[Fechar]

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ladrões aproveitam fim de ano para furtar gado no PR, dizem pecuaristas

Pecuarista encontrou o couro de um bezerro, em Santa Maria do Oeste.
Polícia diz que há apenas uma viatura para patrulhar área rural da região.



                                                               (Foto: Márcio Tonetti/Arquivo Pessoal)

O fim de ano é o período de maior preocupação entre os pecuaristas que vivem na cidade de Santa Maria do Oeste, na região central do Paraná. Segundo eles, ladrões aproveitam o tempo de festas entre o Natal e o Ano Novo para furtar e matar o gado dos produtores. Um dos casos aconteceu com o pecuarista Vercy Martins Colaço, no dia 26 de dezembro.
O produtor encontrou o couro de um bezerro no meio do pasto. Três dias antes ele conta que viu o mesmo animal com uma corda no pescoço. “É complicado porque a gente não tem condições de ficar cuidando. Quando a gente vai dar uma volta no pasto ou vai fazer a contagem dos animais, se depara com essa situação”, revela. Em três anos, Colaço já perdeu mais de dez animais.
O mesmo aconteceu com o pecuarista Edson Sprotte, em 2012. “Mataram uma novilha no pasto, levaram a carne e deixaram o couro. É sempre assim no fim de ano e também, no período de Páscoa”, comenta. Em dois anos, o produtor já teve quatro cabeças de gado furtadas ou sacrificadas pelos criminosos.
Para os pecuaristas, falta policiamento na região de São Manoel, em Santa Maria do Oeste. “A patrulha deveria passar uma vez por dia. Quando passa, vai à tarde. À noite, que é quando os ladrões atacam, não têm policiais por perto”, afirma Sprotte.
Colaço afirma que já registrou alguns Boletins de Ocorrência, mas que cansou de não ter resposta para o caso. “Eu já tentei investigar por conta. Procurei vestígios e pistas na propriedade, mas não encontrei nada. Eles são profissionais para conseguir sacrificar o animal, tirar o couro e levar apenas a carne de primeira. A gente tem medo. Estamos correndo risco”, revela o produtor.
Já a Polícia Civil informou que não há registros formais durante o período de festas de 2013, e que casos isolados de furto de gado são comuns na região. Durante 2013 inteiro, por exemplo, foram registrados apenas dois casos de morte e furto de gado na região, ambos comunicados à polícia  cerca de quatro dias após o fato. Já em 2012, a Polícia Civil afirma ter recebido cinco denúncias de furto de animais mortos e vivos da área rural de Santa Maria do Oeste. Em um destes casos, as autoridades policiais foram procuradas 20 dias após o crime, o que prejudica as investigações, segundo a polícia.
Segundo o delegado da comarca de Pitanga, na região central do Paraná, que atende o município de Santa Maria do Oeste, Wellinghton Daikubara, os furtos acontecem isoladamente, em que os criminosos matam um ou dois animais para roubar a carne, ou para consumo próprio, ou para a venda, quando há um comprador em vista.
O delegado diz ainda que nesses casos, os criminosos nem sempre furtam toda a carne, mas selecionam as melhores partes, que contém a carne de primeira. "O prejuízo é enorme, pois geralmente o gado que é sacrificado é leiteiro, e não de corte. Os animais são mansos, o que facilita a ação dos criminosos, que geralmente agem durante a madrugada", explica Daikubara.
Ainda conforme a Polícia Civil, também não há suspeitas de quem esteja cometendo os crimes na região, mas afirma que a pena pode chegar a 8 anos de prisão nesses casos.
Já a Polícia Militar (PM) informou que há apenas uma viatura disponível para realizar patrulhamento suplementar na área rural de oito municípios da região de Santa Maria do Oeste, mas que há no munípio um posto da PM disponível para atender à população. Conforme a PM, devido aos casos serem isolados, as pessoas acabam não registrando denúncias oficiais e o caso acaba não chegando ao conhecimento da polícia.

Assassino morre em acidente e corpo da vítima cai do carro

Uma tragédia aconteceu em Santa Catarina ontem. Um homem de 23 anos morreu em um acidente (foto) na BR-470, região de Blumenau, depois de fugir da polícia desde Pomorode, onde teria assassinado a ex-mulher, de 17 anos, afacadas. Ele teria colocado o corpo de mulher na carroceria da caminhonete e o corpo foi lançado na rodovia durante a batida com um caminhão.
A mãe da mulher avisou a polícia que sua filha estava desaparecida e suspeitava que o ex-marido a teria matado. A mãe foi até a casa da filha que estava arrombada e com sangue no local.
A polícia começou uma busca, localizou o carro do homem que fugiu para a rodovia. A polícia investiga se foi realmente o ex-marido que matou a mulher e se ele teria jogado seu carro de propósito contra o caminhão para evitar ser preso pela polícia. O corpo da mulher tinha duas perfurações de facas pelo corpo e uma faca foi encontrada na caminhonete. O homem morreu no local do acidente.
(Com informações e fotos do Diário Catarinense)

Jauri Gomes passa bem após cirurgia

Ele está internado na Santa Casa de Miséricórdia de Ponta Grossa


O comunicador Jauri Gomes foi submetido a um procedimento cirúrgico na noite de ontem (02) na cidade de Ponta Grossa, após médicos detectarem um problema no intestino do radialista.
Jauri permance internado na Santa Casa de Miséricórdia naquela cidade e conforme informações de sua esposa, Mônica Cordova, a cirurgia durou aproximadamente três horas, com sucesso.
Mônica também informou, através de contato telefônico com o jornalismo da Rádio Cultura na manhã desta sexta-feira (03), que Jauri  poderá retornar à Guarapuava já na próxima segunda-feira.

Zeca Dirceu faz plantão de trabalho nos últimos dias do ano em Brasília .


O deputado federal Zeca Dirceu aproveitou os últimos dias de trabalho do ano, para fazer os contatos, em Brasília, em busca da garantia de recursos federais para os municípios paranaenses, no orçamento do Governo Federal para 2014. O parlamentar esteve nesta segunda-feira (30) na Casa Civil, na SRI - Secretaria de Relações e conversou com diversos ministérios por telefone, reforçando pedidos e a importância de projetos específicos.
 
"Em 2013 tivemos excelentes resultados, graças ao governo da presidenta Dilma que tem uma atuação forte nos municípios, com o apoio da ministra Gleisi. Vamos aproveitar os últimos momentos do ano para continuar lutando por investimentos que mudem para melhor a vida do nosso povo do Paraná", destacou Zeca, reforçando que ele e sua equipe continuam trabalhando em plantão, desde o natal, até o dia 3 de janeiro.

 Em parceria com assessoria do Zeca Dirceu, estaremos sempre divulgando seus bom trabalhos.

Previsão do Tempo para Turvo - PR

Previsão do tempo atualizada às: 08:40 (horário de Brasília)

1
2
3
4
5
Sexta-Feira, 03/01
Nascer do sol:06h41Pôr do sol:20h20
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • 94%54%
Índice UV: Alto
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Publicidade