[Fechar]

terça-feira, 1 de junho de 2021

Boa Ventura de São Roque chega a 630 casos confirmados de Covid-19

 


Paraná registra 5.216 novos casos e 208 óbitos pela Covid-19


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (01) mais 5.216 casos e 208 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.092.812 casos e 26.480 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (11), fevereiro (2), março (42), abril (76), maio (5.011) e junho (25) e dos seguintes meses de 2020: agosto (5), setembro (1) novembro (1) e dezembro (42).

INTERNADOS – O informe relata que 2.902 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 2.250 em leitos SUS (974 em UTIs e 1.276 em enfermarias) e 652 em leitos da rede particular (357 em UTIs e 295 em enfermarias).

Há outros 3.046 pacientes internados, 1.122 em leitos UTI e 1.924 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 208 pacientes. São 82 mulheres e 126 homens, com idades que variam de 14 a 98 anos. Os óbitos ocorreram de 15 de dezembro de 2020 a 01 de junho de 2021.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (23), Foz do Iguaçu (17), Telêmaco Borba (12), São José dos Pinhais (9), Londrina (8), Ponta Grossa (8), Cambé (7), Pinhais (6), Francisco Beltrão (5), Maringá (5), Pato Branco (5), Terra Boa (5), Arapongas (4), Araucária (3), Bandeirantes (3), Castro (3), Palmeira (3), Arapoti (2), Cafelândia (2), Califórnia (2), Colombo (2), Flórida (2), Guarapuava (2), Guaratuba (2), Ivaiporã (2), Mandaguaçu (2), Palmital (2), Prudentópolis (2), Rebouças (2), Rolândia (2), Sertanópolis (2), Tibagi (2) e União da Vitória (2).

O informe registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes munícipios: Antonina, Apucarana, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Barbosa Ferraz, Barracão, Campina Grande do Sul, Campina do Simão, Campo Mourão, Capitão Leônidas Marques, Cianorte, Colorado, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Engenheiro Beltrão, Espigão Alto do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Grandes Rios, Guaraniaçu, Ibiporã, Imbaú, Irati, Itaperuçu, Ivaí, Jacarezinho, Mandaguari, Mangueirinha, Matelândia, Moreira Sales, Nova Tebas, Ouro Verde do Oeste, Palmas, Paranacity, Paranaguá, Pinhão, Piraquara, Piraí do Sul, Pontal do Paraná, Porecatu, Santa Cecília do Pavão, Santa Cruz do Monte Castelo, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Sapopema, São João do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, Tapira, Toledo, Ubiratã e Ventania.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.913 casos e 151 óbitos de residentes de fora.

Campanha Junho Paraná sem Drogas terá mais de 30 atividades online


O Governo do Estado inicia nesta terça-feira (01) a campanha Junho Paraná sem Drogas, que dedica o mês a ações de conscientização, prevenção e tratamento ao uso de drogas e substâncias químicas. A campanha é realizada pela secretaria estadual da Segurança Pública, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre drogas do Paraná (Conesd), juntamente com o Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (Nepsd).

O objetivo principal é prevenir e combater o uso de drogas, principalmente pelos jovens e no âmbito da família. A edição 2021, assim como a do ano passado, será totalmente no formato online por causa da Covid-19. Haverá mais 30 lives para jovens e famílias ao longo do mês. Na palestra de abertura, que começa às 19 horas, será abordado o tema A família no cenário de drogas do Brasil. A solenidade começa meia hora antes da palestra e pode ser acompanhada pela página do Conesd no facebook.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a campanha Junho Paraná sem Drogas é um instrumento social necessário, podendo refletir positivamente daqui alguns anos.

“O trabalho do Conesd tem sido extremamente importante à sociedade nos últimos anos. Esta campanha é utilizada como estratégia para o desenvolvimento dos projetos da secretaria, pois trabalhando com a conscientização e prevenção do uso da droga agora, o resultado poderá nos ajudar depois, inclusive no combate ao tráfico de drogas”, completa.

O delegado e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do Paraná, Luiz Carlos Hauer, destaca a importância dos debates. “É uma informação a mais. Hoje tem muita desinformação0, que distorce o fenômeno das drogas. A campanha terá especialistas capacitados para informar a sociedade. Muito do que será falado, principalmente nesta questão do consumo, que aumentou na pandemia, é através de pesquisas científicas e não especulações”, completa.

O foco deste ano, informa o diretor do Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas do Paraná, Renato Bastos Figueiroa, é baseado nos temas que direcionam ao momento atual da pandemia, relacionados ao consumo de álcool, drogas e outros comportamentos abusivos.

