[Fechar]

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Faleceu em Campo Mourão, a turvense Silvana de Fátima da Rosa dos Santos


Faleceu na tarde desta quarta-feira (21) em Campo Mourão, Silvana de Fátima da Rosa dos Santos, aos 44 anos.

O corpo será translado para Turvo, e o velório será na Capela Mortuária a partir das 02h00 da madrugada desta quinta-feira.

Silvana é natural de Turvo, mas estava morando em Campo Mourão.

O sepultamento será nesta quinta-feira, em horário a ser designado


Informou Funerária SerLuto de Turvo.

Quarto corpo é encontrado nas águas do Rio Ivaí


O Repórter Wellyngton Jhonis esteve o dia inteiro desta quarta-feira (21) acompanhando de perto, pelas buscas das seis pessoas desaparecidas nas águas do Rio Ivaí, na região de Borrazópolis e São João do Ivaí. O acidente aconteceu no último domingo (18), onde um barco virou na região do Salto Takaki.

Por volta das 11h30min as equipes do Corpo de Bombeiros, Marinha, Patrulha Ambiental e de pescadores do Porto Ubá, conseguiram localizar o corpo de duas pessoas, que seriam de Adalberto Fernandes Galice, de 42 anos e de Sophia Pacagnan Fernandes, de 4 anos. Os dois estavam submersos, sendo que o corpo do homem foi encontrado perto do local da base de operações.

Já por volta das 16 horas, outros dois corpos foram encontrados pelas equipes, sendo Alberony Menegassi, de 41 anos, e de Heloísa Menegassi de Souza, de 3 anos. O corpo do adulto foi localizado por mergulhadores, a cerca de 3 metros de profundidade do rio.

Por volta das 18 horas às equipes encerrou o quarto dia de buscas pelos desaparecidos. A expectativa dos socorristas é concluir os trabalhos nesta quinta-feira (22), onde Patrícia Miranda da Silva de 33 anos e Nicolas Pacagnan Fernandes de 8 anos, ainda seguem desaparecidas.

Conforme os bombeiros, os corpos encontrados estavam submersos. Nove pessoas estavam na embarcação, no dia do acidente.

O casal Jéssica Malaquias Costa, 26 anos, Marcelo de Carvalho da Silveira, 26 anos e o filho João Vitor Costa de Carvalho, de 3 anos, conseguiram nadar até a margem e foram socorridos com vida.

Segundo os bombeiros, ninguém usava coletes salva vidas e o dono do barco não seria habilitado para navegar. Além disso, a embarcação tinha capacidade para quatro pessoas.

Alunos das escolas estaduais retomaram aulas presenciais nesta quarta com segurança


Mais de 90% das 2.100 escolas estaduais foram reabertas – total ou parcialmente – nesta quarta-feira (21), no retorno do recesso escolar e início do segundo semestre do ano letivo de 2021. São 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre, segundo informa a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Cerca de 920 mil estudantes estão autorizados a retomar as aulas presenciais, mediante assinatura de um termo de responsabilidade pelos pais ou responsáveis.

Tanto as escolas que retomaram as atividades presenciais de forma total (todas as turmas) como as que retomaram parcialmente mantém o modelo híbrido. A volta não é obrigatória e os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Nesta quarta-feira, 149 dos 155 colégios estaduais de Curitiba receberam estudantes presencialmente. Em Londrina, todas as 68 escolas foram reabertas, assim como as 32 de Maringá. Das 92 escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, 90 retomam as atividades presenciais no formato híbrido. Em algumas cidades, ainda existem decretos municipais que impedem o retorno.

Segundo Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria, o retorno às aulas presenciais, que vêm acontecendo desde o dia 10 de maio, se dá de maneiras distintas. “Algumas escolas estão atendendo todas as suas turmas, mas existem outras que estão em seu primeiro dia de aula presencial desde o dia 16 de março de 2020. Por isso, depois de mais de um ano e meio de pandemia, a volta é de forma gradual para que aconteça uma adaptação com relação a esse contexto de atendimento aos estudantes neste momento", disse.

Para garantir a segurança sanitária, as escolas estaduais do Paraná foram organizadas de forma a respeitar o distanciamento social e cumprindo os protocolos de biossegurança. Todos os profissionais de educação passaram por uma capacitação e receberam equipamentos de proteção.

A diretora da Escola Estadual Dom Pedro II, Juliana Muterlle, aponta que 30% do total de alunos voltaram às aulas presenciais neste momento, depois de um ano e meio no ensino remoto. Ela destaca que todos os protocolos de biossegurança estão sendo seguidos.

"Compreendemos que ainda existe um receio por parte dos pais em permitir que seus filhos retornem, mas estamos organizados para garantir que todos os cuidados sejam tomados e a rotina se restabeleça de forma segura", afirmou.

