[Fechar]

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Agosto Azul destaca a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta segunda-feira (2) um evento online para marcar a início das atividades da campanha Agosto Azul, com o objetivo de orientar e conscientizar a população masculina sobre a importância de manter hábitos saudáveis. Durante todo o mês a Sesa vai incentivar e apoiar os municípios na organização de atividades sobre o tema.

Em virtude da pandemia da Covid-19, a maior parte da programação deste ano será desenvolvida em canais virtuais, a fim de evitar aglomerações. Neste ano a campanha tem como tema “Homem, torne a sua vida melhor! Cuide da sua Saúde”.

“É preocupante para a saúde pública o fato de que o homem, geralmente, busca pelo serviço já na atenção especializada, com o problema instalado e muitas vezes evoluindo de maneira insatisfatória, causando consequências como agravo da morbidade, maior sofrimento, menor possibilidade de resolução do problema de saúde e maior ônus para o SUS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“A prevenção e a promoção em saúde, quando realizadas oportunamente, demonstram que muitos problemas podem ser evitados com a procura pelos serviços, nas unidades básicas, com mais regularidade, pela porta de entrada preferencial do SUS, ou seja, na Atenção Primária à Saúde”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

“Por isso, estamos alertando os profissionais da Saúde que atuam neste acolhimento para que redobrem a atenção e as orientações ao público masculino”, ressaltou a diretora.

AZUL – A campanha de incentivo ao cuidado com a saúde do homem foi instituída no Paraná pela Lei nº 17.099/2012. “A estratégia de nominar meses com cores e outorgar causas é muito importante. Não é apenas uma questão de retórica e semântica. Estamos tratando de vidas e da prevenção de mortes”, ressaltou o chefe de gabinete da Sesa, Cesar Neves.

“O Agosto Azul serve para trazer informação para que o homem reflita, entenda, aprenda, se motive e adote hábitos de vida saudáveis”, afirmou o médico especialista e integrante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Rogério Luz Coelho Neto, que participou do evento de hoje.

A Sesa mantém várias ações que envolvem a saúde do homem e têm como base a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem, estabelecida em cinco eixos principais: acesso e acolhimento, organizando espaços e ações de saúde inclusivas a este público; saúde sexual e reprodutiva, respeitando e aceitando os direitos individuais; e paternidade e cuidado, destacando os benefícios do envolvimento ativo dos homens em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado dos filhos.

Outros eixos são: doenças prevalentes na população masculina, fortalecendo a assistência básica, e prevenção de violências e acidentes, promovendo ações com o objetivo de chamar a atenção para a preocupante relação entre a população masculina e as violências, em especial a violência urbana, e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.

INCIDÊNCIA – O câncer está entre as quatro principais causas de morte prematura, de 30 a 69 anos, em todo o mundo. Entre a população masculina do Paraná estima-se 18.710 novos casos a cada ano, de 2020 a 2022, com 3.560 de câncer de próstata, 1.250 de câncer de colón e reto, 1.180 de traqueia, brônquios e pulmão, 900 de estômago e 720 de esôfago.

Dados sobre a proporção de óbitos no sexo masculino no Estado apontam também como causas de morte as doenças infecciosas e parasitárias e doenças dos aparelhos circulatório e respiratório e obesidade, além de causas externas, como violências e acidentes.

Entre os casos de Covid-19 registrados até o momento no Paraná, o sexo masculino corresponde a 53%. Os óbitos nesse público equivalem a 42%.

DADOS – A atenção primária à saúde no Paraná tem cadastrados, entre janeiro a julho deste ano, 4.275.378 usuários do sexo masculino e realizou neste período 1.017.075 atendimentos.

“São vários programas desenvolvidos pela Sesa e que abrangem a Saúde do Homem, como o programa de controle do tabagismo, o programa de saúde mental e o Vida no Trânsito, um projeto nacional para a redução do número de acidentes e que no Estado conta com a participação dos municípios considerados de maior porte”, arrematou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti.