“Nosso maior destaque é a família. Iremos divulgar todas as ações dos grupos de mútua ajuda que possuem serviços para a população aqui no Paraná e também dar um destaque em pesquisa, saúde e direitos humanos”, explicou Figueiroa. “A ideia sempre é construir um grande acervo digital que ficará à disposição para todos os paranaenses”, esclarece.

DENÚNCIA - Uma das principais ferramentas que a Segurança Pública do Paraná utiliza no combate ao tráfico de drogas, e que reflete na prevenção do uso destes ilícitos, é o 181 Disque Denúncia, pelo qual as pessoas podem denunciar as ações criminosas de forma anônima. Somente em 2020 este canal recebeu 20.326 relatos, os quais são repassados às forças da Segurança Pública para análise e medidas.

ABERTURA - Para solenidade de abertura da campanha, que acontece 30 minutos antes da palestra magna, serão debatidos assuntos pertinentes sobre o uso e o cenário atual no Brasil referente às drogas.

Estão convidadas autoridades dos três Poderes e representantes de órgãos e instituições voltadas á prevenção do uso de drogas.

Durante o mês as lives abordarão assuntos como A família no Cenário de Drogas do Brasil, Prevenção contra as drogas na Pandemia, Drogas lícitas e ilícitas, Vícios em tecnologias: prevenção e segurança, Comportamentos abusivos durante a pandemia.

Também serão divulgadas as obras vencedoras do IV concurso estadual de produção de material audiovisual sobre drogas (2020).

Os demais assuntos serão debatidos entre especialistas de políticas sobre droga, envolvendo representantes do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Polícia Civil do Paraná (PCPR), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Grupo Educacional Uninter, Secretaria de Estado da Saúde, Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Conesd), Núcleo Estadual de Política Sobre Drogas (Nepsd), Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Ponta Grossa (Comud) e outros órgãos.

As lives serão transmitidas pela página oficial do Conesd no Facebook e também, em palestras pontuais, como a da semana multidisciplinar “O consumo de álcool, drogas e outros comportamentos abusivos durante a pandemia”, que acontece de 7 a 11 de junho, pela página oficial da Uninter.

CONSELHO ESTADUAL - Além das polícias Militar e Civil e do Departamento Penitenciário do Paraná, também compõem o Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas as secretarias estaduais da Educação e do Esporte; da Justiça, Família e Trabalho, e da Saúde, o Ministério Público e o Núcleo Estadual de Políticas sobre Drogas.

Integram, ainda, o Conesd a Associação Comercial do Paraná (ACP); Conselho Regional de Psicologia (CRP); Conselho Regional de Serviço Social (Cress); Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação Paranaense de Comunidades Terapêuticas; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade Federal do Paraná e representantes de organizações não governamentais, com comprovado conhecimento em assuntos de substâncias psicoativas.

Fonte: AEN

Turvo registra mais 43 casos de Covid-19


Nesta terça-feira (01), a Secretaria Municipal de Saúde notificou 43 novos casos para a Covid-19 em nosso município. Contabilizando um total de 1975 casos positivos desde o início da pandemia.

São 269 casos ativos, que correspondem ao que possuem a capacidade de transmissão do vírus. Outras 58 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar. E doze pessoas estão internadas na enfermaria, o Hospital Bom Pastor informou ontem que esta com superlotação em leitos de enfermaria para casos de covid-19.

É importante que a população turvense redobre os cuidados de higienização e cumpra as medidas preventivas previstas no Decreto Municipal 62/2021.

Em casos de descumprimento das medidas preventivas, DENUNCIE! Para dúvidas e denúncias disponibilizamos o número (42) 9 9152-1917.


Fonte: Prefeitura de Turvo

Cresol entrega doações para o Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Regional de Guarapuava


Em mais uma ação de solidariedade, a Cresol Vale das Araucárias, representada por nosso Diretor Superintendente, Cleiton de Toni, e o Presidente, Nilceu Evanir Kempf, entregou uma doação em dinheiro ao Hospital São Vicente de Paulo, que será utilizado na compra de medicamentos para a instituição. A doação foi recebida pelo Provedor Huberto José Limberger, pelo Diretor Administrativo Nadir Martini e pelo Conselheiro Celso Fracaro.

O Hospital Regional de Guarapuava recebeu a doação de 5 televisores, que, de acordo com Juliana Prado, Supervisora da UTI, serão utilizados na Unidade de Terapia Intensiva para pacientes internados com covid-19 que precisam de melhores cuidados, mas que estão conscientes e acordados.

