[Fechar]

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Vídeo mostra ladrões arrombando loja e furtando TVs e tapete em Turvo

 


Nesta quarta-feira (14), compareceu na Polícia Militar de Turvo o senhor Jadir, o qual informou de que é proprietário da Loja JN Móveis Planejados que fica as margens da PRC-466, e que durante a madrugada por volta das 3h16m, dois homens adentraram em sua loja arrombando a fechadura, furtaram duas TVs de 50 polegadas de marcas Sansung e Philips e um tapete na cor bege medindo 3m por 2m.

Relatou ainda que o estabelecimento possui câmeras de segurança e alarme, porém o alarme não tocou. Pelas imagens da câmera é possível ver que foi utilizado um veículo Ford Focus de cor prata no furto, porém não é possível ver a placa do veículo, que após o furto o veículo saiu na rodovia sentido município de Pitanga.





Paraná confirma mais um caso da variante delta



A Secretaria da Saúde do Paraná confirmou nesta quarta-feira (14) o oitavo caso da variante delta no Estado. Trata-se de uma mulher, de 46 anos, residente em São José dos Pinhais (2ª Regional de Saúde), na Região Metropolitana de Curitiba. Como os sete anteriores, este caso da variante B.1.617.2 também foi confirmado por sequenciamento genômico realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A mulher apresentou sintomas de Covid-19 em 15 de junho, realizou RT-PCR no dia 16 de junho, foi internada, mas não resistiu e foi a óbito no dia 18 de junho. Com esse novo caso, são quatro óbitos confirmados de contaminados pela variante. A Regional Metropolitana de Saúde fará uma investigação epidemiológica dos contatos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ainda não há transmissão comunitária porque os casos são isolados em cinco municípios diferentes. A confirmação acontece em paralelo ao trabalho de investigação epidemiológica da variante no Paraná, em parceria com o Ministério da Saúde. É possível que haja investigação também sobre São José dos Pinhais.

“Neste momento estamos realizando uma investigação ampliada e aprofundada no Estado para a avaliação do grau de transmissão da variante delta. É uma cepa considerada de atenção e por isso solicitamos o apoio do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (Episus), que tem equipes especializadas em investigações que exigem resposta rápida”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, o Estado tem um trabalho diário de vigilância, orientação e transparência sobre os casos confirmados. As recomendações para controle da contaminação, reforçou, seguem as mesmas. “Diante do cenário da Covid-19, ainda que estejamos avançando com a vacinação, precisamos manter as medidas preventivas como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, complementou Beto Preto.

CASOS – O primeiro caso confirmado da variante delta no Paraná foi em 2 de junho, em Apucarana, em uma mulher de 71 anos. Ela detectou a Covid-19 na segunda quinzena de abril, chegou a ser internada, mas teve alta no início de maio e está bem.

Na sequência, outros três casos envolveram pessoas do mesmo grupo familiar ou contatos próximos. O segundo confirmado foi em uma gestante, que teve contato com a filha do primeiro caso. Ela foi a óbito e o bebê, que teve resultado negativo para a Covid-19, está bem. O terceiro, um homem de 74 anos, marido do primeiro caso, também está bem. O quatro, ainda no mesmo “cluster”, foi do filho do primeiro caso, um homem de 58 anos. Ele morreu em meados de maio.

No dia 8 de julho foram confirmados outros três casos. Pela ordem: um homem de 60 anos em Francisco Beltrão, que teve alta e está bem; um homem de 28 anos em Mandaguari, que foi a óbito; e uma mulher de 59 anos de Rolândia, que está bem.

DADOS – Desde o começo da pandemia 676 amostras foram sequenciadas, sendo 422 confirmações para a variante P.1 (Gama, brasileira). Dessas, duas pacientes coletaram duas amostras em períodos diferentes, sendo constatado P.1 em ambas, portanto, foram contabilizadas apenas uma vez. Portanto, são considerados 420 casos.

O Estado tem confirmados, ainda, um caso de P.1.1 e quatro casos de P.1.2. Da variante B.1.1.7 (alpha - Reino Unido) são dez resultados. Os outros casos são de P.2, B.1.1.28, B.1.1.33, B.1, B.1.1.1, B.1.375, B.1.1, B.1.195, B.1.1.119, B.1.1.220, B.1.98, B.1.498, B.1.617.2, B.1.566, B.1.1.250, B.1.243, B.1.1.304, B.1.501, B.1.1.114, A e N.9.


