[Fechar]

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Turvo está há 55 dias sem registrar novos casos de Covid-19

 





Jovem do Distrito da Palmeirinha está desaparecida

Familiares estão à procura de Wellita dos Santos, de 21 anos, que está desaparecida desde sexta-feira (12).

Ela saiu do distrito da Palmeirinha, em Guarapuava, e não deu mais notícias.

Se alguém a viu ou sabe de seu paradeiro avise seu familiares.

Contato (41) 9 9937-7031.

 

Paraná registra mais 716 casos e 27 mortes pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (18) mais 716 casos confirmados e 27 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.564.681 casos confirmados e 40.518 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de novembro (443), outubro (120), setembro (40), agosto (25), julho (29), junho (26) e maio (32) de 2021 e dezembro (1) de 2020. Os óbitos são de novembro (21), outubro (1), setembro (1), agosto (1), junho (1) e maio (1) de 2021 e dezembro (1) de 2020.

INTERNADOS – 231 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 171 pacientes em leitos SUS (100 em UTIs e 71 em leitos clínicos/enfermarias) e 60 em leitos da rede particular (34 em UTIs e 26 em leitos clínicos/enfermarias).

Há outros 844 pacientes internados, 502 em leitos de UTI e 342 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 27 pacientes. São 14 mulheres e 13 homens, com idades que variam de 37 a 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 31 de dezembro de 2020 e 18 de novembro de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Londrina (3), Laranjeiras do Sul (3), Ponta Grossa (2) e Cambará (2), Uraí (1), Umuarama (1), Teixeira Soares (1), São Pedro do Iguaçu (1), São Miguel do Iguaçu (1), Matinhos (1), Maringá (1), Ibiporã (1), Guaíra (1), Foz do Iguaçu (1), Florestópolis (1), Curitiba (1), Cascavel (1), Cambé (1), Bocaiúva do Sul (1), Assis Chateaubriand (1) e Andirá (1).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.228 casos de residentes de fora do Estado – 223 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Veja AQUI os ajustes e relatório de exclusões.

Viveiro das Plantas está com uma super promoção de rosas até dia 30/11


No Viveiro das Plantas é o lugar ideal para encontrar as plantas e flores mais harmoniosas, lindas e saudáveis para embelezar seu ambiente, seja ele jardim ou interior da sua casa. E também tem mudas frutíferas.

Temos diversas espécies de plantas, desde rasteiras até arbustos, assim como todos apartados para montar seu vaso ou jardim;

👉🏻Fertilizantes

👉🏻Pedras para decorações

👉🏻Adubos

👉🏻Terra e substratos

Montamos vasos e flores para presentes.

Aceitamos encomendas.

Aceitamos Crédito ou Débito e Pix.

Venha conferir - Fica em Turvo - PR. Na Rodovia PR-466, Km 222 – em Frente ao Hotel Bettega – Fone WhatsApp (44) 9 9718-6463.
























Cautelar suspende licitação de Guarapuava para peças e manutenção da frota


O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu medida cautelar que suspende a licitação do Município de Guarapuava (Região Centro-Sul) para fornecimento de peças e prestação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva de máquinas e veículos pesados da frota da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos.

A cautelar foi concedida por despacho do conselheiro Artagão de Mattos Leão, em 11 de novembro, e homologada na sessão ordinária nº 37/21 do Tribunal Pleno do TCE-PR realizada por videoconferência nesta quarta-feira (17 de novembro).

O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada por empresa em face do Pregão Presencial nº 126/21 da Prefeitura de Guarapuava. A empresa apontou que foi desclassificada da licitação, na fase de habilitação, após a interposição de recurso de outra licitante, por não ter apresentado documentação que não havia sido especificada de forma adequada no edital.

A representante alegou que o edital do pregão exigiu a comprovação de qualificação dos funcionários mediante apresentação de certificado ou outro documento equivalente, sem especificar qual seria tal documentação. Além disso, acrescentou que, para cumprir a exigência, havia apresentado Declaração de Capacidade Técnica e atestado expedido pela Prefeitura Municipal de Ivaí que certificou que ela forneceu serviços e peças similares dentro do prazo previsto, com eficiência e rapidez.