A Cresol sabe o valor do relacionamento e se preocupa em ajudar a comunidade. Como cooperativa, é nosso papel auxiliar e colaborar com o bem-estar das pessoas, o que desta vez foi feito por meio da ajuda às instituições que atendem milhares de pessoas de Guarapuava e toda a região mensalmente.


Fonte: Assessoria Cresol

Turvo vacina cerca de 28% da população contra covid-19

Apesar de estar vivendo um momento delicado em relação a pandemia advinda do covid-19, o município de Turvo tem lutado incansavelmente para combater o vírus. Nesta terça-feira (01), até as 09h52min, haviam sido vacinadas 3902 pessoas com a primeira dose do imunizante, e 1580 pessoas já receberam também a segunda dose, isso reflete em cerca de 28% da população turvense imunizada.

Os grupos já vacinados são: indígenas, idosos, profissionais de saúde, quilombolas, trabalhadores da educação e da assistência social e gestantes de alto risco. A vacinação no município segue o Plano Nacional e Estadual de Imunização, e também as orientações encaminhadas pela Secretária de Estado da Saúde na entrega de cada lote de vacinas.

Na última sexta-feira (28) o Município recebeu a informação que no sábado (29) estaria disponível a retirada do lote de imunizantes na 5ª Regional de Saúde, e tão prontamente a equipe da Secretaria Municipal de Saúde organizou a vacinação para este dia. Onde foram vacinados 382 pessoas, (255 na UBS Iracy de Campos e 127 na UBS Faxinal da Boa Vista).

Aguardamos a entrega de novo de lote de vacinas para dar continuidade na vacinação. Vacinas salvam vidas, e são o maior meio de combate ao covid-19.




Fonte e foto: Prefeitura de Turvo.

Aprovada a criação do eixo socioeconômico dos municípios produtores de pinhão


Nesta semana foi votado e aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, já em 2ª discussão, o Projeto de Lei nº 875/2019, de autoria do Deputado Estadual Rodrigo Estacho (PV), que institui no Estado do Paraná o eixo socioeconômico dos municípios produtores de pinhão. O projeto segue agora para a sanção do Governador Ratinho Jr.

O projeto tem como objetivo dar mais visibilidade aos municípios produtores de pinhão, especialmente aqueles de menor porte, além de facilitar a adesão desses municípios em programas governamentais e políticas públicas destinadas à exploração sustentável e correta do pinhão, inclusive com a obtenção de recursos públicos e a possibilidade de firmar parcerias e convênios com outros órgãos.

Segundo o projeto, vinte e um municípios compõe o eixo socioeconômico dos produtores de pinhão, sendo eles: Bituruna, Campo Largo, Clevelância, Coronel Domingos Soares, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Guamiranga, Guarapuava, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Mangueirinha, Palmas, Pinhão, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Teixeira Soares, Tijucas do Sul e Turvo.

Como o Estado do Paraná é o maior produtor de pinhão do mundo, o Deputado Rodrigo Estacho entende que é muito importante que o Estado desenvolva políticas públicas e aprove projetos que visem estimular a exploração responsável e sustentável do pinhão. Inclusive, a exploração do pinhão é uma grande aliada do setor produtivo, sendo responsável por uma significativa parcela da arrecadação de diversos municípios paranaenses.

Os números da produção paranaense de pinhão impressionam. Somente os vinte e um municípios que compõe o eixo socioeconômico do pinhão são responsáveis pela produção anual de mais de 2.300 toneladas de pinhão (aproximadamente 100 carretas completamente carregadas), sendo o município de Pinhão o campeão, com 400 toneladas ao ano, seguido dos municípios de Turvo e Guarapuava, cada um com cerca de 200 toneladas ao ano.


Fonte: Assessoria

Chuvas voltam de forma irregular no Paraná após abril mais seco da história


Depois do abril mais seco da série histórica, o mapa de chuvas do Paraná retomou o ciclo esperado em maio, com precipitações irregulares e pouco abaixo da média em boa parte dos municípios, marcas registradas do inverno paranaense. Nas 13 cidades analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a pedido da Agência Estadual de Notícias (AEN), a chuva acumulada no mês passado foi de 1.119,4 milímetros (mm) – 72,4% do previsto para o período (1.546 mm).

