Banner fixo no rodapé

[Fechar]

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Faleceu Joelson Javacki (Preto)


Joelson Javacki, de 51 anos, conhecido como Preto, foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (15/09) em uma estrada na localidade de Colônia Velha, em Ivaí.

A morte foi constatada como sendo de causa natural.

O velório será realizado no salão da igreja da Colônia Velha, a partir das 23h desta segunda-feira (15).

O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (16), às 10h, conforme informou a Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.

Sessão Ordinária da Câmara de Turvo

Sessão desta segunda-feira (15/09). Acompanhe no vídeo abaixo:

Assembleia Legislativa recebe lançamento do livro “Do cativeiro ao tatame”, nesta terça-feira (16)



O lançamento do livro “Do cativeiro ao tatame”, de Thiago Felipe, será realizado nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa é da deputada estadual Cristina Silvestri (PP), que se sensibilizou com a trajetória do autor e busca dar mais visibilidade à sua história de superação.

Na obra, Thiago relata como conseguiu reconstruir sua vida após ter sido sequestrado e torturado por um crime que não cometeu. Durante as agressões, ele perdeu os dedos das mãos, mas encontrou no esporte e na fé o caminho para superar os traumas e redescobrir o sentido da vida. Hoje, é paratleta premiado de jiu-jitsu e muay thai, terapeuta e palestrante.

O livro conduz o leitor a refletir sobre perseverança e resiliência diante das adversidades. Para Cristina Silvestri, compartilhar essa trajetória é uma forma de multiplicar esperança. “A história do Thiago é um exemplo de coragem e determinação. Ele transformou uma experiência dolorosa em uma jornada de superação. Que a mensagem dele inspire muitas pessoas”.

A cerimônia de lançamento será gratuita e aberta ao público, com início às 14 horas, no Espaço Cultural da Alep (localizado na passarela entre o prédio administrativo e o prédio dos gabinetes parlamentares).

Aproveite as ofertas da Terça do Hortifruti no Supremamais Supermercado de Turvo

 




Áreas de instabilidade trazem chuva nesta segunda, que se espalha pelo Paraná na terça


Áreas de instabilidade trazem chuva ao Paraná nesta segunda-feira (15). De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a chuva deve iniciar entre a tarde e a noite no extremo Sul do Estado e subir em direção às outras regiões até a terça-feira (16), chegando de forma isolada até o Norte, onde os pluviômetros não registram uma gota de água há pelo menos 26 dias.

O aumento da instabilidade no Paraná entre a tarde e a noite desta segunda-feira (15) trará chuva para as cidades que fazem divisa com Santa Catarina, para o Sudoeste e o Centro Sul, com possibilidade de tempestades. “As áreas de chuva se formam em função da circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, devido ao avanço de áreas de instabilidade do Paraguai e do Norte da Argentina”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar. No Noroeste e no Norte, o sol predomina e as temperaturas ultrapassam os 33°C.

Na terça-feira (16) a chuva se espalha pelo estado e podem ocorrer pancadas isoladas em vários momentos do dia, sendo mais fortes nos Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Em toda a região Leste as temperaturas não devem ultrapassar os 23°C. Na faixa norte há possibilidade de chuva isolada, ou seja, atingirá apenas algumas cidades, e as temperaturas continuarão altas, acima de 30°C.

A chuva trará alívio nas cidades em que chegar: Londrina e Santo Antônio da Platina, por exemplo, estão há 26 dias sem chuva. Em Cambará a situação é ainda mais grave: já se passaram 49 dias desde a última chuva acima de 1 mm, que foi em 28 de julho, quando choveu um acumulado de 16,2 mm. Nos dias 8, 20 e 26 de agosto a cidade registrou uma garoa muito fraca, que acumulou apenas 0,2 mm no pluviômetro da estação meteorológica.

Outras cidades da faixa norte também registraram menos de 1mm nos pluviômetros nos 15 dias que já se passaram em setembro: Apucarana e Pato Branco (0,4 mm), Jaguariaíva e Paranavaí (0,2 mm).

SEMANA – Mas a chuva durará pouco. Na quarta (17) e quinta-feira (18) o tempo volta a ficar estável em todo o estado. Com o predomínio do sol, as temperaturas na quinta podem chegar aos 35°C no Norte e no Noroeste. Já no Leste, por conta da nebulosidade nos dois dias, há possibilidade de garoa principalmente nas regiões de serra e as temperaturas terão pouca variação.

Na sexta-feira (19), o cenário muda novamente. “Volta a esquentar bastante, e o tempo quente somado à umidade traz chance de chuva nos setores mais ao Sul, próximo à Santa Catarina, inclusive novamente com possibilidade de tempestades”, detalha Braun.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Nos pênaltis, Juventus e E.C Ideal garantem vaga na semifinal da Copa Turvo


Na tarde deste domingo (14/09), no campo municipal, foram disputados dois jogos das quartas de final da Copa Turvo de Futebol, que definiram mais dois classificados para a semifinal da competição.

