quarta-feira, 8 de outubro de 2025
Avance na carreira com um curso tecnólogo rápido e reconhecido pelo MEC
Avance na carreira!
Conquiste seu diploma de Tecnólogo com rapidez e praticidade. Invista em você e abra portas para novas oportunidades. ✨
✅ Formação a partir de 1.5 anos
✅ Apoio de tutores especializados
✅ Nota máxima no MEC
📲 Entre em contato:
📲 wa.me/5542999763629 - Polo Guarapuava.
📲 wa.me/5542991281476 - Polo Turvo.
Os pais de João Victor de Moraes agradecem pelas demonstrações de carinho e apoio
Os pais de João Victor de Moraes, Amauri Moraes e Rosélia Brugg, manifestam, com profunda gratidão, o mais sincero agradecimento a todos que, de alguma forma, demonstraram carinho, solidariedade e apoio neste momento de imensa dor e perda.
João Victor faleceu tragicamente em um acidente ocorrido no último final de semana, entre Turvo e Palmeirinha, deixando imensa saudade em todos que o amavam.
Em meio à dor pela partida tão precoce, cada palavra de conforto, cada gesto de afeto e cada oração foram fundamentais para amenizar o sofrimento e fortalecer os corações dos familiares.
A todos os amigos, parentes, vizinhos e demais pessoas que estiveram presentes — seja no velório, no sepultamento ou em pensamento — o nosso muito obrigado.
Que Deus retribua com bênçãos, paz e consolo todo o carinho recebido.
Família de João Victor de Moraes
PCPR, PMPR e IAT prendem mulher por tráfico de animais em Guarapuava
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Instituto Água e Terra (IAT), prendeu uma mulher, de 43 anos, pelos crimes de tráfico de animais e uso de documentos falsos. A prisão aconteceu nesta quarta-feira (8), em Guarapuava, na região Central do Estado.
A prisão foi decorrente da apreensão de duas araras-vermelhas, uma arara-macau, quatro araras-canindé e um papagaio verdadeiro, todos oriundos do tráfico de animais, e devido à apresentação de documentação fraudada para dar aparência de legalidade à origem dos animais.
Conforme o delegado Guilherme Dias, notas fiscais, certificados de origem, documentos de criadouros legalizados eram todos fraudados com o fim de enganar a fiscalização. “Estes animais agora serão encaminhados ao Criadouro Onça Pintada, um santuário para conservação de espécies ameaçadas de extinção, que destina animais apreendidos a programas de reprodução e soltura na natureza”, explica. A mulher foi encaminhada ao sistema penitenciário.
DENÚNCIAS – Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A população pode denunciar o crime de forma anônima no Disque-Denúncia 181, via telefone ou site, telefone 197 da PCPR e, em Curitiba, diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, pelo número (41) 3251-6200.
Estado compra 424 ampolas de antídoto contra metanol; Paraná tem três novas suspeitas
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) atualizou, nesta quarta-feira (8), as informações sobre os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Estado. Três novos casos são considerados suspeitos. Um homem de 30 anos e uma mulher de 17, residentes de Curitiba, e um homem de 20 anos, residente de Piên (Região Metropolitana de Curitiba). Todos estão internados em serviços de saúde e alegam ter ingerido bebida alcoólica.
O Paraná segue com três casos diagnosticados. Todos os pacientes (homens de 36, 60 e 71 anos, residentes na Capital) permanecem internados, recebem acompanhamento médico especializado e apresentam melhoras
Seguem em análise outros dois casos: um de Maringá (homem de 27 anos, internado em um serviço de saúde da região) e outro de Toledo (homem de 27 anos, também hospitalizado). Ambos aguardam o resultado dos exames laboratoriais. A Sesa descartou as notificações de Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Cruzeiro do Oeste.
ANTÍDOTO – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, confirmou que o Paraná realizou a compra de 424 ampolas de etanol farmacêutico, que devem ser entregues ao Estado na próxima semana, e alertou que o momento é de cuidado, mas não de pânico.
“Volto a pedir bastante tranquilidade. Não se trata de criar um clima de celeuma, não vou vender informação de pânico. Quem for utilizar de bebida destilada que olhe a garrafa, pergunte quando foi aberta, o prazo de validade. Todos os detalhes que faríamos em qualquer supermercado se fossemos comprar qualquer perecível temos que ter também com a bebida alcoólica”, disse.
A Sesa já emitiu uma nota técnica para todas as Regionais de Saúde alertando sobre monitoramento e necessidade de alerta compulsório. Todos os casos suspeitos são notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, e comunicados de forma imediata para a Vigilância Municipal em Saúde.
O Ministério da Saúde enviou ao Paraná 360 ampolas do antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, que consiste em etanol farmacêutico. O produto é encaminhado diretamente ao hospital que está atendendo o caso notificado pelo Estado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional.
Cada caso é avaliado individualmente, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto. O protocolo prevê uma dose inicial, chamada de “dose de ataque”, calculada conforme o peso do paciente, e uma dose de manutenção, que pode se estender de algumas horas até 24 horas.
Em situações graves, por exemplo, um paciente de 100 quilos com necessidade de manutenção por 24 horas pode requerer até 100 ampolas em um único tratamento. Por esse motivo, não é possível determinar previamente a quantidade exata de antídoto utilizada em cada caso, já que o cálculo depende de parâmetros clínicos, laboratoriais e da resposta individual do paciente.
