[Fechar]

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Chuva de meteoros Líridas poderá ser vista na madrugada de 22 de abril no Paraná


Uma chuva de meteoros está atravessando o espaço e terá seu ápice em 2025, próximo da Terra, na madrugada do dia 22 de abril, por volta das 2h. O evento, também conhecido como avistamento de estrelas cadentes, tem média estimada de 15 meteoros por hora. Para assistir, os amantes da observação do céu a olho nu deverão procurar um horizonte Norte sem qualquer poluição luminosa. Quanto mais escuro o local e seus arredores, mais chances de observar os meteoros.

No Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), áreas ao redor de municípios como Apucarana, Umuarama, Cianorte, Santo Antônio da Platina, Foz do Jordão, Marquinho e Sertanópolis, embora a visibilidade não esteja totalmente garantida, há chance de contemplar o espetáculo celeste, especialmente em áreas com menor poluição luminosa.

“Nas regiões do Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, a previsão indica predomínio de nebulosidade alta, caracterizada por nuvens mais elevadas e menos espessas, o que pode permitir aberturas pontuais no céu na noite de segunda e madrugada de terça-feira. Já entre os Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a maior concentração de nuvens deverá impossibilitar a visualização do fenômeno”, explica Júlia Munhoz, meteorologista do Simepar.

LÍRIDAS - A chuva de meteoros Líridas ocorre porque a Terra vai cruzar, entre segunda e terça-feira (21 e 22), a órbita por onde passou o cometa Thatcher, descoberto em 1861. Os fragmentos da chuva de meteoro Líridas são deixados por este cometa enquanto ele orbita o Sol. A chuva de abril recebe este nome em homenagem à constelação de Lyra, considerada o radiante da chuva, ou seja, o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar.

Apesar da aproximação destas partículas e detritos, a terra não está em risco, de acordo com o coordenador do Observatório Astronômico e Planetário (OACEP) do Colégio Estadual do Paraná, Professor Amauri José da Luz Pereira.

“Os detritos sólidos deixados ao longo da órbita desse cometa adentram a atmosfera terrestre com velocidades a partir dos 3.000 km/h podendo chegar a incrível marca 150.000 km/h. Devido a essa velocidade supersônica e ao atrito provocado por isso com a atmosfera esses detritos manifestam um fenômeno por frações de segundos conhecido como meteoros ou estrelas cadentes, e normalmente quando entram na Terra se desintegram”, afirma Pereira.

Por ter um radiante abaixo dos 20 meteoros por hora, Líridas não está na tabela de chuva de meteoros de 2025 do OACEP. Mas há um calendário das próximas chuvas de meteoros para quem é entusiasta da observação do céu e quer se programar para acompanhar. Acesse AQUI.

SIMEPAR - Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte do Artigo
Ratinho JR, chuvas de meteoros, Simepar

Agências do Trabalhador do Paraná iniciam a semana com 21,5 mil vagas


As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a semana com a oferta de 21.571 vagas de emprego com carteira assinada em todo o Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.857 oportunidades. Na sequência, aparecem as de magarefe (cortador de carne), com 890 vagas, operador de caixa, com 783 e abatedor, com 742 oportunidades.

A Região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.562). São 1.380 vagas para auxiliar de linha de produção, 429 para abatedor, 222 para operador de caixa e 160 para magarefe.

A Grande Curitiba aparece em seguida (3.969), com 470 oportunidades para alimentador de linha de produção, 217 para faxineiro, 214 para operador de caixa e 184 para atendente de lojas e mercados.

Nas demais regionais do Interior são destaques Campo Mourão (2.534), Londrina (2.415), Pato Branco (1.800) e Foz do Iguaçu (1.414). Em Campo Mourão, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 1.012 vagas, magarefe, com 411, abatedor, com 122 vagas e vendedor de comércio varejista, com 51 oportunidades.

Na Região de Londrina, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 543 oportunidades, servente de obras, com 116, assistente administrativo, com 111 e operador de caixa, com 105.

Em Pato Branco, os destaques são para alimentador de linha de produção (433), magarefe (90), operador de caixa (87) e faxineiro (69).

Na Região de Foz do Iguaçu, são ofertadas 691 vagas para alimentador de linha de produção, 74 para repositor de mercadorias, 72 para auxiliar de escritório em geral e 70 para abatedor.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.


Morre o papa Francisco, Jorge Mario Bergoglio, aos 88 anos em Roma


Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.

O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.

"O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino", diz comunicado oficial.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano. Os horários a seguir estão no horário de Brasília:

- 14h: missa de sufrágio do papa Francisco. Cerimônia ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, em Roma, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina.

- 15h: ritos de constatação da morte e deposição do corpo de Francisco no caixão. A cerimônia ocorrerá na capela privada do papa, na Capela de Santa Marta, e será presidida pelo camerlengo Farrell.

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa clicando aqui... 

Fonte: G1
Publicidade