Artagão afirmou que a jurisprudência do TCE-PR e do Tribunal de Contas da União (TCU) é no sentido de considerar irregular o excesso de rigor no julgamento das propostas. Ele lembrou que a exigência de documentação pertinente à demonstração de capacidade técnica seria lícita se fosse compatível com a complexidade do objeto a ser licitado, conforme o entendimento da Súmula nº 263 do TCU.

O conselheiro ressaltou que a previsão do edital não é específica quanto à apresentação do "documento equivalente". Assim, ele entendeu que a imprecisão do termo não pode ser interpretada em desfavor do licitante que tenha apresentado documentos não especificados para comprovar a capacidade técnica de seus funcionários.

O relator também destacou que a própria pregoeira afirmou, na decisão que inabilitou a representante, que a partir de contratos firmados com outras pessoas jurídicas não se questiona que a recorrida possuía qualificação técnica para execução das atividades.

Finalmente, o conselheiro determinou a citação do município para que comprove o imediato cumprimento da cautelar; e a do prefeito e da pregoeira, para que apresentem, no prazo de 15 dias, suas razões de defesa em contraditório. Os efeitos da cautelar perduram até que seja tomada decisão de mérito no processo, a não ser que a medida seja revogada antes disso.

Fonte: TCE/PR

Compre no Mercado Ideal, preencha seu cupom e concorra a vários prêmios e vale compras


A direção do Mercado Ideal de Turvo pensando em presentear seus clientes neste Natal, estará sorteando vários brindes, vale-compras e cestas de Natal. Ao efetuar suas compras, preencha seu cupom, coloque na urna e boa sorte. Serão 4 sorteios durante o mês de dezembro.

No Mercado Ideal você encontra um excelente atendimento, contando sempre com produtos de qualidade.

Comercializa todos os gêneros alimentícios, higiene e limpeza. No hortifruti sempre tem produtos fresquinhos.

No açougue, você encontra toda a linha de carnes de novilhas precoce angus, para deixar seu churrasco do fim de semana ainda melhor.

Além da padaria, onde você encontra tudo para seu café da manhã ou da tarde, com deliciosos salgados e ainda aceita encomendas do bolo.

Amplo estacionamento e comodidade para seus amigos e clientes.

Entrega suas compras na cidade e interior.

Confira os prêmios que serão sorteados:


O Mercado Ideal fica aos fundos do Bradesco, em frente ao cartório.

Confira os produtos do mercado nas suas redes sociais;





Saiba quem são os diretores eleitos das escolas municipais de Turvo


Nesta quarta-feira (17), foi realizado as eleições nas escolas municipais de Turvo para a escolha de novos diretores. Confira abaixo o nome dos eleitos para o mandato 2022/2023:

Escola Elias: Alexandra de Quadros

Escola Frida: Roberson Grando

Escola João Miguel: Claudineia Barbosa Hiucartz

Escola Infância Feliz: Wilmara Tluscik

Escola Santa Anita: Vilza Carla Moreira Schinemann

CMEI Ancila: Marise Rickli Horst de Andrade

CMEI Semente do Amanhã: Viviane Portela Cordeiro

CMEI Vo Luiza: Crislaine de Fátima Pereira

CMEI João Adolfo: Josane Marcondes

Governo entrega 119 casas populares para ajudar famílias de Cantagalo


O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (17) o Residencial Vila Chemin, em Cantagalo. O empreendimento é o novo lar de 119 famílias da cidade, na região Centro-Sul do Paraná, que viviam em situação de risco ou em condições precárias. Os novos moradores receberam as chaves da casa própria de graça por meio dos programas estaduais Casa Fácil e Nossa Gente.

“Estamos entregando casas para quem precisa: são 119 famílias sendo atendidas com a oportunidade de realizar um sonho. Aqui era um bairro muito humilde, sem nenhum tipo de urbanização, de condição de moradia. Hoje entregamos um bairro planejado e organizado”, afirmou o governador.

Os imóveis do conjunto residencial possuem modelos com 42, 49 e 50 metros quadrados, com unidades adaptadas para pessoas com deficiência conforme cota prevista na política estadual de habitação. Todas as unidades possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço externa, em lotes que possibilitam futuras ampliações pelos moradores.

A iniciativa recebeu um aporte de R$ 12,5 milhões do Governo do Estado obtido através de um financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O trabalho foi coordenado de forma integrada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Cohapar e a Prefeitura de Cantagalo com o intuito de atender a parcela mais carente da população.