Julho encerra sem óbitos por Covid-19 em 142 municípios do Paraná


Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta que 142 municípios do Paraná não registraram óbitos por Covid-19 em julho, cerca de 35,5% dos 399. Outras 89 cidades tiveram um óbito (22,3%) e 42 municípios (10,5%) dois óbitos. Apenas 36 municípios tiveram mais de 10. Ao todo, 1.999 mortes foram notificadas pela doença no mês passado em 257 cidades.

Em números absolutos, desde fevereiro deste ano o Paraná não registrava menos de 2 mil óbitos no espaço de um mês. Já com relação aos municípios, somente em janeiro o Estado registrou mais de 140 cidades sem notificações, ou seja, seis meses atrás. Os dados são baseados na data de ocorrência das mortes e foram analisados nesta segunda-feira (2).

Além desse recorte, o número de óbitos ocorridos em julho é 58,5% menor que as notificações de junho, quando o Paraná registrou 4.819 mortes por Covid-19. A tendência de queda, conforme o avanço da imunização, também é percebida pela redução de 55% na média móvel de mortes (comparativo com duas semanas atrás) e pela oitava semana epidemiológica seguida com remissão, o que significa que há oito semanas o número de óbitos é menor do que os sete dias exatamente anteriores.

"Os dados apontam para um novo momento da pandemia. O Paraná já aplicou 8 milhões de doses contra a Covid-19, tem 70% da população adulta e mais de 50% da população geral imunizadas com ao menos uma dose. Isso implica em queda nos internamentos, nos óbitos e nas manifestações mais graves da doença. Mesmo assim, precisamos continuar os cuidados e aumentar a vacinação, principalmente com o ciclo completo", disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

As cidades com mais óbitos em julho foram Curitiba (336), Londrina (125), Maringá (108), São José dos Pinhais (60) e Cascavel (57). Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.376.711 casos confirmados e 35.086 óbitos.

2021 – Segundo o balanço, três municípios paranaenses não registraram nenhuma morte por Covid-19 este ano: Boa Esperança do Iguaçu, no Sudoeste do Estado, e Guaporema e Mirador, no Noroeste. Uma cidade (Boa Esperança do Iguaçu) ainda não registrou óbitos desde o começo da pandemia (março de 2020). Ela faz parte da 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, possui 2.470 habitantes e registra, até agora, 181 casos confirmados de Covid-19.

Guaporema, na 13ª Regional de Saúde, de Cianorte, tem 2.241 habitantes. Até agora, o município registrou 246 casos e quatro óbitos, nenhum este ano. Mirador, na 14ª Regional de Saúde, de Paranavaí, possui 2.196 habitantes e notificou, até agora, 183 casos e uma morte.

O Paraná também tem outras cidades que estão há algum tempo sem óbitos. São Pedro do Paraná, na 14ª Regional de Saúde, de Paranavaí, no Noroeste do Estado, tem um óbito notificado em 26 de janeiro. Rancho Alegre, no Centro-Oeste, não registra mortes por Covid-19 desde março. Três municípios não registram óbitos desde abril: Goioxim, Maria Helena e Paranapoema.

Nos últimos três meses (maio, junho e julho), além desses, outros nove municípios paranaenses não registraram óbitos: Braganey, Corumbataí do Sul, Francisco Alves, Itaguajé, Ivaté, Jardim Olinda, Perola D’Oeste, Pinhal de São Bento e Planaltina do Paraná.

Segundo a Secretaria de Saúde, o balanço aponta com clareza os impactos da segunda onda da pandemia no começo do ano, com a chegada da variante amazônica, mais contagiosa, num momento de vacinação incipiente. Entre março e junho, por exemplo, mais de 320 municípios registraram dias de luto, enquanto julho aponta para momento de freio na pandemia.

"Os dados indicam novamente para os efeitos da vacinação, que é o nosso melhor remédio contra a pandemia. O primeiro semestre foi realmente complicado, passamos por momentos de restrições mais severas, mas a expectativa é grande para os próximos meses. Queremos que as cidades paranaenses estejam cada vez mais protegidas e preparadas para a retomada da economia", acrescentou Beto Preto.