No primeiro confronto, as equipes do Juventus e Jardim Vitória empataram em 0 a 0 no tempo normal. Nas penalidades, o Juventus venceu por 4 x 1.

No segundo jogo, E.C Ideal e Meia Boca Jr. também empataram em 0 x 0 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, o E.C Ideal venceu por 4 x 1 e garantiu a vaga na semifinal.

Confrontos da semifinal:

- E.C Ideal x Clatur

- Juventus x Ivaí

No vídeo abaixo, disputa de pênaltis entre E.C Ideal e Meia Boca JR:






Grave acidente interdita totalmente a BR-277 em Candói


Um grave acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (15), no km 400 da BR-277, nas proximidades do Trevo dos Três Pinheiros, em Candói, região Centro-Sul do Paraná.

De acordo com as primeiras informações, a rodovia está totalmente interditada nos dois sentidos. Há registro de uma possível vítima em óbito no local, informação ainda a ser confirmada pelas autoridades competentes.

Equipes de socorro e da Polícia Rodoviária Federal foram acionadas e atuam no atendimento da ocorrência, além de trabalharem na organização do tráfego.

As circunstâncias do acidente, bem como o número oficial de vítimas, ainda não foram divulgados.

Paraná tem 25,9 mil vagas nas Agências do Trabalhador


O Paraná começa a semana com 25.930 vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador . As funções que mais concentram oportunidades são alimentador de linha de produção (7.349 vagas), abatedor (1.124), operador de caixa (929) e magarefe – cortador de carne (886).

Entre os destaques regionais, Cascavel aparece com 6.523 vagas, sendo 2.065 para alimentador de linha de produção e 761 para abatedor. Campo Mourão soma 3.001 postos, com destaque para 1.318 de alimentador de linha de produção e 411 de magarefe. Londrina conta com 2.600 oportunidades, enquanto Foz do Iguaçu oferece 2.555, ambas puxadas por setores da indústria e do comércio.

Na Região Metropolitana de Curitiba há 4.544 vagas, com destaque para alimentador de linha de produção (664), auxiliar de logística (425), atendente de lojas e mercados (284) e operador de caixa (260). Somente a agência central de Curitiba soma 801 oportunidades, sendo para atendente de lojas e mercados (79), alimentador de linha de produção (60), faxineiro (55) e operador de caixa (47).

A plataforma Master Job, em Curitiba, oferta 67 vagas para profissionais qualificados em áreas específicas como saúde, engenharia, educação e administração. Entre as oportunidades estão nutricionista, enfermeiro, engenheiro civil, fisioterapeuta, professor (química, português, matemática e geografia), técnico em segurança do trabalho, soldador, gerente de produção e supervisor de processos.

Além disso, estão abertas 10 vagas de estágio em Curitiba, para funções como analista de marketing, engenheiro civil, auxiliar contábil, assistente jurídico e preparador físico.

Na Região Metropolitana de Curitiba, o Master Job soma 10 oportunidades de nível superior e técnico, em áreas como logística, nutrição, engenharia de produção, farmácia, construção civil e gestão de processos. Há ainda 4 vagas de estágio, incluindo pedagogia, engenharia mecatrônica, tecnologia da informação e educação física.

“O Paraná reforça sua posição de liderança no Sul do País e demonstra a confiança do setor produtivo na nossa economia. Iniciamos a semana com quase 26 mil vagas abertas em todas as regiões, reforçando o compromisso do Governo do Estado em apoiar quem busca emprego e gerar oportunidades de crescimento”, afirma o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Confira as áreas com mais vagas disponíveis:

- Alimentador de linha de produção – 7.349 vagas

- Abatedor – 1.124 vagas

- Operador de caixa – 929 vagas

- Magarefe (cortador de carne) – 886 vagas

- Auxiliar de logística – 425 vagas

- Atendente de lojas e mercados – 284 vagas

- Faxineiro – 142 vagas

- Repositor de mercadorias – 416 vagas

- Vendedor de comércio varejista – 167 vagas

CAGED – O setor de serviços foi o principal motor do mercado de trabalho paranaense no acumulado de 2025, com 55.516 vagas criadas entre janeiro e julho, mais da metade do total. Segundo os dados do Novo Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Paraná chegou a 102.309 novos postos de trabalho com carteira assinada no período, garantindo a 3ª colocação nacional, atrás apenas de São Paulo (390.619) e Minas Gerais (152.005). Na região Sul, o Estado segue na liderança, à frente de Santa Catarina (82.993) e Rio Grande do Sul (76.040).

Além dos serviços, a indústria também teve participação relevante, com 23.807 novas vagas, seguida pelo comércio, que somou 12.100 postos, e pela construção civil, com 9.248 oportunidades. A agropecuária, mesmo com saldo menor em números absolutos (1.618 vagas), também contribuiu para a expansão do emprego formal no Estado.
Ainda de acordo com o levantamento do Caged, 82% dos municípios tiveram saldo positivo no número de empregados com carteira assinada no período de janeiro a julho. Ou seja, 327 das 399 cidades tiveram mais contratações do que demissões nos primeiros sete meses.
Publicidade