VACINAÇÃO – Na última terça-feira (20), o Paraná chegou à marca de 223 mil profissionais da Educação Básica vacinados com a primeira dose (somando as redes públicas estadual e municipal e a privada). Os números podem ser acompanhados no site do Governo do Estado.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO – As escolas seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

ORIENTAÇÕES – Na página Aulas Seguras 2021 a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.

Boletim da Saúde divulga 3.008 novos casos e 84 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (21) mais 3.008 casos confirmados e 84 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.345.871 casos confirmados e 33.804 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (4), fevereiro (13), março (213), abril (198), maio (167), junho (210) e julho (2.203) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.468 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.123 pacientes em leitos SUS (623 em UTIs e 500 em enfermarias) e 345 em leitos da rede particular (169 em UTIs e 176 em enfermarias).

Há outros 2.302 pacientes internados, 1.399 em leitos de UTI e 903 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 84 pacientes. São 36 mulheres e 48 homens, com idades que variam de 25 a 100 anos. Os óbitos ocorreram de 19 de fevereiro a 21 de julho de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (18), Maringá (7), Colombo (4), Arapongas (3), Foz do Iguaçu (3), Londrina (3), Cambará (2), Campina Grande do Sul (2), Campina da Lagoa (2), Paiçandu (2), Paranavaí (2) e Ponta Grossa (2).

A Secretaria da Saúde registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Abatiá, Alto Piquiri, Andirá, Apucarana, Araucária, Astorga, Barbosa Ferraz, Boa Vista da Aparecida, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Faxinal, Fazenda Rio Grande, General Carneiro, Guarapuava, Ibaiti, Ibema, Loanda, Mangueirinha, Mariópolis, Medianeira, Paula Freitas, Ribeirão do Pinhal, Rondon, Saudade do Iguaçu, São Jorge do Ivaí, São José dos Pinhais, São João do Caiuá, Telêmaco Borba, Terra Rica, Umuarama e Vitorino.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 7.077 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 188 pessoas foram a óbito.

Pela primeira vez desde novembro, ocupação de leitos de UTI fica abaixo de 70%


Pela primeira vez desde 15 de novembro, no feriado de Proclamação da República, a ocupação de leitos de UTI do SUS no Paraná fica abaixo de 70%. Nessa quarta-feira (21), de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, a ocupação está em 68%, contra 69% de oito meses atrás. Desde então a ocupação sempre ficou acima desse índice, mesmo com aumento de leitos, de 898 para 1.949 (crescimento de 117% no atendimento).

O índice é alcançado após uma sequência de marcos significativos na baixa de ocupação de leitos de UTI. O indicador caiu de 90% em 5 de julho. A taxa estava no patamar de 90% desde 21 de fevereiro, quando o Paraná estava no início da segunda onda da Covid-19. No dia 13 de julho, há oito dias, foi para 79%, abaixo do patamar de 80%. Ou seja, é a terceira vez no mesmo mês com queda, que já está acumulada em 24 pontos percentuais.

O número é alcançado com o avanço da vacinação, que já chegou a 63% da população vacinável com ao menos uma dose e mais de 20% com proteção completa, além de queda nas taxas de transmissão.

"O Paraná enfrentou um final de 2020 e um primeiro semestre muito duro no enfrentamento da pandemia, com ocupações em níveis altíssimos, e essas reduções apontam para uma queda nas internações. É uma prova de que as vacinas são eficientes e que estamos formando um escudo coletivo contra o vírus", disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Mesmo assim, ainda são 1.321 internados nos 1.949 leitos exclusivos existentes. As menores ocupações são Noroeste (63%), Leste (67%), e Norte e Oeste (71%). Em leitos de enfermaria a taxa de ocupação é de 42% (1.089 internados em 2.624 espaços exclusivos), com indicadores variando entre 32% (Oeste) e 46% (Leste). Há, ainda, 65 pessoas na fila por um leito. Esse descompasso entre espera e ocupação acontecem por intervalos diferentes nas notificações.

Há, ainda, outros 766 pacientes internados em leitos de UTI de hospitais particulares.

OUTROS INDICADORES – Seguno o boletim, as médias móveis de casos (-45,2%) e óbitos (-64,8%) continuam em queda, o que aponta cenário mais positivo em relação a 14 dias atrás (segundo os registros datados, e não divulgados).

Os casos também estão em queda pela sétima semana epidemiológica consecutiva, sendo que as dúas últimas foram as com menos registros desde janeiro. No recorte de óbitos nas semanas epidemiológicas, a queda também é constante há sete períodos.

Outro índice que também apresentou queda foi a taxa de transmissão (Rt), número que indica a velocidade de contágio pelo vírus em uma determinada localidade. No Paraná, a Rt está em 0,75 nesta quarta-feira, o que significa que 100 pessoas com Sars-Cov-2 contaminam, em média, 75 novas pessoas. É a segunda menor taxa do País.