O prefeito do município, João Konjunski, disse que dar dignidade à população do bairro era questão de honra. “É uma população muito menos favorecida, que a partir de hoje vai ficar muito bem colocada em 119 novas casas. É uma nova vida para quem mora aqui: um bairro nobre, com asfalto, esgoto, luz e água”, destacou.

MUDANÇA DE VIDA – A família de Jocelino Jesus dos Santos é uma das 119 beneficiadas pelo sonho da casa própria. Trabalhador de lavoura durante toda a vida, ele morava há mais de 35 anos na região da Vila Chemim, em uma moradia improvisada com lona.

A fome foi uma realidade da família – formada por sua esposa, Zulmira Aparecida dos Santos, e quatro filhos – durante um longo período de tempo.

“Foram anos sofridos. A gente puxava água do balde, não tinha energia elétrica, não tinha banheiro. Sair de um barraco de lona, onde se caísse uma chuva não tinha apoio, e entrar em uma casa com segurança, onde posso deitar na cama e dormir – me sinto seguro. Agradeço por entrar em uma casa com todo o conforto”, contou Jocelino.

Ele se muda para a nova casa com sua esposa e dois filhos adolescentes. Na casa ao lado, a felicidade se estende para mais uma parte da família: sua mãe, irmã, cunhado e duas sobrinhas são seus novos vizinhos.

“O mundo está complicado, e a maioria das coisas não cai na mão da pessoa carente que precisa do pão. Mas esse recurso veio e ficou aqui. Não temos mais cenas tristes, esse tempo foi embora”, celebrou.

VILA CHEMIN – Das 119 casas, 115 foram completamente construídas, enquanto quatro unidades já existentes no local passaram por amplas reformas. O projeto, elaborado e fiscalizado pela Cohapar, também teve obras de infraestrutura, urbanização e regularização fundiária da região, recuperação ambiental, construção de equipamentos comunitários e de um parque para uso da comunidade.

Durante todo o período de construção, as famílias contempladas receberam um repasse financeiro mensal da Sejuf para custeio do aluguel enquanto aguardavam a conclusão das obras. A participação estadual envolveu a Copel e a Sanepar, que fizeram a instalação das redes e padrões de energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário sem custo aos proprietários.

A área do conjunto foi doada pela Prefeitura de Cantagalo, que também realizou obras de infraestrutura no entorno e a entrega dos títulos de propriedade registrados às famílias, que precisaram firmar um termo se comprometendo a não desocupar ou comercializar os imóveis.

NOSSA GENTE – Os projetos habitacionais desenvolvidos no âmbito do programa Nossa Gente já resultaram na entrega de 815 casas a famílias paranaenses em situação de vulnerabilidade social desde 2019. Outras 637 unidades estão com obras em estágio avançado e deverão ser entregues até o fim do próximo ano, totalizando R$ 108 milhões em investimentos do Governo do Estado no período.

“Esse é um programa que atende os mais vulneráveis. Para a Cohapar é uma honra fazer esta entrega. Já passamos por Cantagalo e Rebouças, e em breve entregaremos mais moradias em Prudentópolis, Wenceslau Braz e Imbituva”, afirmou o diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Luis Corti.

MAIS RECURSOS – No evento, o governador também anunciou a liberação de R$ 4,1 milhões em recursos para Cantagalo. O investimento, realizado através da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, será destinado à construção de uma unidade do Meu Campinho, pavimentação asfáltica e aquisição de equipamentos rodoviários.

A pavimentação será em diversas vias da cidade. Segundo o prefeito, o objetivo do município é não ter mais ruas sem asfalto ou calçadas até o próximo ano.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, disse que o investimento é prova de uma parceria de sucesso com Cantagalo. “São obras de infraestrutura para o município em um convênio de sucesso. Vamos comprar equipamentos para atender a sede e a área rural do município. Tudo isso para transformar a vida das pessoas”, afirmou.

CARROS PARA SAÚDE – No evento, também foram entregues dois carros para uso da Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo no atendimento domiciliar voltado à estratégia de saúde da família.

Os veículos fazem parte de um pacote de 1.211 automóveis adquiridos pelo Governo do Estado, destinados a todos os 399 municípios do Paraná. Cada unidade foi comprada por R$ 34,5 mil, com recursos do tesouro do Estado.

Mais cedo, o governador esteve em Guarapuava para entregar 67 veículos aos 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde — da qual Cantagalo faz parte.


