sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

PRC-466 terá detonação de rochas entre Turvo e Palmeirinha na próxima quarta-feira


A PRC-466 será interditada na próxima quarta-feira (28) na altura do km 230, para detonação de rochas. O bloqueio total do tráfego começa às 14h, com previsão de liberação a partir das 17h. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a medida é necessária para avançar a obra de duplicação em concreto entre Turvo e Palmeirinha, desmontando as rochas no caminho da nova pista.

Usuários devem evitar aglomerações e não se aproximar do local de detonação, respeitando a sinalização provisória no trecho.

OBRA – A duplicação em concreto da PRC-466 entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha (distrito de Guarapuava), no Centro-Sul, tem 27,02 quilômetros de extensão, um investimento de R$ 293,75 milhões. Ela contempla, ainda, a restauração em concreto da pista existente, dois novos viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Turvo. A obra está 13,14% executada e deve ser concluída em junho do ano que vem.

Seu bacharelado em até 3 anos é no UniCV


Vídeo:

Mais agilidade na formação, com qualidade, reconhecimento e foco no mercado.

No UniCV, você escolhe a graduação que combina com seus planos e constrói seu futuro com mais confiança.

Cada escolha que você faz hoje molda seu amanhã.

No UniCV, você encontra cursos que unem paixão, propósito e profissão.

Fale conosco e garanta sua vaga.

Chame no WhatsApp:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.


Faleceu Vitor Ribeiro da Silva


Faleceu na manhã desta sexta-feira (23/01), aos 76 anos, Vitor Ribeiro da Silva.

O velório será realizado no salão da igreja da localidade de Arvoredo, em Turvo.

O sepultamento ocorrerá na manhã deste sábado.

Comece 2026 com as contas em dia

Planejamento e crédito consciente ajudam a trocar dívidas com juros mais altos por opções financeiras mais acessíveis
Depois do período de festas, janeiro costuma chegar acompanhado de um desafio comum a muitas famílias brasileiras: reorganizar o orçamento. As despesas típicas de fim de ano — como presentes, confraternizações e viagens — costumam pressionar as finanças domésticas e exigem atenção redobrada ao orçamento. Um estudo conduzido pelo Serasa em 2025 indica que o endividamento das famílias se concentra, principalmente, nesse período. Segundo a pesquisa, 54% dos entrevistados pretendiam reduzir os gastos com as festas em relação a 2024, enquanto 68% afirmaram já ter deixado de participar de comemorações em anos anteriores por estarem endividados. O cenário se torna ainda mais delicado com a chegada de boletos característicos de começo de ano, como IPVA, IPTU e despesas escolares, especialmente para quem tem crianças e adolescentes.

Já para empresas e pequenos negócios, a pressão financeira se manifesta de forma mais concentrada no início do ano. Com consumidores mais cautelosos e a desaceleração natural do consumo após as festas, o movimento tende a cair justamente quando os custos fixos permanecem elevados. Esse descompasso entre receita e despesas pressiona o caixa e torna a gestão financeira ainda mais estratégica nos primeiros meses do ano.

Por isso, tanto no contexto familiar quanto no empresarial, o crédito pode atuar como aliado desde que utilizado com planejamento e responsabilidade. Uma alternativa é substituir dívidas com juros elevados, como parcelamentos no cartão de crédito ou o uso do cheque especial — cujas taxas podem chegar a 12% ao mês, a depender da instituição financeira — por linhas com condições mais vantajosas, prazos adequados e menor impacto no orçamento mensal, como crédito pessoal ou consignado. No caso das empresas, linhas pré-aprovadas de capital de giro.

Para o gerente de desenvolvimento de crédito da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Farias, a reorganização financeira no início do ano é estratégica. “Seja para empresas, pessoas físicas ou jurídicas, manter as contas em dia nos primeiros meses é fundamental para garantir estabilidade ao longo do ano. O Sicredi oferece diferentes opções de crédito que ajudam os associados a encontrar caminhos mais equilibrados para o orçamento”, destaca.

Estabilidade financeira

Com soluções voltadas a empresas, pessoas físicas e jurídicas, o Sicredi mostra que o crédito, quando usado de forma consciente, pode contribuir para a reorganização financeira e para um começo de ano mais estável. Entre as opções disponíveis, estão:
  • Crédito Pessoal: empréstimo flexível para quitar dívidas ou viabilizar planos pessoais, com condições e prazos ajustáveis em até 72 vezes, conforme a necessidade e a análise responsável do perfil do associado. Para contratar, o associado pode solicitar essa linha diretamente na sua agência.
  • Crédito Fácil: linha pré-aprovada, com contratação simplificada e menos burocracia, que permite acesso rápido a recursos para reorganizar o orçamento sem comprometer o fluxo do mês, com início do pagamento em até 60 dias. Para contratar, a empresa pode utilizar os canais de atendimento Sicredi.
  • Consignado: opção com taxas mais competitivas e desconto direto na folha de pagamento ou no benefício, o que reduz o risco de atraso e ajuda a aliviar o peso dos juros de outras dívidas.
  • Capital de Giro: crédito para impulsionar os negócios. É uma linha ideal para manter a tranquilidade financeira, organizar o fluxo de caixa, cobrir despesas operacionais diárias, financiar estoques etc. Para contratar, a empresa pode solicitar essa linha diretamente na sua agência.
  • Giro Fácil: linha de crédito para pessoa jurídica, com limite pré-aprovado que pode ser utilizado de acordo com o perfil da empresa, facilitando o fluxo de caixa em períodos de maior movimento, como o fim de ano, e ampliando as formas de pagamento. Para contratar, a empresa pode acessar os canais de atendimento Sicredi.

Mais do que uma solução pontual, o uso responsável do crédito é um instrumento de organização financeira. Ele contribui para que famílias iniciem o ano com mais tranquilidade e para que empresas mantenham operações saudáveis em períodos de maior demanda.

Para saber mais sobre as linhas de crédito do Sicredi e identificar a melhor opção para o seu perfil, conheça todas as soluções disponíveis em sicredi.com.br/site/credito/.

Morte de Tiago Marcondes causa forte comoção em Pitanga

 


A morte de Tiago Marcondes, de 36 anos, registrada no início da tarde desta quinta-feira (22), causou forte comoção em Pitanga. Morador do bairro Santa Regina, ele foi encontrado sem vida em sua residência.

Tiago deixa esposa e filhos. Familiares, amigos e moradores da cidade manifestaram pesar pela perda.

O velório ocorre na Capela Mortuária de Pitanga, e o sepultamento está marcado para as 17h desta sexta-feira (23).
Publicidade