JULHO – Não registraram óbitos em julho: Altamira do Paraná, Alto Paraíso, Alto Paraná, Alvorada do Sul, Amaporã, Anahy, Ariranha do Ivaí, Assaí, Atalaia, Barra do Jacaré, Barracão, Bituruna, Boa Ventura de São Roque, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso, Borrazópolis, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafeara, Cafezal do Sul, Campina da Lagoa, Campina do Simão, Cantagalo, Capanema, Carambeí, Carlópolis, Catanduvas, Centenário do Sul, Coronel Domingos Soares, Corumbataí do Sul, Cruz Machado, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzeiro do Sul, Cruzmaltina, Diamante D'Oeste, Douradina, Enéas Marques, Esperança Nova, Espigão Alto do Iguaçu, Farol, Fênix, Figueira, Flor da Serra do Sul, Floraí, Florestópolis, Flórida, Francisco Alves, Godoy Moreira, Goioxim, Guairaçá, Guapirama, Guaporema, Guaraci, Guaraqueçaba, Honório Serpa, Imbaú, Itaguajé, Itaúna do Sul, Ivaté, Janiópolis, Japira, Jardim Olinda, Jesuítas, Jundiaí do Sul, Jussara, Lindoeste, Lobato, Lunardelli, Lupionópolis, Manfrinópolis, Manoel Ribas, Maria Helena, Marilândia do Sul, Marumbi, Mato Rico, Mauá da Serra, Mirador, Miraselva, Munhoz de Melo, Nova Aliança do Ivaí, Nova América da Colina, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Fátima, Nova Laranjeiras, Nova Tebas, Paranacity, Paranapoema, Pato Bragado, Paula Freitas, Paulo Frontin, Pérola, Pérola d'Oeste, Pinhal de São Bento, Pinhão, Pitangueiras, Planaltina do Paraná, Porto Amazonas, Porto Barreiro, Porto Rico, Porto Vitória, Prado Ferreira, Quatro Pontes, Querência do Norte, Quinta do Sol, Ramilândia, Rancho Alegre, Renascença, Rio Azul, Rio Bonito do Iguaçu, Roncador, Sabáudia, Salto do Itararé, Salto do Lontra, Santa Cecília do Pavão, Santa Fé, Santa Lúcia, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio do Caiuá, Santo Antônio do Paraíso, São Carlos do Ivaí, São João, São João do Triunfo, São Jorge do Patrocínio, São José das Palmeiras, São Manoel do Paraná, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Paraná, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja, Sulina, Tapira, Teixeira Soares, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná, Tuneiras do Oeste, Tupãssi, Uniflor, Uraí, Ventania, Virmond e Xambrê.

Confira os dados dos primeiros sete meses do ano:

Janeiro – 1.905 óbitos em 251 municípios – 148 sem mortes

Fevereiro – 1.980 óbitos em 276 munícipios – 123 sem mortes

Março – 6.350 óbitos em 353 municípios – 46 sem mortes

Abril – 4.286 óbitos em 333 municípios – 66 sem mortes

Maio – 4.594 óbitos em 334 municípios – 65 sem mortes

Junho – 4.819 óbitos em 337 municípios – 62 sem mortes

Julho – 1.999 óbitos em 257 municípios – 142 sem mortes

Confira a lista dos municípios com óbitos e sem óbitos em julho.

Venha economizar na Terça Verde do Suprema Supermercado de Turvo

 


Turvo registra mais 02 casos de Covid-19

 


Turvense com 28 anos ou mais poderá se vacinar contra a covid-19


Com a marca de 59% da população vacinada com a 1ª dose da vacina contra a covid-19, temos a honra de anunciar a vacinação da população em geral com 28 anos ou mais.

Nesta terça-feira (03), a vacinação começa às 8h30 na UBS Iracy de Campos (114 doses), nos pontos de atendimento da Saudade (70 doses), do Passa Quatro (70 doses) e da Cachoeira dos Turcos (60 doses).

Já na quarta-feira (04), a partir das 13h, a vacinação segue na UBS Faxinal da Boa Vista (sendo destinadas 198 doses).