PRESENÇAS – Compareceram ao evento a coordenadora do programa Nossa Casa Minha Gente, Maria Fernanda Lagana; o diretor de Obras da Cohapar, André Bueno; os deputados estaduais Artagão Junior, Alexandre Curi e Paulo Litro; o vice-prefeito de Cantagalo, Rocha Ribas; o presidente da Câmara de Vereadores de Cantagalo, Reinaldo Gomes; o coordenador regional da Cohapar, Miguel Cristoforu Junior, dentre outras autoridades da região.

Mulher é vítima de violência doméstica em Boa Ventura de São Roque


Nesta quarta-feira (17), compareceu no Destacamento da Polícia Militar de Boa Ventura de São Roque a solicitante relatando que por volta das 18h40min, quando chegou em casa encontrou seu convivente que estava embriagado e que por esse motivo passaram a discutir. 

Em determinado momento o mesmo disse que iria voltar ao bar e continuar bebendo, que posteriormente iria voltar para matá-la.

Relata ainda que este tentou agredi-la, pegando forte em seu pescoço e lhe puxando pelos braços.

A equipe policial efetuou patrulhamento porém não localizou o agressor, ficando a vítima orientada quanto aos procedimentos.

Fonte: PM

Com atendimento personalizado e mais próximo, cooperativismo de crédito bate recorde em gestão de investimentos

Responsável pela gestão de mais de R$ 130 bilhões em depósitos, Sicredi recebe melhores ratings das agências de classificação de risco

Considerado um modelo de negócio sustentável e colaborativo, o cooperativismo de crédito tem registrado crescimento superior ao restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN), de acordo com o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Com números positivos, o setor tem conquistado a preferência de cada vez mais brasileiros na escolha por diferentes serviços financeiros, como os investimentos. O Sicredi, primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, tem se destacado nas classificações das agências como Fitch Ratings (AA), Moody’s (Aa1) e Standard and Poor’s (AAA). Apenas a Asset do Sicredi é responsável pela gestão de uma carteira que ultrapassa os R$ 56 bilhões.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, a instituição tem percebido um maior interesse dos associados por diferentes modalidades de investimentos, o que requer atenção para a escolha mais adequada a cada perfil. “O tema está deixando de ser um tabu ou algo restrito a pequenos grupos. Esse movimento é positivo, mas é necessário buscar orientações e informações confiáveis. Nossas cooperativas oferecem consultoria personalizada com as melhores opções, tanto para um associado mais conservador que procura segurança quanto para os mais arrojados que aceitam maior risco em suas carteiras em busca de uma rentabilidade maior no longo prazo”, explica.

A especialista em finanças destaca ainda que a consultoria especializada ajuda a evitar ilusões, além de levar em conta tendências econômicas e do mercado. “A constante elevação da taxa básica de juros pelo Banco Central do Brasil, por exemplo, tem deixado mais atrativos alguns investimentos em renda fixa que acompanham o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Mas é sempre importante avaliar a finalidade dos investimentos, o nível de risco que o investidor está disposto a correr e claro, o prazo do investimento para definir a melhor estratégia”, analisa Adriana.

Retorno para o investidor e para a comunidade

Nos últimos anos, o Sicredi tem se destacado nas principais agências de classificação de risco, além de estar no Top 5 do Banco Central na previsibilidade de indicadores econômicos. Essa assertividade, de acordo com a Adriana, é outra grande vantagem de se associar e investir em uma instituição financeira cooperativa como o Sicredi, pois, além de amplo portfólio e orientação financeira de qualidade, o associado tem a segurança de contar com uma equipe com ampla experiência na gestão da sua carteira “Com mais de 50 fundos e carteiras geridas, nossa Asset é a 8ª maior gestora de Renda Fixa, a 16ª maior gestora do Brasil e possui o selo “forte” em qualidade de gestão de investimentos, atribuído pela Fitch Ratings”. Além disso, segundo a especialista, ao fazer parte do quadro social, ele pode participar dos resultados da cooperativa, gerados no final de cada ano. “Somado a isso está o fato de o cooperativismo promover o desenvolvimento das comunidades onde atua, uma vez que os recursos depositados são reinvestidos na região, fomentando a economia local e gerando um ciclo virtuoso que beneficia o investidor e a comunidade onde ele está inserido", finaliza Adriana.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Publicidade