Fonte: AEN

Paraná registra 3.507 novos casos e 196 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (14) mais 3.507 casos e 196 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.327.352 casos e 32.975 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (5), fevereiro (26), março (344), abril (54), maio (161), junho (391) e julho (2.526) de 2021.

INTERNADOS – De acordo com o informe, há 1.655 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. São 1.310 em leitos SUS (721 em UTIs e 589 em enfermarias) e 345 em leitos da rede particular (179 em UTIs e 166 em enfermarias).

Há outros 1.992 pacientes internados, 902 em leitos de UTI e 1.090 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 196 pacientes. São 98 mulheres e 98 homens, com idades que variam de 21 a 99 anos. Os óbitos ocorreram de 22 de março a 14 de julho de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (31), Londrina (13), São José dos Pinhais (10), Maringá (8), Ponta Grossa (8), Foz do Iguaçu (7), Araucária (6), Pinhais (6), Arapongas (5), Pato Branco (5), Telêmaco Borba (4), Almirante Tamandaré (3), Fazenda Rio Grande (3), Paranaguá (3), Apucarana (2), Arapoti (2), Cambé (2), Campo Mourão (2), Francisco Beltrão (2), Jaguariaíva (2), Paiçandu (2), Paranavaí (2), Piraquara (2), e Umuarama (2).

O boletim registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Ampére, Balsa Nova, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Califórnia, Cambará, Campo Largo, Cascavel, Cidade Gaúcha, Colombo, Corbélia, Cruzeiro do Oeste, Diamante d'Oeste, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Formosa do Oeste, Guarapuava, Ibaiti, Ibema, Ibiporã, Icaraíma, Iporã, Iretama, Itapejara d'Oeste, Ivatuba, Jaboti, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Jataizinho, Juranda, Kaloré, Lapa, Laranjeiras do Sul, Lidianópolis, Mamborê, Mandaguari, Mandaguaçu, Marechal Cândido Rondon, Marumbi, Medianeira, Moreira Sales, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Pinhalão, Piraí do Sul, Porecatu, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Reserva, Rio Branco do Sul, Rolândia, Roncador, Rondon, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, Sarandi, Sengés, Siqueira Campos, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Turvo e Ubiratã.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento soma 7.001 casos de não residentes no Estado – 185 pessoas foram a óbito.

Ofertas Peso Pesado Suprema Supermercado de Turvo

 


Prefeitura de Turvo abre novo Processo Seletivo Simplificado - PSS

A Prefeitura Municipal de Turvo abre na próxima segunda-feira (19), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de profissionais para atuação nas Secretarias Municipais de Saúde, e de Família e Desenvolvimento Social.

O PSS busca preencher 04 vagas. Das quais, serão 01 vaga na função de Auxiliar Administrativo; 01 vaga para Psicólogo(a); e 02 vagas para Auxiliar de Consultório Dentário. 

Para efeito de inscrição o candidato que concorrerá a vaga de Auxiliar Administrativo, deverá ter o ensino médio completo e o curso básico de informática, para o cargo de Psicólogo, será necessário o ensino superior completo no curso de psicologia, e o registro no Conselho Regional de Psicologia, e para o cargo de Auxiliar de Consultório Dentário, o candidato deverá ter o ensino médio completo e o curso de auxiliar dentário registrado no órgão de classe ou superior.

As inscrições serão realizadas do dia 19 a 23 de julho de 2021, das 08h30 às 12h, e das 13h às 17h, pessoalmente na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, na sede da Prefeitura Municipal de Turvo. O candidato deverá portar todas as cópias dos documentos necessários, bem como os certificados no ato da inscrição.

No dia 26 de julho de 2021, as inscrições homologadas serão publicadas via edital. Já no dia 02 de agosto de 2021, será divulgado o edital com a classificação final dos candidatos. A divulgação ocorre no mural da Prefeitura, no Diário Oficial e no site da Prefeitura Municipal de Turvo: www.turvo.pr.gov.br.

Ministério da Saúde confirma que Paraná vai receber mais 235,5 mil vacinas contra a Covid-19


O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (14) que o Paraná vai receber nos próximos dias mais 235.500 vacinas contra a Covid-19. O lote é formado exclusivamente pelo imunizante Covishield, produzido pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e dará continuidade à vacinação da população geral com a primeira dose (D1). O governo federal ainda não confirmou a data da distribuição.