Não esqueça, para receber sua dose é necessário portar a carteirinha de vacinação e o cartão SUS ou CPF.

E atenção, deve ser respeitado o prazo de 15 dias entre a vacina da gripe influenza e da Covid-19.


Fonte: Prefeitura de Turvo

Faleceu Izabelly Jaboisk Buchelt


Faleceu na manhã desta segunda-feira (02) no Hospital das Clinicas, em Curitiba, Izabelly Jaboisk Buchelt, de 01 ano e 06 meses.

O velório será na Capela Mortuária de Turvo, e o sepultamento será nesta terça-feira, ás 08h00.


Homem é encontrado morto ás margens da PR-456, em Santa Maria do Oeste


Na tarde desta segunda-feira dia 02 de agosto, a equipe policial foi solicitada para dar atendimento a local de morte, sendo informado que teria um corpo com sinais de agressões em um barranco nas margens da Rodovia PR-456. 

No local foi constatado o fato, sendo identificado a vítima, sendo um homem, o qual apresentava lesões no dorso e cabeça. Foi acionada a Policia Civil onde se fez presente os investigadores.

Foi identificada uma mulher de 34 anos, onde esta relatou que na noite anterior estaria ingerindo bebida alcoólica com a vítima na companhia de mais uma feminina e um masculino, porém, não conhecia os mesmos, relatando que pegaram uma carona até o local onde o corpo foi localizado e que teria ido embora. 

Após informações, foi deslocado até o estabelecimento onde estavam e identificado suspeitos sendo um adolescente de 15 anos e uma mulher de 21 anos. Onde, após confrontar as versões das partes, a mulher de 34 anos passou a relatar que a mesma e a mulher de 21 anos entraram em luta corporal com a vítima, e que após o mesmo estar desmaiado, ela passou a atingir a cabeça do mesmo com uma pedra. 

Em seguida, abandonaram o corpo no local e se evadiram com o automóvel da vítima, sendo este abandonado em via pública. 

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão as autoras e conduzidas até a 45ª, juntamente com a testemunha e suspeito de participação, o adolescente de 15 anos, este acompanhado de sua responsável.


Fonte: PM
Foto: Genildo Lemes


Edital 05/2021 anuncia a classificação final do PSS - Processo Seletivo Simplificado do Edital 01/2021

 


A Comissão do Processo Seletivo Simplificado para a seleção de Auxiliar de Consultório Dentário, Psicólogo e Auxiliar Administrativo do ano de 2021, designada pela Portaria nº 303/2021, no uso de suas atribuições legais, torna público a Classificação Final referente ao Edital n° 01/2021, que rege o Processo Seletivo Simplificado para a seleção de Auxiliar de Consultório Dentário, Psicólogo e Auxiliar Administrativo.

O Edital 05/2021 com a divulgação das vagas encontra-se disponível para download "clicando aqui".


Fonte: Prefeitura de Turvo


Paraná registra mais 2.101 casos e 17 mortes pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (2) mais 2.101 casos confirmados e 17 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.376.711 casos confirmados e 35.086 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (35), fevereiro (47), março (280), abril (285), maio (691), junho (309), julho (250) e agosto (204) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.099 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 833 pacientes em leitos SUS (492 em UTIs e 341 em enfermarias) e 266 em leitos da rede particular (129 em UTIs e 137 em enfermarias).

Há outros 1.459 pacientes internados, 746 em leitos de UTI e 713 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 17 pacientes. São 5 mulheres e 12 homens, com idades que variam de 26 a 81 anos. Os óbitos ocorreram de 28 de março a 1º de agosto de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (5), Ponta Grossa (2), Maringá (2), Luiziana (2), Londrina (2), Cianorte (2), Matinhos e Campo Mourão.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.647 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 189 pessoas foram a óbito.

Semana começa com 3.147 vagas com carteira assinada nas Agências do Trabalhador



As 216 Agências do Trabalhador do Estado ofertam nesta semana 3.147 vagas de empregos com carteira assinada em empresas do Paraná. Destas, 759 estão disponíveis nas agências de Curitiba e Região Metropolitana.

