[Fechar]

quinta-feira, 19 de março de 2015

Começa neste sábado (21) o retiro das SMP

Mais de 1.500 pessoas estão sendo esperadas para o encontro que acontecerá na Catedral diocesana Nossa Senhora de Belém.


É neste final de semana, dias 21 e 22 de março, sábado e domingo, na Catedral Nossa Senhora de Belém, em Guarapuava, que acontece o 4º Retiro Diocesano das Santas Missões Populares (SMP).

Estima-se a participação de cerca de 1.500 missionários provenientes dos 31 municípios da Diocese, das 47 paróquias. A hospedagem será nas casas das famílias (clique no anexo abaixo e saiba onde ficarão hospedados os missionários). Os missionários terão mais uma vez a assessoria do padre Luis Mosconi, da Arquidiocese de Belém do Pará.

“É o retiro do compromisso. Como vamos de fato assumir os trabalhos missionários. Como podemos melhorar na Diocese como missionários”, disse padre Carlos Egler, coordenador da Ação Evangelizadora da Diocese de Guarapuava, comentando a proposta deste 4º retiro.

O Retiro tem o início previsto para às 08h do sábado (21) e a Rádio Cultura fará uma ampla cobertura com as primeiras informações, com flashes do local, para os ouvintes já na manhã de sábado, das 07h30 às 09h no Programa O Assunto é Notícia, e na sequencia, das 10 às 12h uma programação especial, ao vivo direto da Catedral. A Rádio 93FM irá transmitir a celebração de encerramento, às 15h do domingo (22).

Também informações os sites da Central Cultura de Comunicação, o www.centralcultura.com.br e no site da Diocese de Guarapuava, o www.diopuava.org.br durante todo o Retiro.

SAIBA MAIS SOBRE AS SMP

POR QUÊ?

As Santas Missões Populares, como as demais atividades evangelizadoras da Igreja, têm como objetivo prioritário levar Jesus Cristo às pessoas, a todas as pessoas sem exceção. A missão de evangelizar é missão permanente da Igreja. Ela "deve cumprir sua missão seguindo os passos de Jesus e adotando suas atitudes (cf. Mt assembléia9,35-36).

Ele, sendo o Senhor, se fez servidor e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8); sendo rico, escolheu ser pobre por nós (cf. 2Cor 8,9), ensinando-nos o caminho de nossa vocação de discípulos e missionários. Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho" (CELAM, Documento de Aparecida, 31).

Em tudo o que faz, a Igreja evangeliza; se não fosse assim, ela trairia a confiança que Jesus depositou nela. Ao decidir realizar as Santas Missões Populares, a Diocese de Guarapuava optou por evangelizar de forma permanente – o que ela já vem fazendo –, mas agora de uma forma nova, organizada por setores missionários, animada de um novo ardor. Em outras palavras, a nossa diocese tomou consciência, e transformou essa consciência em ação, ao não somente promover momentos missionários, mas ao se fazer missionária em tempo integral.

PARA QUÊ?

As Santas Missões Populares para que a pessoa e o Evangelho de Jesus chegue a todas as pessoas, e não só aquelas que nos buscam e participam da comunidade. Queremos partilhar com todos a alegria que temos em pertencer à família de Jesus. Vamos sair de nossas igrejas, de nossas casas, de nossas pastorais, de nossos movimentos e de nós mesmos para ir ao encontro do outro, seja ele quem for, esteja ele onde estiver.

Não podemos ficar esperando, e nem temos esse direito! Se somos coerentes com a fé que professamos, não vamos guardá-la, mas colocá-la a disposição de todas as pessoas: "Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com um vaso ou para pô-la debaixo de uma cama; antes, coloca-a sobre uma luminária, para que os que entram vejam a luz" (Lc 8,16).

ONDE?

Em toda a Diocese de Guarapuava: nas cidades, no interior, nas igrejas, nas casas, nas pastorais, nos movimentos, nas celebrações, no lazer, no ambiente de trabalho, nos grupos bíblicos de reflexão e vivência, nos sacramentos e sacramentais, nas festas dos padroeiros, nos meios de comunicação, nos boletins diocesano e paroquial, nas casas de formação, nas assembléias diocesanas, setoriais e paroquiais, nos encontros do clero, entre outros.

Publicidade