Banner fixo no rodapé

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Leilão de Gado Geral em Turvo ofertará mais de 500 animais neste sábado


Neste sábado (25/10), às 14h, será realizado mais um grande Leilão de Gado Geral na Associação dos Produtores de Bovinos de Turvo.

Serão ofertados mais de 500 animais para negociação durante o evento.

Os lances poderão ser feitos presencialmente ou de forma online.

Municípios do Centro-Sul do estado aderem a projeto do Ministério Público do Paraná de prevenção de desastres ambientais


Municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) aderiram ao projeto “Municípios pelo Clima”, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná que visa o fortalecimento de ações regionais de adaptação às mudanças climáticas, de redução de riscos e de prevenção de desastres socioambientais.

O termo de compromisso entre o MPPR e as Prefeituras de Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Boa Ventura de São Roque, Pitanga, Nova Tebas, Turvo, Laranjal e Palmital foi firmado na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, na sede da Amocentro, em Pitanga, durante a programação do MP em Movimento na região de Guarapuava. A iniciativa transfere temporariamente a Administração Superior do MPPR para diferentes regiões, além da capital, com o objetivo de aproximar ainda mais a instituição das demandas da população.

Durante a reunião, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou a importância de os Municípios contribuírem para a construção de um estado mais sustentável e preocupado com a agenda climática e com a qualidade de vida da população.

Além da pauta sobre a proteção do meio ambiente, o encontro tratou de iniciativas regionais na área da saúde. O procurador-geral demonstrou satisfação ao ser informado sobre o trabalho que tem sido realizado na região com a implantação de atendimento médico especializado nos hospitais, como psiquiatria infantil.

Francisco Zanicotti também aproveitou a ocasião para convidar os presentes a participarem do evento que será realizado em novembro, em Curitiba, voltado à adesão dos municípios paranaenses a um projeto de âmbito estadual que busca fortalecer políticas públicas antirracistas. A iniciativa tem como objetivo promover o enfrentamento à discriminação racial e ampliar a igualdade de oportunidades no Paraná, consolidando o compromisso das gestões municipais com ações efetivas de inclusão e respeito à diversidade.

Municípios pelo Clima

Na reunião com os gestores públicos, o projeto "Municípios pelo Clima" foi apresentado pelo coordenador de Assuntos Institucionais do MPPR, Ronaldo de Paula Mion, que falou da iniciativa que convida as gestões municipais a implementarem uma governança climática organizada para a prevenção de desastres ambientais.

A ação é realizada no âmbito do Grupo Especial de Atuação e Prevenção em Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (Gepclima) e do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema) do MPPR.

Presenças

Participaram da reunião os prefeitos de Pitanga, Dirceu Moraes; de Manoel Ribas, José Carlos da Silva Corona; de Santa Maria do Oeste, Oscar Delgado; de Cândido de Abreu, Renan Menck Romanichen; de Boa Ventura de São Roque, Nestor Kenear; de Mato Rico, Inêz Gonçalves de Abreu; de Turvo, Antônio Marcos Seguro; de Laranjal, Maycon Lopes Simioni; de Palmital, Roberto Carlos Rossi; e de Nova Tebas, Pedro Lourenço; o vice-prefeito de Palmital, João Roberto Sartori; a secretária de Meio Ambiente e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Santa Maria do Oeste, Jeinifer Amanda Nieduziak e José Alexandre Gonçalves; além de procuradores dos Municípios da região.

Representando o MPPR estavam presentes, além do procurador-geral, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; a diretora-secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; e os promotores de Justiça, Marcelo Salomão Czelusniak, Amanda Ribeiro dos Santos e Nayane Ribeiro.

Aproveite a explosão de ofertas no Supermercado Supremamais de Turvo

 






Profissionais de UBS de Turvo realizam parto de emergência e garantem a vida de mãe e bebê

Na tarde desta quarta-feira (22/10), a equipe da UBS Iracy de Campos de Turvo viveu um momento de muita emoção, humanidade e agilidade ao realizar um parto de emergência na própria Unidade.

A gestante, que havia se mudado para Turvo há apenas três dias, vinda de Palmital, procurou atendimento com 35 semanas de gestação, relatando dores e contrações.

Rapidamente, foi atendida pela enfermeira e médica da UBS, que constataram se tratar de um trabalho de parto prematuro. O SAMU foi acionado imediatamente, mas antes mesmo da chegada da ambulância, a bolsa rompeu — e o bebê decidiu vir ao mundo ali mesmo, sob os cuidados da nossa equipe.

Com muita competência e tranquilidade, a equipe formada pela médica, enfermeira e auxiliar de enfermagem conduziu o parto com total segurança, garantindo o acolhimento e o bem-estar da mãe e do recém-nascido.

Após o nascimento, ambos foram encaminhados pela ambulância Alfa do SAMU ao Hospital Bom Pastor e, em seguida, ao Hospital Santa Tereza, para os cuidados complementares.

Mãe e bebê passam bem. Um verdadeiro exemplo de dedicação, preparo e amor à profissão por parte dos nossos profissionais da saúde.


Fonte e foto: Prefeitura de Turvo

Tereza procura pela irmã Soeli Costa, na região de Faxinal da Boa Vista, em Turvo


Tereza Costa, moradora de Pitanga, entrou em contato com o Blog do Elói por meio de sua filha para relatar que está em busca de sua irmã, Soeli Costa, que pode estar na região de Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

Os pais de Tereza se chamavam Maria Eleutério e João Costa, ambos já falecidos. O casal teve vários filhos e vivia no Faxinal. Segundo a família, todos os irmãos já foram localizados, restando apenas encontrar Soeli.

Tereza deixou o Faxinal da Boa Vista aos 15 anos de idade. Na época, ela tinha uma madrinha chamada Jozefinha, que também morava na localidade. Desde então, Tereza perdeu o contato com a irmã e com antigos conhecidos da comunidade.

Quem tiver informações sobre Soeli Costa ou conhecer alguém da família, pode entrar em contato pelo telefone (42) 9 9839-2886.


Homem diz ser perseguido e sofre disparos de arma de fogo após desentendimento sobre estrada


Na tarde desta quarta-feira (22/10), um homem de 63 anos acionou a Polícia Militar relatando que possui uma propriedade na localidade de Paiquerê, vizinha à de outra família. Segundo ele, em uma conversa anterior com o vizinho, haviam acordado em alterar o trajeto de uma estrada que passa pelo interior de sua propriedade e dá acesso a uma terceira.

O solicitante contou que, nesta data, enquanto realizava a demarcação do antigo trajeto da estrada, o morador da outra propriedade, ao perceber a ação, efetuou diversos disparos de arma de fogo em sua direção.

Relatou ainda que o autor, de 41 anos, utilizando uma caminhonete Chevrolet S10, modelo antigo e de cor branca, o perseguiu em via pública, realizando novos disparos, não sabendo informar qual arma foi utilizada.

A equipe policial realizou buscas na propriedade do suspeito e em localidades próximas, porém ele não foi localizado. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.
Publicidade