[Fechar]

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Campinenses tropeiros retornam depois de 13 dias de cavalgada

                                   
A comitiva de tropeiros intitulada "Boiadeiros sem destino" de Campina do Simão participou da 15ª cavalgada da Integração na cidade do Candói que tem como objetivo a chegada e participação na Tradicional Festa do Charque nessa cidade.

O grupo de tropeiros saiu de Campina do Simão no dia 21 de Agosto pela manhã, tendo um pouso na fazenda Capão Redondo no meio do caminho e chegando em Candói no dia 22 de agosto ao anoitecer.
Chegando lá os mesmos representaram o município de Campina do Simão na 15ª Cavalgada da Integração, que é realizada anualmente.
Reunidos na frente da Prefeitura, juntamente com os outros 200 cavaleiros que participam dessa cavalgada, eles partiram no domingo dia 24 de agosto, em direção às comunidades onde foram acolhidos durante os quatro dias. O percurso de 74km se encerrou com o início da programação da Festa Nacional do Charque.

Sendo assim, a fim de celebrar a tradição campeira, no total a comitiva campinense percorreu mais de 250km em cima de lombo de burro.

De acordo com o fundador dessa comitiva, Rogério Colaço o objetivo desta é resgatar a tradição tropeira em sua forma original, uma vez que em suas tropeadas não há carro de apoio, ou seja todos os utensílios (alimentos, roupas, etc.) são carregados em bruacas, cargueiros em lombos de burros e mulas. De acordo com ele,o próximo objetivo da comitiva é tropear até Aparecida do Norte no Estado de São Paulo.
Assim, deixam o convite para todos os interessados que desejarem participar dessa comitiva que tem como objetivo reviver simbolicamente a saga dos tropeiros que no passado percorreram o país conduzindo dezenas, às vezes centenas, de mulas cargueiras, único meio de transporte de pessoas, produtos, notícias e costumes pelo interior do país. 

A comitiva agradece a todos que colaboraram com eles e com a tradição campeira nesse trajeto, especialmente ao Prefeito Laureci Miranda pelo apoio, e as fazendas Capão Redondo e Rancho das Araucárias que os acolheram no percurso entre Campina do Simão e Candói.
Fonte: Facebook Campina do Simão

Publicidade