[Fechar]

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Com o Samu Ativo, Secretaria de Saúde forma multiplicadores

A Secretaria Municipal de Saúde e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão promovendo a campanha Samu Ativo em Guarapuava. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre a maneira correta de acionar o atendimento e ensinar os primeiros procedimentos em uma ocorrência de emergência. O projeto acontece nos colégios estaduais para formar grupos de alunos multiplicadores de informações.
“Nós vamos treinar pequenos grupos de 10 alunos por escola para que eles estejam aptos a transmitir tudo o que aprenderem para a população. Serão 8 horas de treinamento. Entre teoria e prática, o grupo vai aprender a maneira correta de acionar o Samu, que informações devem ser repassadas, além de conhecerem os primeiros procedimentos em caso de atendimento urgente, como a reanimação cardiopulmonar”, explica o coordenador do Samu, Franco Bittencourt.
A primeira instituição de ensino a participar do projeto foi o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara. Os alunos foram divididos em três equipes com dez integrantes. Neste sábado (9), eles estarão em frente à Praça Nove de dezembro, no calçadão da rua XV, informando a população sobre o tema. Também haverá exposição da ambulância e simulação de atendimento. O cronograma será retomado em fevereiro do próximo ano. Além do Samu Ativo, outros projetos estão em andamento, como a capacitação de professores das escolas municipais e estaduais em primeiros socorros; e a assinatura de um convênio com a Unicentro para a criação de um NEU (Núcleo de Educação em Urgência) para um treinamento contínuo com a equipe do atendimento de urgência e emergência.
fonte centralcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade