terça-feira, 8 de outubro de 2013

alunos da APAE estarão participando da atividades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

"Amanhã, dia 09 de outubro, as 19hs os alunos da APAE estarão participando da atividades da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Religiosa: participação da missa
Cultura: apresentação de dança na quermesse.
Prestigie nossos alunos!!

Motoniveladora chega ao município..


Equipamento entregue pela Dilma ao prefeito na ultima sexta-feira, chega ao município para acrescentar no trabalhos da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos. E estará nas estradas o mais breve possível.
Ao todo a Presidente entregou 179 equipamentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Sendo, 154 municípios contemplados com a entrega de 103 motoniveladoras, 44 retroescavadeiras e 32 caminhões basculantes com caçamba.

Para não prejudicar a população, Prefeitura passa a atender em meio expediente | Turvo/Pr

Para não prejudicar a população, Prefeitura passa a atender em meio expediente | Turvo/Pr

    Para que a população não seja prejudicada no atendimento que precisa, a Prefeitura de Turvo, assim como os demais municípios que compõem a Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) passam a trabalhar em meio expediente. A decisão foi tomada durante reunião da entidade nesta segunda feira (07), em Pitanga. O expediente, a partir desta terça feira (08) será das 8h às 12 horas para atendimento ao público e das 13h às 17 horas o expediente será interno. A medida não atinge os serviços essenciais, como educação, saúde e coleta de lixo.

O novo horário será determinado por decreto e a justificativa é a readequação do orçamento, pois a demanda é maior que arrecadação municipal.
De acordo com o presidente da Amocentro, Marcos Seguro, os prefeitos que compõem a entidade estão sendo obrigados a tomar atitudes pensando no futuro dos municípios. “Precisamos evitar as dívidas, senão tomarmos uma providência hoje, mais tarde teremos danos maiores podendo comprometer totalmente o trabalho das prefeituras e, consequentemente, o atendimento aos cidadãos”.
Os Postos de Saúde anteriormente utilizados para os mais necessitados, hoje é usado por todos, principalmente pelos mais abastados, e a verba que a prefeitura recebe para a saúde continua a mesma.
O aumento nos custos de transporte escolar, de vagas em creches e demais serviços públicos também contribuem para as dificuldades financeiras dos municípios. Soma-se a isso, o reajuste da folha de pagamento dos servidores municipais, a municipalização dos serviços públicos sem aporte financeiro para fazer frente às novas demandas.  “O Congresso Nacional vota leis e não indica as fontes de recursos”.
Seguro diz que o trabalho interno da Prefeitura trará melhorias na gestão, pois os funcionários conseguirão executar melhor o trabalho oferecido ao cidadão que acaba sendo deixado de lado por causa dos atendimentos.
"A redução dos custos será nas horas extras, nos cargos políticos e trabalhando num ritmo menos acelerado a diminuição das despesas será muito grande, no setor de obras por exemplo, o gasto com a hora/máquina é muito alto. Essa desaceleração do trabalho, que vai até 31 de dezembro deste ano, trará uma enorme diferença orçamentária". 

As fortes chuvas ocorridas em 2013 também geraram prejuízos nas estradas, pontes e bueiros. “Em virtude do próprio desenvolvimento da produtividade leiteira na região, aumentou o investimento em cascalhos, manutenção de pontes, bueiros para o escoamento da produção”.
Outro efeito negativo apontado por Seguro é motivado pela grande mídia que divulga os direitos do cidadão sem enfatizar os deveres da sociedade. “Isso faz com as cobranças sejam superiores às responsabilidades de cada um”.
Presidente da Amocentro Marcos Seguro e prefeitos durante reunião de hoje