[Fechar]

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Turvo registra mais 15 casos de Covid-19

 


Covid-19 - Clima tenso no Hospital Bom Pastor de Turvo

Uma foto que circula nas redes sociais na noite desta quinta-feira (03), deixou os turvenses ainda mais assustados com a realidade de casos de Covid-19, em Turvo.

Na foto aparece várias ambulâncias, e as informações que são repassadas nos grupos redes sociais é que seriam transferências de pacientes para outros hospitais.

O Blog do Elói buscou informações concretas, e a realidade é que o hospital está com superlotação nos leitos de enfermaria para casos com Covid-19 e nos hospitais da região também não há vagas.

O movimento das ambulâncias são de pessoas que estão com Covid e a secretaria de saúde leva até ao hospital para consultar, ou receber alguma medicação e retornam para suas casas.

 

Paraná registra 5.079 novos casos e 121 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (03) mais 5.079 casos confirmados e 121 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.102.179 casos confirmados e 26.762 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (143), fevereiro (14), março (29), abril (56), maio (1.396) e junho (3.427) e dos seguintes meses de 2020: junho (1), julho (2), setembro (3), outubro (2), novembro (3) e dezembro (3).

INTERNADOS – O informe relata que 2.962 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.268 pacientes em leitos SUS (989 em UTI e 1.279 em enfermaria) e 694 em leitos da rede particular (360 em UTI e 334 em enfermaria).

Há outros 3.065 pacientes internados, 1.131 em leitos UTI e 1.934 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 121 pacientes. São 56 mulheres e 65 homens, com idades que variam de 21 a 93 anos. Os óbitos ocorreram de 4 de maio a 03 de junho de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (19), Londrina (13), Telêmaco Borba (6), General Carneiro (4), São José dos Pinhais (4), Campo Mourão (3), Castro (3), Goioerê (3), Guarapuava (3), Marialva (3), Paranavaí (3), Sarandi (3), Agudos do Sul (2), Almirante Tamandaré (2), Araucária (2), Campo Largo (2), Cidade Gaúcha (2), Itaperuçu (2), Joaquim Távora (2), Maringá (2), Paraíso do Norte (2), Pinhais (2), Ponta Grossa (2) e Umuarama (2).

A Secretaria da Saúde registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos municípios de Amaporã, Arapongas, Araruna, Bandeirantes, Borrazópolis, Califórnia, Campina da Lagoa, Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guaíra, Ibaiti, Jaguariaíva, Kaloré, Matelândia, Medianeira, Ouro Verde do Oeste, Paiçandu, Pato Branco, Pinhão, Pranchita, Quedas do Iguaçu, Reserva, São Carlos do Ivaí, São João, Tapira, Toledo, União da Vitória e Xambrê.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.947 casos de residentes de fora, sendo que 154 pessoas foram a óbito.

Bebê de 16 dias falece de Covid-19 em Pitanga






Horário de atendimento do Suprema Supermercado de Turvo

 










União de forças permitirá ao Paraná vencer no mercado de proteína de origem animal


Como aproveitar as oportunidades que se oferecem para ampliar o mercado das proteínas de origem animal do Paraná após a certificação de área livre da febre aftosa sem vacinação e de livre da peste suína clássica autônoma. O tema reuniu dezenas de dirigentes de entidades, servidores públicos, deputados e produtores na tarde de quarta-feira (02), em um evento pela internet.

“Caminhamos juntos até agora para superar um trauma histórico, superar uma enfermidade importante no comércio mundial e nosso desafio é caminhar juntos daqui para frente”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

Segundo ele, há duas vias a serem percorridas. A primeira tem em vista aprofundar estratégias de manutenção do status e a segunda, aproveitar, de forma inteligente, todas as oportunidades que se abrirem. “Temos de entender os protocolos sanitários e técnicos comerciais de cada país, para aproximar ainda mais os potenciais exportadores e ter abordagem mais qualificada no mundo”, disse.

Ele salientou que os certificados melhoram o posicionamento paranaense em toda a cadeia de proteína de origem animal, que o Estado já lidera, e também destacou dezenas de empreendimentos em construção ou que estão anunciados. Em frangos, a produção hoje é de 2 bilhões de cabeças e deve ampliar imediatamente para 2,2 bilhões.

O vice-governador Darci Piana ressaltou a importância do reconhecimento da qualidade das proteínas produzidas no Paraná. “Podemos participar do mercado internacional, principalmente vender para países que compram carne selecionada e que têm condições de pagar preços melhores, afetando diretamente o nosso lucro, a participação no mercado e o crescimento do setor agropecuário no Estado do Paraná”, afirmou.

FAZER NEGÓCIOS - Na suinocultura, são 10 milhões de cabeças anuais, com possibilidade de chegar a 18 milhões em cinco anos. A produção de peixes, que o Paraná lidera, pode aumentar entre 15% a 20% ao ano. O Estado prevê, ainda, crescer em carne bovina, produção ainda pequena, e se qualificar na cadeia de lácteos.

“Todos trabalhamos para obter o certificado não apenas para enfeitar as paredes, mas para fazer negócios, produzir mais, vender mais para o mundo, trazer recursos para o Brasil e melhorar os preços para os produtores”, disse o secretário da Agricultura.

O presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette, fez um apelo para que cada um dos órgãos tenha atenção, sobretudo, na vigilância, fiscalização e prospecção de mercado. “Temos adidos agrícolas nas embaixadas e temos de colocar para nos ajudar a abrir mais mercado”, disse. “Nós assumimos compromisso de continuar produzindo dentro dos padrões que o mercado internacional exige.”

DIFICULDADES - Um bom planejamento e produção de carne de primeiríssima qualidade são necessários para que as oportunidades possam ser devidamente aproveitadas, alertou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Temos de ter consciência de que não existe espaço vazio, tudo o que formos conquistar vai ser a duras penas, inclusive deslocando alguns concorrentes”, afirmou.

Qualidade também foi salientada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep), Marcos Brambilla. “Uma série de desafios virão, vai ser natural enfrentar isso, mas temos muita confiança nas instituições e no profissionalismo das pessoas”, destacou.

Tarcísio Kroetz, que representou a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e várias entidades da indústria de proteína animal, reconheceu que há fortes concorrentes no mercado internacional. “Mas o Paraná acabará vencendo mais uma vez e continuará sendo o maior exportador de frango do Brasil, que é o maior exportador de frango do mundo”, acentuou.

ALICERCES - No evento, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Geraldo de Moraes, apresentou um histórico de ações para garantir que todo o País esteja livre da peste suína clássica e alcance o status de livre de febre aftosa sem vacinação. “O Paraná teve esta conquista, mas esperamos que não perca a visão de País, contamos com a participação para a gente avançar em termos de Brasil”, pediu.

GARANTIA - O secretário Norberto Ortigara reafirmou que o Paraná vai participar desse esforço nacional de garantia de sanidade animal. O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, também confirmou essa posição. “Precisamos manter a união para manter o status”, apelou. Segundo ele, o apelo envolve também a União, visto que um dos problemas sérios está na fronteira entre Brasil e Argentina, onde a atuação da Polícia Federal é determinante.

O gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, destacou a necessidade de todos estarem atentos a três importantes alicerces para a manutenção do certificado: vigilância sanitária, controle de trânsito animal e cadastro do rebanho. “Também precisa da participação da sociedade, dos conselhos municipais de sanidade, de veterinários da iniciativa privada e tem de trazer o produtor para junto da Adapar”, propôs.

Polícia Civil apreende adolescente que estaria planejando e orientando ataques a escolas


A Polícia Civil do Paraná (PCPR) apreendeu um adolescente suspeito de estar planejando e orientando ataques a escolas. A captura ocorreu na quarta-feira (2), em Palmas, na região Sudoeste do Paraná.

A PCPR chegou até o jovem após receber um relatório da Homeland Security Investigations, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, no início da semana, informando que o usuário da internet estaria praticando os atos.

Durante a ação, os policiais cumpriram buscas na residência do indivíduo, onde foi apreendido computador, celular e equipamentos de armazenamento. O jovem foi apreendido e encaminhado à delegacia da PCPR.

INVESTIGAÇÕES - A PCPR verificou que o adolescente estaria dando orientações sobre ataques em escolas. Em uma das conversas, ainda foi apurado que o jovem estaria dando instruções a outro adolescente sobre como matar a própria mãe.

Durante o depoimento à PCPR, o adolescente informou ainda que seria um líder e que as pessoas o procuravam para que ele desse as instruções.

O menino ainda tinha fotos impressas do autor do massacre de Suzano, em São Paulo, ocorrido em uma escola no dia 13 de março de 2019. Na ocasião, nove pessoas foram mortas.

Fonte: AEN

Policial militar de Prudentópolis morre em acidente na BR-373



Uma colisão frontal entre um carro e um caminhão deixou uma vítima fatal na manhã desta quinta feira (03 de junho) na BR 373, em Ipiranga.

O acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por volta das07h30. A colisão envolveu um caminhão e um GM Onix. O motorista do veículo, identificado como o cabo PM da 5°CIA BPRV, Willian Ricardo Sanches, morador de Prudentópolis, ficou preso às ferragens e morreu no local.

Um terceiro veículo se envolveu no acidente, porém somente passou por cima dos destroços e provocou danos superficiais. Após a colisão o caminhão saiu da pista. O motorista não se feriu.

De acordo com a PRF, havia muita neblina no local no horário do acidente, deixando a rodovia com pouca visibilidade.

O corpo de Willian Sanches foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IM) de Ponta Grossa, de onde será liberado para velório e sepultamento.





Com Gmais Notícias

Enfermeira é agredida com soco no Posto de Saúde de Laranjal


Por volta das 15h00 desta quarta-feira (02), a equipe policial de Laranjal deslocou até o posto de saúde, onde segundo relato que um masculino estava ameaçando os enfermeiros.

No local o suspeito de camiseta branca saiu correndo do interior do posto onde segundo os agentes, este havia agredido uma enfermeira com um soco. Sendo que foi este ao notar a presença da equipe policial evadiu por dentro de propriedades sendo alcançado, o qual resistiu à prisão.

Sendo que durante a ação, este veio sofrer lesões nos braços e pernas. O qual após ser contido foi algemado para segurança da equipe, sendo que este começou a chutar e bater com a cabeça no interior da viatura vindo a causar lesões em sua face.

Diante dos fatos, a vítima e o agressor foram conduzidas até 44ª delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.

Fonte: PM



Publicidade