[Fechar]

segunda-feira, 19 de maio de 2014

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

ATENÇÃO: violência sexual contra criança e adolescente é CRIME e PECADO.









Erradicação da Exploração Sexual de crianças e Adolescentes, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território A Lei Federal nº 9.970/00 instituiu o dia 18 de maio como data nacional à brasileiro.
A Campanha do dia 18 de Maio, O Slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” visa mobilizar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
A campanha tem como símbolo uma flor, para remeter os desenhos da primeira infância e comparar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
O símbolo surgiu durante as campanhas do Dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi escolhida em virtude de um crime bárbaro que chocou todo o país em 1973, na cidade de Vitória/ ES, o “Caso Araceli” em que uma menina de oito anos de idade foi raptada, estuprada e assassinada por jovens de classe média. 
Araceli teve seus direitos violados.
O ECAESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, da Lei 8.069/90 em seu art.18 É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
Art.13 – Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança e adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.
A violência sexual pode acontecer das seguintes formas: exploração sexual (pratica sexual com fins comerciais), pornografia infantil, estupro e atos libidinosos.
No dia 18 de Maio, gritamos contra a pedofilia. Pedofilia é uma forma de violência sexual considerada crime pela Constituição Federal, que no parágrafo 4º do art.227 diz que “a Lei punira severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”.
A maioria dos pedófilos são homens, e o que facilita a atuação deles é a dificuldade que temos para recolhê-los, pois aparentam serem pessoas comuns, com as quais podemos conviver socialmente sem notar nada de anormal nas suas atitudes. Em geral têm atividades sexuais com adultos e um comportamento social que não levanta qualquer suspeita. Eles agem de forma sedutora para conquistar a confiança e amizade das crianças.
 Pedófilos costumam usar a internet pela facilidade que ela oferece para encontrarem suas vitimas. Nas salas de bate-papo ou redes sociais eles adotam um perfil falso e usam a linguagem que atrai as crianças e adolescentes. Por isso é muito importante não divulgar dados pessoais na internet, como sobrenome, endereço, telefone, escola onde estuda lugares que frequenta, e fotos, que podem acabar nas mãos de pessoas mal intencionadas.
A pedofilia, pela Lei 8.072/90, é considerada crime hediondo, o que determina rigor absoluto para o acusado desse tipo, que, sem direito a fiança ou liberdade provisória, responde ao processo preso em regime fechado e tem de cumprir a pena integralmente.
ATENÇÃO: violência sexual contra criança e adolescente é CRIME e PECADO.
ATENÇÃO: violência sexual contra criança e adolescente é CRIME e PECADO.
DENUNCIAR É SUA RESPONSABILIDADE.
Conselho Tutelar de Turvo pelo fone (42) 3642-1382, ou no plantão, pelo celular (42) 9139-6404.
CRAS – Centro de Referencias da Assistência Social pelo fone (42) 3642-1785.
Assistência Social de Turvo, (42) 3642-1782
E fique tranquilo, quem denuncia não precisa se identificar.



Publicidade