mulheres em Ação que busca aumentar a participação das mulheres no cooperativismo da região, e “agora é a vez de melhorar a participação dos jovens, que tem papel fundamental no desenvolvimento das propriedades rurais, e para que possamos adotar políticas e melhorar a atuação com esse público buscamos uma maior proximidade”, destaca o diretor Vice-Presidente da Cresol Flávio Marcos. A jovem participante Fernanda Weber comenta que é necessário que as cooperativas procurem desenvolver mais atividades para atrair mais os jovens que não tem por hábito participar desses eventos, mas elogiou a iniciativa da Cresol nesse sentido.





Fonte: Cresol Vale das Araucárias

Julio Cezar Santos deixa a Rádio 92 FM


Julio Cezar Santos deixa a Rádio 92 FM em Guarapuava, após quase 10 anos de emissora hoje foi seu último programa, quero agradecer esse grande amigo, que tive a felicidade de conhecer alguns anos atrás, Julio sempre está aqui no município de Turvo nos visitando, uma pessoa que sempre faz o bem sem pedir nada em troca. Ele sempre deu espaço em seu programa para as duplas Turvenses mostrarem seus talentos. Obrigado amigo Julião, onde estiver exercendo seu trabalho como grande profissional que você é estaremos sempre te acompanhando. Meu desejo que seja muito feliz, que Deus abençoe você e sua família.

Além de seu programa diário, ele também comandava as festas do Vitrolão da 92FM.

ARRAÍA DA ESCOLA FRIDA DIA 04/07


Vaga de emprego na Prepare RH.



Auxiliar Administrativo em Turvo - PR

Publicado hoje

Rotinas Administrativas, domínio pacote Office, atendimento ao público, fazer cobrança, ter iniciativa e boa comunicação.

Cargo:Auxiliar Administrativo
Área profissional:Administração Comercial/Vendas, Administração de Empresas, Atend. a cliente
Carga-horária:44 Horas Semanais.
Número de vagas:1
Salário:À Combinar

Requisitos

Para maiores informações acesse no site Clicando aqui
Escolaridade mínima: 
Médio - - - Desejável 

Experiências e qualificações: 
Experiência na função administrativa / Desejável

Para maiores informações acesse nosso site Clicando aqui.

Richa, Francischini e oficiais da PM serão processados pelo MP



O Ministério Público do Paraná (MP-PR) vai processar o governador Beto Richa, o ex-secretário da Segurança, Fernando Francischini, e oficiais da Polícia Militar pela repressão violenta a professores, servidores públicos e outros manifestantes, em frente à Assembleia Legislativa, no dia 29 de abril. O MP-PR ajuizará, até amanhã, uma ação civil pública por atos de improbidade administrativa. 
Além do governador e do secretário, será denunciado o ex-comandante da Polícia Militar, César Vinícius Kogut. Também são requeridos na ação o ex-subcomandante da PM Nerino Mariano de Brito, o coronel Arildo Luís Dias e o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O MP-PR anunciou que irá recorrer à Procuradoria-Geral da República (PGR) pra responsabilização criminal dos envolvidos, já que Richa e Francischini têm foro privilegiado. Pros demais citados, caberá à procuradoria desmembrar o processo pra determinar qual órgão tem competência pra analisar cada caso.

A ação é resultado das investigações do MP-PR. Na ocasião, mais de 200 pessoas ficaram feridas, na maioria professores. O grupo protestava contra o projeto de lei do governo que modificou a previdência dos servidores públicos do estado.

O Ministério Público destaca que os requeridos violaram os princípios da administração pública, já que, dentre as hipóteses previstas na Lei 8.429/92, configura ato de improbidade administrativa qualquer ação ou omissão que viole os deveres de legalidade e lealdade às instituições.

Omissão do governo

Segundo o MP-PR, o governador Beto Richa foi acionado por omissão, principalmente por não ter impedido os excessos, bem como pelo apoio administrativo e respaldo político do governo à ação policial. Francischini foi denunciado por ter sido “protagonista da gestão política e operacional de todos os aspectos da ação”.

O MP-PR aponta o então subcomandante-feral da PM, Nerino Mariano de Brito, como o principal responsável pela gestão operacional da ação policial. César Vinicius Kogut, então comandante-geral da PM, por ter conferido apoio institucional à gestão operacional da ação policial.

Arildo Luís Dias, comandante da operação, foi acionado pelo MP-PR por ser o executor da ação policial em seu desfecho final, “tendo parcial autonomia em relação a seus desdobramentos”. Também pela execução da ação policial, foi acionado o comandante do Bope, Hudson Leôncio Teixeira.

Os procuradores e promotores de Justiça designados pra realizar as investigações descartam a possibilidade de que alguns dos requeridos não tivessem conhecimento dos detalhes da operação, até porque a estrutura montada implicou alto custo ao estado.

Regras foram ignoradas

Segundo o MP-PR, os requeridos descumpriram regras e diretrizes nacionais e internacionais de aplicação da força policial em relação a manifestações públicas, usando bombas químicas, gás lacrimogênio, animais, lançador de granada, helicóptero e balas de borracha, entre outros equipamentos militares, o que aumentou o impacto da ação.

Pra arcar com o custo do uso desses materiais, bem como pra pagar as diárias aos policiais militares trazidos do interior, foram necessários cerca de R$ 1 milhão, conforme informações fornecidas pelo Ministério Público de Contas.

Fora os custos diretos da operação, o Ministério Público do Paraná estima os prejuízos ao patrimônio público em cerca de R$ 5 milhões, uma vez que muitas vítimas ainda estão acionando o estado na Justiça, pedindo indenização por danos materiais e morais. Na ação, por exemplo, há pelo menos 150 laudos que comprovam as lesões corporais sofridas por manifestantes.

Investigação dura 2 meses

As investigações do MP-PR duraram dois meses. Foram colhidas 581 declarações em Curitiba e 33 municípios do interior, onde foram tomados depoimentos de vítimas, testemunhas e militares. Além disso, foram analisados 4.114 fotos e vídeos.

Também foi anexada à ação uma enorme quantidade de documentos, desde laudos médico-legais até documentos fornecidos pela PM.

O material foi analisado pelos procuradores de Justiça Eliezer Gomes da Silva e Marcos Bittencourt Fowler e os promotores de Justiça Paulo Sérgio Markowicz de Lima e Maurício Cirino dos Santos.
Todos os materiais e elementos obtidos serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR). Esse é o órgão com competência pra atuar na esfera criminal nesse tipo de situação, já que tanto o governador como o ex-secretário Francischini, que reassumiu seu mandato na Câmara Federal, possuem foro privilegiado. Pelo princípio da unidade de processo, os coronéis da PM também poderão ser investigados pela PGR.

Publicidade