quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Saúde alerta para importância da imunização contra a coqueluche em crianças e gestantes


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta para a importância da vacinação contra a coqueluche, em especial em gestantes e crianças menores de cinco anos. O índice de cobertura vacinal definido no Plano Nacional de Imunização (PNI) é de 95%. No Paraná, a pentavalente, que tem aplicação em três doses entre os dois e seis meses de vida, registrou 92,92% de cobertura em 2025. A DTP, que é o reforço da vacinação, tem cobertura de 87,45%. Já a dTpa, que deve ser aplicada nas gestantes a partir da 20ª semana de gestação, está com cobertura de 65,85%.

“São vacinas que há anos estão disponíveis pelo SUS e têm contribuído para prevenir a doença e reduzir a mortalidade infantil. Fazemos um apelo para que os responsáveis levem as crianças para vacinar, em especial para as doses de reforço, que estão com adesão mais baixa. E reforçamos o pedido para que as grávidas se imunizem. Isso fará bem para elas, para seguirem saudáveis no período de gestação e também protegendo os bebês”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Em 2024, o Brasil teve um aumento significativo dos casos de coqueluche. No Paraná, foram registrados 2.819 casos com cinco óbitos. Dos casos registrados, 548 foram crianças abaixo dos cinco anos de idade. Dados preliminares de 2025, apontam para uma redução nos casos – até o momento foram 299 casos da doença, sem óbitos.

A coqueluche é uma doença cíclica, podendo ter aumento de casos em intervalos de três a cinco anos, o que reforça a importância da vigilância contínua e do fortalecimento das ações de imunização. A vacina está disponível gratuitamente nas mais de 1.850 salas de vacinação em todo o Estado.

ESQUEMA VACINAL – Para as crianças é recomendada a vacina pentavalente, com três doses. As aplicações ocorrem aos dois, três e seis meses de vida. É preciso ainda dois reforços com a vacina DTP – contra difteria, tétano e coqueluche –, aos 15 meses e aos quatro anos de idade.

Já para as gestantes, a indicação é a vacina dTpa – versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche – a partir da 20ª semana de gestação. A imunização deve ocorrer a cada gestação com o objetivo de fornecer proteção para os recém-nascidos antes de terem idade para receber as doses da pentavalente.

SINTOMAS – A coqueluche é causada pela bactéria Bordetella pertussis e ocasiona infecção respiratória altamente contagiosa. Em determinados casos, pode ocorrer complicações graves, especialmente em crianças menores de seis meses.

Os sintomas são parecidos com o de um resfriado comum, com coriza, tosse seca e febre baixa. Mas a doença pode evoluir para casos mais graves, provocando vômitos, tosse intensa, podendo chegar até a uma parada respiratória.

TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO – A coqueluche é transmitida pelas gotículas de saliva liberadas ao tossir, espirrar ou falar, sendo altamente contagiosa. A transmissão ocorre pelo contato próximo e o infectado pode contaminar até 17 pessoas.

O período de contágio começa próximo ao quinto dia após a contaminação e pode durar até a terceira semana de tosse intensa. Ele se encerra após tratamento com antibióticos.

A vacinação é a principal forma de prevenção da doença, além de ações de higiene, como lavar as mãos e evitar o contato com pessoas doentes. Os pacientes contaminados devem ficar em casa, usar máscara para evitar novos contágios.

Empresária morre em capotamento na PR-170 em Guarapuava


Conforme informações coletadas pela Polícia Rodoviária no local do acidente, por volta do meio-dia desta quarta-feira (14/01), o veículo Mitsubishi/L200, com placas de Guarapuava, trafegava pela Rodovia Estadual PR-170, no sentido decrescente (Pinhão/Guarapuava). Ao atingir o km 380 + 100 metros, já dentro do perímetro urbano de Guarapuava, o veículo se envolveu em um sinistro de trânsito do tipo capotamento.

Do acidente, resultaram a morte da condutora e danos materiais no veículo.

A vítima foi identificada como a empresária guarapuavana Nádia Brolin, de 38 anos.

Prefeitura de Turvo assina contrato de R$ 33,3 milhões para investimentos nos próximos três anos


Na última sexta-feira (09), o prefeito Marcos Seguro assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal, por meio do FINISA, no valor de R$ 33,3 milhões. O recurso será destinado a investimentos a serem realizados nos próximos três anos, com foco na aquisição de terrenos para construção de casas populares, para um centro de eventos, para um ginásio de esportes, além de outras melhorias na infraestrutura do Município.

O financiamento, autorizado pela Câmara Municipal de Vereadores, é parte do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), uma linha de crédito da Caixa destinada a gestores públicos para apoiar obras e serviços essenciais à população.

Este é o maior contrato de empréstimo já firmado pelo Município e será acompanhado de perto pela administração e pelo poder legislativo para garantir sua correta aplicação.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do superintendente do setor de Governo da Caixa Econômica Federal, Marques Calixto, do presidente da Câmara, Josnei Neves - Diurna, e das secretárias de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo, Noeli Maria Bastos Seguro, e de Fazenda, Jéssica Machado.

Fonte: Prefeitura de Turvo 

Construa seu futuro com estratégia: Forme-se em Negócios Imobiliários


Forme-se em Negócios Imobiliários e destaque-se no mercado, desenvolvendo visão comercial, habilidades de negociação e conhecimento aprofundado do setor imobiliário.

Vantagens do curso:

100% EAD

Formação em apenas 1,5 ano

Curso reconhecido pelo MEC

Fale conosco pelo WhatsApp:

📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.

Publicidade