O conjunto é composto por 166.951 doses para adultos com mais de 18 anos e 45 mil doses exclusivas para moradores de quatro cidades da região de fronteira com Paraguai e Argentina – Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. O restante é separado para a reserva técnica.

A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é que o lote da fronteira seja complementado com mais 45 mil vacinas nos próximos dias, totalizando as 90 mil anunciadas.

Assim que chegarem ao Estado, os imunizantes serão recebidos e separados pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para serem distribuídos rapidamente entre as 22 Regionais de Saúde.

Até o momento, o Ministério da Saúde já entregou ao Estado cerca de 8,3 milhões de imunizantes, sendo que 6.643.645 doses já foram aplicadas nos paranaenses – outra parte está reservada para a segunda dose dos grupos já iniciados.

De acordo com o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), foram aplicadas 4.972.289 primeiras doses e 1.671.356 pessoas já estão completamente imunizadas com a segunda ou com a dose única.

Esta última remessa do Ministério conta com um montante de 4.006.500 doses para os estados, todas da AstraZeneca/Focruz. A pasta entregou, em todo o País, 147.335.318 doses, sendo que 110 milhões de pessoas já receberam pelo menos uma primeira dose de imunizante.

CALENDÁRIO – Segundo levantamento da Secretaria da Saúde, três em cada quatro cidades paranaenses já estão vacinando a população da faixa dos 40 anos contra a Covid-19. O calendário de vacinação estima que as pessoas com essa idade devem receber pelo menos a primeira dose ou a dose única até 18 de julho. O restante da população adulta será imunizada até o final de setembro.

INSUMOS – Além das novas vacinas, o Ministério da Saúde vai encaminhar mais 38.700 seringas de 1 ml, 38.700 agulhas 22 g e 245.200 seringas de 3 ml já com agulha própria ao Paraná.

PM e MPPR deflagram operação contra esquema criminoso de contrabando e prendem 14 policiais


A Polícia Militar, por meio da sua Corregedoria-Geral e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), juntamente com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpriram nesta quarta-feira (14) 15 mandados de prisão preventiva, 54 de busca e apreensão e 27 medidas cautelares de suspensão do exercício da função em 18 cidades do Noroeste e Oeste.

A operação Força e Honra foi deflagrada com base em investigações feitas pela Corregedoria da PM, em conjunto com o núcleo de Umuarama do Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria) e com o núcleo do Gaeco em Cascavel, sobre crimes envolvendo militares estaduais do BPRv.

Até às 11h30, o balanço parcial apontava 14 policiais militares e um empresário presos, e R$ 130 mil em dinheiro, oito tabletes de maconha, cocaína e haxixe apreendidos.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, alguns militares estaduais foram abordados no momento em que assumiam ou saíam de serviço nesta quarta-feira, e com alguns deles havia dinheiro em espécie. “Bens ainda estão sendo apreendidos. Esse grupo era focado no favorecimento ao contrabando e ao descaminho no Oeste e Noroeste. Sabemos que grande parte do nosso lado efetivo é composto por excelentes policiais, mas essa operação visa valorizar os bons profissionais e proporcionar à população um melhor atendimento", disse.

Ele destacou que haverá responsabilização dos militares estaduais que foram presos. "Todo o material apreendido será periciado, os policiais militares presos serão encaminhados a um quartel da Polícia Militar, onde serão submetidos ao procedimento administrativo para apuração dos fatos, com direito à ampla defesa e ao contraditório", disse

De acordo com o Ministério Público, há informações de que os policiais receberam propina para liberar a passagem de veículos com materiais contrabandeados e drogas. São apuradas denúncias sobre a prática dos crimes de concussão, corrupção passiva, peculato, prevaricação, falsidade ideológica, lavagem de ativos e eventual receptação. Ainda segundo as apurações, havia apropriação de mercadorias contrabandeados na falta do pagamento da propina, as quais seriam revendidas em comércios de eletrônicos e outros segmentos.

Segundo a promotora Juliana Stofella Costa, durante o curso das investigações foi constatado que os militares estaduais tinham movimentação financeira que não condizia com o salário que recebiam. “Contabilizamos uma renda de aproximadamente R$ 6 milhões movimentados pelos suspeitos”, disse.