Ainda assim, o volume é 203% superior ao registrado em abril considerando o mesmo conjunto de cidades (369 mm). “Voltamos à tradicional irregularidade, na espera da entrada de uma frente fria que traga chuva. Aí vem uma massa de ar seco e bagunça tudo”, afirma o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen.

Ele explica que, em maio, a precipitação ficou mais concentrada nas partes Leste e Norte do Estado. Cidades como Curitiba, Guaratuba, Cambará, Londrina e Maringá conseguiram superar a média. Ponta Grossa ficou bem perto da marca. As regiões mais a Oeste, Sudoeste e Noroeste, porém, conviveram com dias mais secos. Em Cascavel, por exemplo, choveu apenas 18% do esperado – 27 mm ante uma expectativa de 150 mm.

“O período é tão irregular que algumas cidades só conseguiram atingir ou chegar perto da média com as chuvas do último fim de semana, como foram casos de Londrina e Maringá. A maior parte do mês foi de tempo seco”, destaca o meteorologista.

Como consequência da estiagem, o Governo do Estado decretou no mês passado nova situação de emergência hídrica na Região Metropolitana de Curitiba e no Sudoeste do Estado. O decreto 7.554/21 tem validade de 90 dias e é assinado um ano após medidas semelhantes terem sido adotadas para minimizar os impactos da crise hídrica, que se estende há pelo menos dois anos.

Na semana passada, por sua vez, o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico recomendou à Agência Nacional da Água (ANA) que seja reconhecida a situação de escassez hídrica na Bacia do Rio Paraná. Em nota, o Conselho informa que é crítica a situação hidrológica da bacia com estiagem prevista para os próximos meses.

No setor de abastecimento público, essa previsão também afeta a Região Sudoeste. Atualmente, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste estão com rodízio no sistema de abastecimento de água.

CAPITAL – O rodízio acompanha Curitiba desde o ano passado. Atualmente, de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o rodízio na capital segue a programação de 60 horas de fornecimento e 36 horas com suspensão.

Por isso, as chuvas de maio na capital, acima da média histórica, são um alento: 116 mm para uma expectativa de 83 mm (139,7% do previsto); em abril o volume foi de apenas 8,8 mm. “É uma boa notícia mesmo. Pode até demorar um pouco, mas quando chover que seja em grande volume”, diz Jacóbsen.

Nesta terça-feira (1), a média dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) é de 53,17%. Barragem Iraí (42,87%), Barragem Passaúna (55,21%), Barragem Piraquara 1 (62,76%) e Barragem Piraquara 2 (66,74%). Índice próximo ao do início do mês, de 54,08%.

PREVISÃO – Ainda de acordo com o Simepar, a expectativa é que em junho a precipitação também siga irregular, acompanhando o desempenho de maio. Ou seja, abaixo da média histórica na maior parte do Estado. “A tendência de entrada de frente fria, com possibilidade de chuva, é mais para domingo ou segunda-feira, dias 6 e 7”, destaca o meteorologista.

USO RACIONAL – A Sanepar mantém o alerta de economia de água pela população, orientando o uso prioritário para alimentação e higiene pessoal. As dicas são para reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes e se faz a barba. Deve-se acumular roupa e louça para lavar de uma só vez. A lavagem da calçada, quintal, carro e rega de jardim devem ser feitas com água reaproveitável e não potável.

Veja quanto choveu em maio nos 13 pontos do Paraná analisados pelo Simepar

CURITIBA

Maio 2021: 116 mm
Média do período: 83 mm
Porcentual: 139,7%

LONDRINA

Maio 2021: 142 mm
Média do período: 110 mm
Porcentual: 129%

MARINGÁ

Maio 2021: 132 mm
Média do período: 117 mm
Porcentual: 112,8%%

CASCAVEL

Maio 2021: 27 mm
Média do período: 150 mm
Porcentual: 18%

FOZ DO IGUAÇU

Maio 2021: 34,6 mm
Média do período: 110 mm
Porcentual: 31,4%

GUARAPUAVA

Maio 2021: 61,4 mm
Média do período: 131 mm
Porcentual: 46,8%

PONTA GROSSA

Maio 2021: 87,6 mm
Média do período: 92 mm
Porcentual: 95,2%

PATO BRANCO

Maio 2021: 44,6 mm
Média do período: 158 mm
Porcentual: 28,2%

CAMPO MOURÃO

Maio 2021: 68,6 mm
Média do período: 118 mm
Porcentual: 58,1%

GUARATUBA

Maio 2021: 177,2 mm
Média do período: 149 mm
Porcentual: 119%

PARANAVAÍ

Maio 2021: 84,8 mm
Média do período: 102 mm
Porcentual: 83,1%

UMUARAMA

Maio 2021: 44,4 mm
Média do período: 137 mm
Porcentual: 32,4%

CAMBARÁ

Maio 2021: 99,2 mm
Média do período: 89 mm
Porcentual: 111,4%

PARANÁ (13 CIDADES)

Maio 2021: 1.119,4 mm
Média do período: 1.546 mm
Porcentual: 72,4%.