A maioria dos postos de trabalho é para os setores da indústria, serviços e construção civil. As principais vagas disponíveis são para operador de telemarketing ativo e receptivo (274), auxiliar administrativo (282), abatedor de aves (116), e alimentador de linha de produção (145). A Agência do Trabalhador de Curitiba disponibiliza vagas para contratação imediata.

De acordo com o secretário Ney Leprevost, os bons índices que o Paraná vem obtendo nacionalmente na geração de empregos têm relação com a capacidade de atração de investimentos do Governo do Estado e do trabalho que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho tem feito na captação e intermediação de vagas pelas Agências do Trabalhador e na qualificação da mão de obra através das Carretas do Conhecimento e de cursos EaD.

“O governador Ratinho Junior tem se empenhado muito nisso e nós da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho também temos feito um trabalho intenso”, afirma o secretário.

ATENDIMENTOS NAS AGÊNCIAS – Os interessados em alguma das vagas ofertadas devem buscar orientações entrando em contato pelo aplicativo Sine Fácil (disponível gratuitamente para celulares Android e IOS) ou pelo site da Sejuf.

A Agência do Trabalhador de Curitiba voltou a atender o público de forma presencial. Para evitar aglomeração, e respeitando todas as orientações das autoridades sanitárias, o atendimento está sendo feito somente com horário marcado, das 9h às 17h. Os interessados em buscar uma oportunidade de emprego devem fazer o agendamento pelo site da Secretaria, através desse endereço.

As demais Agências do Trabalhador do Paraná devem seguir os decretos das administrações municipais.

Para orientações ou esclarecimentos sobre Seguro Desemprego o atendimento é feito pelo site sac.trabalho.pr.gov.br. É possível habilitar seu Seguro Desemprego pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível nas lojas de aplicativos de seu Celular Android ou IOS.

OFERTA DE VAGAS – Empresários e trabalhadores de todo o Paraná que procuram ou ofertam vagas e que estiverem com dificuldade de finalizar o atendimento nas ferramentas digitais, tais como Portal Emprega Brasil, e aplicativos da Carteira de Trabalho Digital, Sine Fácil e Paraná Serviços, podem receber o suporte técnico por meio do Chat do Trabalhador, no site da Sejuf. Para acessar o chat, basta entrar no link:sac.trabalho.pr.gov.br.

A UniFCV está com o super lançamento dos cursos de Graduação EAD na área de Engenharia


O curso de Engenharia de Design Digital prepara os profissionais para atuarem com a criação e a produção de linguagens e programação visual para os meios online e offline. Esse curso é uma excelente opção para quem se interessa tanto pela área de Engenharia quanto pela de Design, Comunicação e Marketing!

Quer saber mais? Entre em contato (42) 9 9128-1476.

Curta nossa página e fique por dentro das novidades:

UniFCV, uma formação que transforma.

Homem fica ferido em acidente na PRC-466

 


Por volta das 19h30 deste domingo (1º) a Polícia Rodoviária atendeu um acidente de trânsito rodoviário tipo capotamento, ocorrido na rodovia estadual de prefixo PRC-466 km 134 + 500 metros, no município de Manoel Ribas, envolvendo um veículo VW/Parati do município de Jardim Alegre – PR, condutor de 47 anos.

Do acidente resultou em ferimentos no condutor que foi encaminhado ao Hospital Santo Antonio, no município de Manoel Ribas.

Fonte e foto: PRE

Três pessoas ficam feridas em acidente em Campina do Simão


Por volta das 12h30min, deste domingo (1º), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo colisão frontal na PR-825, km 013 no município de Campina do Simão, envolvendo o veículo VW Gol placas de Turvo, e o veículo Fiat/Strada placas de Guarapuava, sendo as vítimas o condutor do veículo VW Gol de 22 anos, o condutor da Fiat/Strada de 44 anos e o passageiro de 15 anos.

Todos foram encaminhados para o hospital.

Com informações e fotos: PRE

Hospital Bom Pastor de Turvo contrata Enfermeiro (a)




 

Publicidade