[Fechar]

sábado, 12 de abril de 2025

Motorista de trator morre em colisão na PR-522, em Imbituva


Um homem faleceu na noite dessa sexta-feira (12), na PR-522, em Imbituva, em um acidente envolvendo um trator e um carro. A vítima, identificada como Antônio Altair Moleta, de 54 anos, veio a óbito no local.

O caso aconteceu por volta das 19 horas, no KM 016 da rodovia, quando o carro, um Fiat Uno, trafegava no sentido para o entroncamento com a PRC-487. O condutor colidiu na traseira do trator, que trafegava no mesmo sentido e que chegou a tombar na pista.

O motorista do Uno apresentou ferimentos e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Imbituva. Já o condutor do trator faleceu no local e foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa.

A vítima foi identificada como Antônio Altair Moleta, que trabalhava como motorista na Escola São Miguel Arcanjo, de Imbituva. A instituição de ensino emitiu uma nota sobre o falecimento:



"É com pesar que noticiamos o falecimento do motorista Antônio Altair Moleta (Nego), o qual fazia parte da equipe de motoristas da nossa escola. Os nossos sentimentos aos familiares e amigos, que Deus dê o conforto a todos."

Escola São Miguel Arcanjo
Nota de pesar

Fonte: A rede

Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos


O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Homem é preso por Violência Doméstica e Ameaça no interior de Turvo


Na tarde desta sexta-feira (11/04), a equipe policial de Turvo prestou atendimento a uma situação de violência doméstica.

No local encontrava-se a vítima, de 31 anos, a qual relatou que, pela manhã, seu convivente, de 51 anos, tentou agredi-la com uma enxada, além de proferir diversas ameaças contra ela.

Após o ocorrido, o suspeito deixou a residência para ir trabalhar, momento em que a vítima procurou ajuda.

Segundo seu relato, as ameaças por parte do autor são frequentes, sendo direcionadas principalmente a ela e, em algumas ocasiões, também ao filho do casal, de 10 anos, que reside com ambos.

A vítima manifestou interesse em representar criminalmente contra o autor, indicando o possível local onde ele estaria trabalhando.

A equipe se deslocou até a localidade de Carriel, no interior de Turvo, onde o suspeito foi localizado e recebeu voz de prisão.

Diante dos fatos, vítima e autor foram conduzidos à Delegacia de Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis.
Publicidade