Os dados são do sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa. O Rt indica quando o contágio pelo vírus está acelerado (maior que 1), estável (igual a 1) ou em remissão (menor que 1) – único cenário que aponta uma melhora na situação epidêmica. Quanto mais próximo de zero, menores as chances de contágio.

O Paraná está em remissão desde 1º de julho, quando a Rt passou de 1,09 para 0,99. Desde então, o número aponta para uma tendência de redução da transmissão no Estado. O menor índice foi de 0,68 em 11 de julho.

Turvo registra mais 07 casos de Covid-19

 


Dois homens são presos suspeitos de estelionato por aplicarem golpe do cartão clonado, em Guarapuava


Dois homens foram presos suspeitos de estelionato em Guarapuava, na região central do Paraná, na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com a Polícia Civil (PC), os suspeitos aplicavam o golpe do cartão clonado.

Segundo a polícia, o alvo dos suspeitos eram idosos.

Por telefone, conforme a PC, eles diziam à vítima que ela estava com problemas no cartão e, que por isso, precisavam que a pessoa digitasse o número, a senha e o código de verificação para fazer o cancelamento do cartão.

Para aplicar o golpe, segundo a Polícia Civil, os suspeitos usavam um sistema que permitia a identificação de cada número digitado pelas vítimas.

Um dos suspeitos acabou preso após ir à casa de uma idosa de 75 anos, disfarçado de funcionário de banco, ao dizer que precisava que ela entregasse o cartão quebrado para que fosse enviado um novo.

Segundo a PC, um familiar da vítima suspeitou da ação e acionou a polícia.

O segundo suspeito foi preso na sequência, dentro de um carro. No veículo, foram localizadas oito máquinas de cartão de crédito, que foram apreendidas.

O delegado Rubens Miranda Júnior alertou, ainda, que as pessoas nunca passem as próprias senhas e que nenhum banco solicita informações dos códigos por telefone e computador ou vai até a casa de um cliente buscar um cartão.

"Qualquer abordagem nesse sentido, é fraudulenta. Na dúvida, ligue para a Polícia Civil no telefone 197", reforçou o delegado.

Até a publicação desta reportagem, conforme a polícia, uma mulher suspeita de integrar o grupo ainda era procurada.


Ex-prefeito de Turvo é multado por irregularidades na compra de merenda escolar




O Pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou procedente Representação interposta por Onézimo Ferreira, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Turvo. Na petição, foram apresentadas as conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pelo órgão legislativo para apurar irregularidades nas despesas com merenda escolar realizadas entre 2014 e 2015 por esse município da Região Central do Paraná.

Conforme o documento, houve discrepância entre os valores alegadamente utilizados pela prefeitura para aquele fim - conforme informado nas prestações de contas de 2013, 2014 e 2015 - e aqueles efetivamente despendidos; empenho, liquidação e pagamento de despesas estranhas a merenda escolar nessa rubrica; e aquisição de produtos alimentícios ausentes do cardápio nutricional da merenda oferecida aos estudantes.

Ao darem provimento às alegações apresentadas, os conselheiros aplicaram três multas ao ex-prefeito Nacir Agostinho Bruger (gestões 2005-2008 e 2013-2016), em função do igual número de ilegalidades apontadas. Ao todo, elas totalizam R$ 13.624,80.

As sanções administrativas estão previstas no artigo 87, inciso IV, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). Somadas, elas correspondem a 120 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Estado do Paraná (UPF-PR). O indexador, que tem atualização mensal, valia R$ 113,54 em junho, quando o processo foi julgado.

Em seu voto, o relator do processo, conselheiro Artagão de Mattos Leão, defendeu ainda o encaminhamento de cópia da decisão ao Ministério Público Estadual (MP-PR), a fim de que, tomando ciência dos fatos narrados nos autos, o órgão adote as medidas que entender cabíveis.

Os demais membros do órgão colegiado do TCE-PR acompanharam, de forma unânime, o voto do relator na sessão de plenário virtual nº 10/2021, concluída em 24 de junho. Não cabe mais recurso contra a decisão contida no Acórdão nº 1428/21 - Tribunal Pleno, que já transitou em julgado. A decisão foi publicada no dia 30 do mesmo mês, na edição nº 2.570 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC).

Fonte: TCE/PR

 


Ações de conscientização contra o feminicídio marcam dia contra o crime

 


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, marca o Dia Estadual do Combate ao Feminicídio, nesta quinta-feira, 22 de julho, com ações de conscientização contra esse crime. A data foi instituída por lei estadual sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em 2019, e que tem como objetivo incentivar e unificar ações de prevenção à violência contra a mulher.