Três pacientes do Paraná já receberam o antídoto. O Estado aguarda um novo envio do medicamento por parte do governo federal.
SINTOMAS E SINAIS DE ALERTA – Nesse momento é importante prestar atenção aos sintomas. Não é possível identificar o metanol na bebida apenas pelo cheiro ou sabor, pois ele não altera significativamente as características sensoriais.
Os principais sintomas devido à intoxicação por metanol podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância. Neste momento em que há uma alta nas notificações, é importante redobrar a atenção porque os sinais se associam aos de uma ressaca comum: dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea.
Sintomas iniciais (6 a 24 horas após a ingestão)
- Dor de cabeça (cefaleia).
- Náuseas e vômitos.
- Sonolência e falta de coordenação (semelhante a uma forte embriaguez ou ressaca grave).
- Tontura e confusão mental.
Sintomas graves e tardios (após 24 horas)
- Dor abdominal intensa: um sinal de alerta de emergência.
- Alterações visuais: visão turva, fotofobia (sensibilidade à luz), visão embaçada, percepção de “campo nevado” ou pontos escuros e, em casos graves, cegueira repentina em ambos os olhos.
- Dificuldade respiratória e hiperventilação.
- Convulsões e coma.
ATENDIMENTO – A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná, que vão orientar sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede CIATox do Paraná.
- CIATox Curitiba: 0800 041 0148
- CIATox Londrina: (43) 3371-2244
- CIATox Maringá: (44) 3011-9127
- CIATox Cascavel: (45) 3321-5261
MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Sesa orienta que a população tome alguns cuidados ao ingerir bebidas alcoólicas:
- Adquira bebidas apenas de estabelecimentos confiáveis.
- Fique atento a preços muito abaixo do normal.
- Verifique se o líquido contém partículas ou impurezas, que podem ser indicativos de contaminação.
- Confira se o lacre está intacto. Lacres rompidos ou tortos são pontos de atenção.
- Desconfie de rótulos mal aplicados, com erros de ortografia ou informações borradas, que podem indicar falsificação.
- Procure o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na embalagem.
- Em destilados, confira o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), geralmente colocado próximo à tampa. A ausência pode indicar que a bebida não passou pela fiscalização brasileira.
- Ao adquirir bebidas alcoólicas para comercialização, os estabelecimentos devem exigir a nota fiscal de seus fornecedores, garantindo a procedência e a rastreabilidade das bebidas.
- Em caso de suspeita de intoxicação, o paciente deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível.
PCPR divulga foto de ex-vereador foragido por estupro de vulnerável
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito policial e indiciou um homem, de 55 anos, pelos crimes de estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente e outros crimes sexuais contra menores. Os crimes foram praticados em Irati, no Sudoeste do Estado, e o indivíduo está foragido.
As investigações tiveram início após uma denúncia anônima registrada pelo telefone Disque 100. As diligências contaram com o apoio do Conselho Tutelar, que realizou uma força tarefa para a realização de escutas especializadas de adolescentes do colégio no qual o investigado lecionava.
Durante as apurações, foram colhidos depoimentos de menores que teriam presenciado ou sofrido algum ato de violência sexual praticado pelo suspeito. Também foram ouvidos ex-alunos já adultos que foram vítimas e funcionários da escola.
Além das escutas especializadas, a PCPR realizou a oitiva de pais de um aluno, que teriam tomado conhecimento sobre as mensagens trocadas pelo suspeito e seu filho. Nas conversas, constataram as abordagens indevidas feitas pelo suspeito, com forte apelo sexual.
A PCPR também identificou desde toques em partes íntimas de vítimas adolescentes, envio de fotos e vídeos com conteúdo pornográfico, até pedido de fotos e vídeos de nudez das vítimas mediante a oferta de dinheiro ou outra vantagem.
Diante das provas apuradas, a PCPR concluiu o inquérito policial em 26 de setembro e indiciou o investigado pelos crimes de estupro de vulnerável, favorecimento da prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, crime equiparado à produção de pornografia envolvendo criança ou adolescente, assédio sexual majorado e importunação sexual. O procedimento foi remetido ao Ministério Público para as providências cabíveis.
Um mandado de prisão preventiva foi expedido contra o indiciado, mas até o momento ele não foi localizado.
A PCPR segue em diligências para localizar o indivíduo.
DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que auxiliem na localização do foragido. Denúncias podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da PCPR ou (42) 3422-5176, diretamente à equipe de investigação.
Faleceu Ana Lidia de Almeida
É com pesar que a Funerária Nossa Senhora Aparecida comunica o falecimento de Ana Lidia de Almeida, aos 77 anos, ocorrido nesta quarta-feira (08/10).
O velório está sendo realizado na Igreja Luterana de Turvo.
O sepultamento será realizado nesta quinta-feira, às 9h30.
Faleceu Leandro Utri, aos 44 anos
É com pesar que a Funerária Serluto comunica o falecimento de Leandro Utri, aos 44 anos, vítima de câncer, ocorrido na noite desta terça-feira (07/10).
O velório está sendo realizado na Capela Mortuária de Turvo.
O sepultamento será às 16h desta quarta-feira (08/10).
Assinar:
Comentários (Atom)
Publicidade











