[Fechar]

sábado, 11 de janeiro de 2014

EMPRESÁRIO TURVENSE SOFRE ACIDENTE PRÓXIMO A CAMPO LARGO..

Foto Cesar Machado
 O ACIDENTE ACONTECEU NO INICIO DESTA TARDE DE SÁBADO (11) NA BR 277 ENVOLVENDO UM VEÍCULO CORSA PLACAS DO PARAGUAI, UM FORD FOX,  E UM HONDA CIVIC CONDUZIDO POR EUGÊNIO PEREIRA COUTO (CURADÔ) DA CIDADE DE TURVO. DO ACIDENTE NÃO HOUVE NADA GRAVE COM OS ENVOLVIDOS.

NOSSO BLOG ENTROU EM CONTATO COM EUGÊNIO,  SEGUNDO ELE TODOS ESTÃO BEM.

Quase metade das casas do Paraná ainda espera rede de esgoto, diz IBGE

Moradores de Turvo, na região central, precisam abrir fossas nas casas.
Resíduos são jogados em galerias pluviais e moradores reclamam do cheiro.


Dados do IBGE apontam que quase metade das residências do Paraná não tem rede coletora de esgoto. O município de Turvo, na região central do Paraná, por exemplo, é uma das cidades paranaenses que não tem rede coletora. Os moradores precisam abrir fossas no quintal das casas e, em alguns casos, isso não é possível devido ao solo rochoso da região. Alguns chegam a lançar o esgoto em galerias pluviais.
Na casa do morador de Turvo, Eliseu Halma, toda a água suja vai para duas fossas, que causam transtornos. “Se caso encher a fossa é pior, alaga todo o banho, o tanque. Tudo água suja", diz Halma. A limpeza das fossas é realizada por um caminhão da prefeitura, que despeja o esgoto em uma vila rural a poucos quilômetros da cidade. Os moradores que não conseguem abrir fossas nas residências, lançam o esgoto em galerias pluviais e os resíduos vão parar em um riacho próximo às casas.
Ainda de acordo com os moradores, o cheiro forte de esgoto é sentido até por quem mora há mais de 500 metros das galerias. "Na hora do almoço temos que fechar as portas da casa para poder almoçar", conta o morador, Claudio Theinel.
Segundo a Companhia de Saneamento doParaná (Sanepar), dos 345 municípios onde opera, 150 não tem um plano municipal de saneamento básico, que será obrigatório a partir deste ano, para que as cidades possam receber recursos do governo federal voltados ao saneamento básico.
Dos 22 municípios operados por Guarapuava, também na região central, apenas cinco tem projetos aprovados. Já em Guarapuava, o plano foi concluído em 2012 e permitiu que a cidade consiga dinheiro para ampliar a rede coletora. A vila onde a dona de casa Clarice Siqueira de Lima deve ser beneficiada. "Vem o mau cheiro, é mosca dentro de casa. fazer esgoto para nós é uma benção", conclui a moradora.
Fonte: g1 paraná
Publicidade