Nesta quinta-feira começa uma campanha virtual nas redes sociais da Secretaria da Justiça, pelo Facebook e Instagram. Além disso, haverá mobilização em Curitiba, das 13h às 16h. O ônibus Lilás, unidade móvel que leva atendimento às mulheres, estará posicionado na Praça Osório, no início do calçadão da Rua XV. Serão distribuídos materiais informativos em defesa dos direitos da mulher, alertando contra todos os tipos de violência.

As ações são coordenadas pelo Departamento de Garantia dos Direitos da Mulher da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

Hoje, o Paraná tem canais de denúncias anônimas, como os telefones gratuitos 180 (nacional) e 181 (estadual), que permitem que outras pessoas também avisem a polícia sobre casos de violência contra a mulher. “Juntos, poder público e a sociedade precisam enfrentar esse problema tão grave que causa tristeza e sofrimento para a vítima e seus familiares”, disse o secretário Ney Leprevost.

A campanha virtual nas redes sociais da Secretaria tem como objetivo destacar a importância de denunciar qualquer violência contra as mulheres, seja ela física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, e esclarecer as pessoas que toda e qualquer agressão deve ser combatida.

Desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação Social da Secretaria da Justiça, a campanha vai destacar a importância e a gravidade do tema, com frases de sensibilização como: “a violência começa silenciosa e vai evoluindo de forma gradativa” e “ao menor sinal de agressão, denuncie, para que não se torne um feminicídio”.

PROTEÇÃO – Através do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho desenvolve ações na proteção e garantia dos direitos das mulheres e atua para combater qualquer tipo de violência. Um dos equipamentos é o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.

O Estado conta ainda com os Ônibus Lilás, unidades de atendimento itinerante que levam serviços de orientação, acolhimento e prevenção da violência aos municípios paranaenses.

Neste ano também foi instituído um grupo de trabalho para combater e acompanhar os casos de feminicídio no Paraná. Ele é liderado pelo Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher. “É mais uma força de trabalho para atuar no desenvolvimento de mecanismos e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher”, enfatizou o secretário Ney Leprevost.

O grupo de trabalho tem a participação das secretarias estaduais da Saúde e da Segurança Pública; Ministério Público; Tribunal de Justiça; Defensoria Pública; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR); Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-PR) e a Casa da Mulher Brasileira.





Bombeiros encontram dois corpos submersos no Rio Ivaí


Nesta quarta-feira (21), dois corpos, dos desaparecidos no Rio Ivaí, entre São João do Ivaí e Borrazópolis, no interior do Paraná, foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros. Haviam seis desaparecidos.

De acordo com as informações dos bombeiros, uma das vítimas foi encontrada próxima ao local da base de operações e a outra em uma outra região do rio.

Um dos corpos, que é um homem, foi identificado como Adalberto Fernandes, de 42 anos.

O CASO

Na último domingo (18), um barco virou na região do Salto Takaki, que fica no município de São João do Ivaí, noroeste do Paraná.

A Patrulha Ambiental do Porto Ubá, uma equipe da Marinha e os Bombeiros de Ivaiporã, com apoio aéreo, seguem tentando encontrar as pessoas desaparecidas. A embarcação estava com 9 pessoas no momento do naufrágio.

Das vítimas, três já foram localizadas com vida. Mas, agentes ainda atuam na região para buscar os outros seis desaparecidos.

Das seis pessoas que estão desaparecidas, três seriam moradoras de Ivaiporã, as outras de Maringá. Todas estavam em uma chácara para comemorar um aniversário e resolveram realizar um passeio pelo rio.

Os familiares que estavam na propriedade rural ligaram para os bombeiros no começo da noite de domingo (18), informando que o grupo tinha saído à tarde para passear de barco e ainda não tinha voltado.

Fonte: TN Online/Foto: Divulgação/Wellyngton Jhonis

Toda quarta tem Feira do Produtor na Praça de Turvo


Venha saborear os produtos da nossa terra. Toda quarta na Feira do Produtor Rural a partir das 13h00, você vai encontrar uma grande variedade de verduras, frutas, pães, bolos, bolachas, biscoitos e cerveja caseira. 
Além disso temos crepes, coxinhas e pastéis fritos na hora.



Homem morre em acidente envolvendo um Toyota e uma bicicleta na PR-522 em Imbituva


Na noite desta terça-feira (20), a Polícia Rodoviária deu atendimento de acidente rodoviário ás 19h00 do tipo colisão traseira na PR-522 km 018+600 no Município de Imbituva, envolvendo utilitário Toyota 4HW de Gorupa/SC conduzido por um homem de 62 anos, e o J.S 42 anos que no momento conduzia uma bicicleta vermelha.

Do acidente resultou em danos em ambos veículos e óbito no local do J.S, o qual foi recolhido pelo IML de Ponta Grossa.


Fonte: Repórter Kiko de Oliveira / Informações e imagens PRE



Publicidade