As equipes policiais cumprem mandados de busca e apreensão em residências de 36 policiais, em quatro unidades do BPRv (Maringá, Iporã, Cruzeiro do Oeste e Cianorte), em seis residências de empresários e oito empresas. As ações ocorreram em Maringá, Cruzeiro do Oeste, Umuarama, Goioerê, Campo Mourão, Paranavaí, Maria Helena, Doutor Camargo, Mandaguari, Tamboara, Nova Esperança, Uniflor, Jussara, Mandaguaçu, Marialva, Guaíra, Cianorte e Iporã.

ESQUEMA – De acordo com o subcomandante-geral da PM, Coronel Rui Noé Barroso Torres, o esquema facilitava a passagem de produtos oriundos do Paraguai naquela região. “Entre as ações desenvolvidas pela Polícia Militar, esta operação visa fazer uma assepsia no sistema. Temos o objetivo de tirar da nossa tropa policiais que apresentam esse desvio. A PM não compactua com esse tipo de conduta e sempre buscará pelo trabalho honesto e dentro da legalidade”, enfatizou o coronel.

O promotor do Gepatria, Diogo de Araújo Lima, agradeceu o apoio da Polícia Militar em toda a operação. "Tivemos desde o início dos trabalhos o apoio da PM, demonstrando total transparência e que a corporação não compactua com qualquer uma das irregularidades constatadas. Sem essa integração não teríamos alcançado esse resultado", destacou.

APREENSÕES – Até às 11h30 foram apreendidos, além do dinheiro e das drogas, cerca de R$ 100 mil em penus contrabandeados, uma espingarda de calibre .12, uma carabina de calibre .22, cerca de 100 munições de calibre .40, documentos, coletes balísticos, armas de fogo, munições, equipamentos eletrônicos, celulares e veículos.

COLETIVA – Também participaram da coletiva de apresentação da operação o corregedor-geral da PM, coronel Dorian Cavalheiro Nunes; o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel Wellington Joserli Selmer; e o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), major Paulo Renato Aparecido Siloto.

Fonte: AEN

Grave acidente envolve três veículos na PRC-466


Um homem (33 anos) ficou ferido na manhã desta quarta-feira (14), por volta das 8h10, após um grave acidente na PR 466, entre os municípios de Pitanga e Manoel Ribas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu três veículos: uma Ford/F1000 (com placas de Pitanga), uma Fiat/Strada e uma carreta (com placas de Santa Catarina).

O condutor da F100 teve ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo de Pitanga; já os outros motoristas saíram ilesos.


Fonte: jornalista Lucas Herdt/NH Notícias

Polícia Militar recupera gado furtado em Pitanga


No dia 13 de julho, por volta das 20h30min, uma equipe da Rotam da 3ª Cia/PM de Pitanga, recebeu denúncia que dois homens moradores das Localidades de Cabeceira da Barra e Barreiro Grande, Zona Rural de Pitanga, teriam furtado 05 cabeças de gado de propriedades daquela região e que estariam carregando duas cabeças de gado em uma caminhonete tipo F100, cor amarela. 

De posse das informações a equipe deslocou até a PRC 239, área Rural, localizou e abordou a caminhonete, identificando o condutor de 23 anos e passageiro e 18 anos. 

A equipe policial já tinha informações que o dono da caminhonete é um homem conhecido, morador do município de Nova Tebas, o qual é integrante da quadrilha. Na carroceria boiadeira da caminhonete, foi localizado duas cabeças de gado furtadas e foram reconhecidas pelo caseiro de uma fazenda da localidade de Barreiro Grande. Os indivíduos abordados disseram trabalhar para o proprietário da camionete e que o gado seria levado para o sítio do mesmo no município de Nova Tebas-PR. 

Realizadas diligências a fim de encontrar o indivíduo, porém ainda não foi localizado. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos abordados e conduzidos até a 45ª D.R.P., juntamente com os animais recuperados e a caminhonete apreendida, para providências.


Fonte: PM

Caminhonete F-1000 é furtada em Palmital


Uma caminhonete F-1000, de cor branca, foi furtada na Rua XV de Novembro, em Palmital, na madrugada desta quarta-feira (14).

De acordo com informações repassadas a redação do Portal Douglas Souza, o veículo, placas JLG5B92, pertence à Elisson de Almeida Gonçalves, conhecido como "Borracha" da Borracharia.

Caso alguém tenha visto a caminhonete, ou tenha alguma informação concreta de onde possa estar, deve entrar em contato com a Polícia Militar através do 190 ou (42) 9 9119-0190.

Publicidade