Fonte e fotos: AEN


Documentos perdidos em Turvo

Foi perdido uma Nota de Produtor em nome de Silvio Wynnek, no trajeto da Cooperativa Coagrotur até o bairro Jardim Vitória.

Quem encontrou ou encontrar, favor entrar em contato pelo fone (42) 9 9914-5177.

Cooperativa paranaense prepara comercialização de pinhão pré-cozido, descascado e embalado a vácuo


A Cooperativa dos Produtores Familiares do Vale (Provale), de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná) prepara um novo produto para comercialização. Trata-se do pinhão descascado, pré cozido e embalado a vácuo.

Criada em 2016, a Provale atua com comércio atacadista de matérias-primas agrícolas. A cooperativa já realizou os primeiros testes de processamento para a comercialização do pinhão. O produto é uma novidade para quem aprecia essa semente, que é típica do Sul do Brasil e que pode ser consumida de diversas formas como cozido, assado ou como ingrediente para outros preparativos.

A colheita e a comercialização do produto são liberadas apenas entre abril e julho de cada ano. A lei foi criada para garantir que a semente não seja colhida ainda verde. Mas há quem goste de consumir o pinhão durante todo o ano, pois é um alimento que combina também com os meses de temperaturas mais elevadas. O novo processo permite que o permaneça armazenado por um período maior, fazendo que possa ser consumido até mesmo durante os meses mais quentes.

O produtor ganha tempo para comercializar o seu produto e o consumidor pode adquirir o pinhão durante, praticamente, o ano todo. De acordo com Avner Paes Gomes, engenheiro florestal do IDR-Paraná, a intenção do projeto não é competir com o mercado do pinhão in natura, mas sim garantir que o produto esteja disponível na versão a vácuo depois do período de safra.

O pinhão é uma semente da Araucária, árvore símbolo do Paraná que contribuiu de forma expressiva para o desenvolvimento do Estado em função da qualidade de sua madeira. E foi justamente a comercialização excessiva da madeira que fez com que a árvore entrasse em perigo de extinção.

O projeto para comercializar o pinhão processado deve colaborar, também, com a conservação da Araucária “A ideia é incentivar, não só a conservação das araucárias existentes, como também o cultivo de pomares para produção e comercialização de pinhão e assim aumentar o número de araucárias no Paraná”, explica Avner.

MAIS TESTES
- O pinhão na embalagem a vácuo ainda não pode ser encontrado nos mercados porque primeiro é necessário que outros testes sejam finalizados. Os próximos passos são os testes microbiológicos para analisar a contaminação do produto após ser processado e os testes de paladar para avaliar se há alteração no sabor e na textura após determinados períodos de armazenamento.

Estas análises serão realizadas em parceria com a Embrapa Florestas. De acordo com o Avner Gomes a previsão é de que os próximos testes comecem a ser realizados já no final desta safra, ou seja, no início do mês de agosto.

ATENDIMENTO - O IDR-Paraná atende diretamente cerca de 300 produtores de pinhão atualmente, com 100 mil mudas enxertadas plantadas nas propriedades rurais. O instituto trabalha na organização da cadeia produtiva, desde novas tecnologias de produção até o desenvolvimento de equipamentos para industrialização destinado a grupos de produtores, garantido melhores preços à produção e oferta contínua aos consumidores. São 150 técnicos e viveiristas, capacitados pelo IDR-Paraná, que trabalham para levar o conhecimento e apoio que os produtores precisam.

PRODUÇÃO E RENTABILIDADE - A rentabilidade com o mercado do pinhão é muito maior do que era com o mercado de madeiras das Araucárias. Dados do IDR-Paraná revelam que o produtor pode alcançar uma renda anual acima de R$ 5 mil por hectare, quando cultivado de forma semelhante à fruticultura. Em 2019 o Paraná produziu aproximadamente 4 mil toneladas de pinhão, que contribuíram com mais de R$ 15 milhões para o VBP (Valor Bruto da Produção Agropecuária) do Estado.

Fonte e fotos: AEN


Publicidade