Banner fixo no rodapé

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Saveiro desce desgovernada e atinge Onix no centro de Turvo


Na tarde desta quarta-feira (29/10), ocorreu um acidente na Rua João Ferreira Neves, esquina com a Rua dos Expedicionários, envolvendo um veículo Onix e uma Saveiro.

De acordo com o condutor da Saveiro, que é de outra cidade, ele estacionou o veículo em uma subida, acionou o freio de mão e desembarcou para visitar um cliente.

Momentos depois, percebeu que a Saveiro havia descido e colidido contra o Onix, no qual a condutora havia acabado de embarcar. Felizmente, ela não se feriu.

Após atingir o Onix, a Saveiro continuou descendo desgovernada, mas o motorista conseguiu alcançá-la e fazer com que parasse.


Grave acidente na PRC-466 entre Boa Ventura de São Roque e Turvo


Um grave acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (29/10) na PRC-466, em Boa Ventura de São Roque, nas proximidades da Fazenda Trombini.

De acordo com as primeiras informações, a colisão envolveu dois caminhões — sendo que um deles transportava um trator.

Há relatos de que uma mulher ficou ferida no local.



Defesa Civil manda ajuda humanitária a moradores de Goioxim afetados pelas chuvas


A Defesa Civil do Paraná enviou ajuda humanitária para o município de Goioxim, na Região Central do Estado, que registrou diversos alagamentos em função das fortes chuvas. A estimativa do órgão é de que 3.168 pessoas tenham sido afetadas pela intempérie, com 42 casas danificadas e 168 moradores desalojados. Comunidades rurais chegaram a ficar ilhadas. Diante disso, foram disponibilizados pelo poder público 50 colchões, 200 cestas básicas, 100 kits dormitório e 100 kits de higiene para as famílias atingidas.

As enxurradas causaram estragos ainda nos municípios de Pérola (Noroeste), Cantagalo (Centro-Oeste), Turvo (Central) e Verê (Sudoeste). Em Cantagalo, 16 pessoas foram afetadas, sendo 4 desalojadas. Pérola teve esse mesmo número de desalojados, mas a quantidade de moradores afetados chegou a 20, do mesmo modo que em Verê. Em Turvo, não houve registro de pessoas afetadas ou desalojadas, mas 20 residências ficaram danificadas. A Defesa Civil monitora a situação nesses municípios.

Outras localidades também enfrentam excesso de chuva. Altônia (86,8 mm), Guarapuava (74,2 mm), Ubiratã (73,6 mm), Guaratuba (65,4 mm), Irati (63,4 mm), Santa Maria do Oeste (52,6 mm), Cascavel (49,6 mm) e Paranavaí (45 mm) foram alguns dos municípios mais castigados pelas tempestades, embora sem prejuízos significativos.

A alta ocorrência de chuvas desde o último fim de semana é resultado do encontro de uma frente fria que avançou sobre o oceano, com um sistema de baixa pressão formado na região do Paraguai. Segundo o Simepar, as chuvas devem dar uma trégua na quinta-feira, com ocorrências pontuais e rápidas no Centro e Norte do Paraná.

Temporais e enxurrada prejudicam sistemas e afetam abastecimento de água em Turvo


A Sanepar informa que temporais seguidos de enxurrada, ocorridos desde ontem (28) na região, prejudicaram alguns sistemas de produção da Companhia. 

Nesta quarta-feira (29), os municípios de Turvo e Nova Laranjeiras estão com o abastecimento de água comprometido. 

No sistema de Turvo, a adutora do Rio Turvo rompeu com a força da enxurrada, além de as chuvas terem elevado a turbidez da água. O poço que atende o sistema também está com a produção comprometida. Equipe técnica está no local avaliando a situação e as providências que devem ser tomadas. Caminhão-pipa está ajudando a complementar o abastecimento. Pode haver falta de água na cidade nesta quarta-feira. A previsão é de normalização na madrugada de quinta-feira (30), de forma gradativa.

Em Nova Laranjeiras, a captação de água está com vazão restringida também devido ao aumento da turbidez do rio. A enxurrada ainda causou obstrução da bomba da captação. Está sendo deslocado um gerador de energia que será colocado em um poço do sistema para incrementar a produção. O abastecimento deve normalizar até o fim da noite, gradativamente.

A situação mais crítica era a de Goioxim, onde o Município decretou Estado de Emergência. Os dois poços que atendem o sistema estavam com a produção comprometida principalmente pela alta turbidez da água. As equipes da Sanepar trabalharam ao longo do dia e da noite desta terça-feira para resolver a situação. O abastecimento está normalizado, mas ainda pode haver falta de água ou oscilação de pressão nas partes altas da cidade.

ATENÇÃO: em situações como esta, priorize a água tratada para alimentação e higiene. Não desperdice. Adie serviços que não sejam essenciais.

Podem ficar sem água durante este período principalmente os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel. A recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é para que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros, suficiente para atender uma família de até quatro pessoas por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115. Sempre tenha em mão sua conta de água ou número de matrícula.

Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br

Imagens falsas com teor sexual levam prefeito de Marquinho a registrar ocorrência


Na noite desta terça-feira (28/10), compareceu ao Destacamento da Polícia Militar de Marquinho o senhor ÉlIO Bolzon Junior, 36 anos, prefeito do município de Marquinho.

O mesmo relatou que, na data de hoje, chegaram ao seu conhecimento algumas imagens (prints) de conversas de teor sexual no aplicativo WhatsApp. Nessas imagens, o contato aparecia salvo como “Prefeito Juninho”, utilizando a mesma foto que ele usa em seu perfil real do aplicativo.

Relatou ainda que alguém estaria se passando por ele, respondendo a uma terceira pessoa que aparenta ser do sexo feminino. Informou não saber quem poderia ter criado tais imagens, as quais, segundo ele, teriam sido produzidas com o intuito de denegrir sua imagem.

O declarante também mencionou ter sido informado sobre a existência de um possível vídeo, cujo conteúdo ele desconhece.

Diante dos fatos, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

 Nota de Esclarecimento a população de Marquinho.

Elio Bolzon Junior (Juninho), informa que teve conhecimento da criação e divulgação de boatos, matérias falsas (prints e montagens) com o objetivo claro de denegrir sua imagem e a de sua família.

Alerta: O compartilhamento de qualquer um desses conteúdos – seja rede social, aplicativo de mensagens ou informalmente – implica responsabilização civil e criminal para quem o fizer ou até para quem simplesmente transmitir. Isso porque:

De acordo com o Código Penal Brasileiro, art. 138 (“calúnia”), art. 139 (“difamação”) e art. 140 (“injúria”) versam sobre condutas que ofendem a honra ou imagem de outrem, inclusive pela via digital. (JusBrasil)
O Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet) e outros dispositivos regulam responsabilidade no ambiente online. (JusBrasil)

Tendo em vista os fatos – ataques diretos à honra, disseminação de fake news com intuito de prejuízo –, informamos que:
Registro de Boletim de Ocorrência já foi efetuado junto à autoridade policial.
Ações civis e criminais cabíveis já estão em curso para apuração dos responsáveis e reparação dos danos.
Ressaltamos que manteremos informada a população sobre os desdobramentos deste caso, e reafirmamos nossa confiança na verdade e na integridade do trabalho realizado em prol da comunidade marquinhense.

Agradeço àqueles que mantêm postura responsável no compartilhamento de informações, contribuindo para um ambiente público respeitoso e responsável.

Marquinho, 28, outubro de 2025
Prefeito Juninho
Publicidade