[Fechar]

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Jovem morre atropelado na PRC-466, em Turvo



Por volta das 19h00 desta segunda-feira (24) aconteceu um atropelamento na PRC-466, (na entrada da Ibema), em Turvo.

Segundo informações, Lucas Garcia da Silva, de 26 anos foi atropelado por um veículo e morreu no local do acidente.

A Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Polícia Civil estiveram no local e as causas do acidente serão apuradas. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.

O velório será na Igreja do Faxinal dos Vidal (entrada da Ibema).

Em breve mais informações



Venha economizar na Terça Verde do Suprema Supermercado de Turvo

 


Guarapuava registra 5 mortes e 210 novos casos de Covid-19


Guarapuava registrou mais cinco mortes e 210 novos casos de Covid-19 nesta segunda feira (24 de maio). Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde e agora, desde o início da pandemia, o município acumula 392 óbitos e 17.841 casos confirmados. 

As mortes de hoje são de um homem de 58 anos, que teve os primeiros sintomas dia 12 de maio e faleceu no dia 19 de maio, na UPA Primavera; um homem de 61 anos, que teve os primeiros sintomas dia 03 de maio, foi internado dia 14 de maio e faleceu no dia 19 de maio; um homem de 50 anos, que teve os primeiros sintomas dia 30 de abril, foi internado dia 06 de maio e faleceu ontem (23); um homem de 64 anos, que teve os primeiros sintomas dia 29 de abril, foi internado dia 08 de maio e faleceu ontem (23); e uma mulher de, 69 anos que teve os primeiros sintomas dia 24 de abril, foi internado dia 26 de abril e faleceu no dia 12 de maio,em Curitiba.

Ainda de acordo com o Boletim Oficial, Guarapuava tem 801 casos ativos e 140 pessoas aguardam o resultado oficial do Laboratório Central do Estado (Lacen).

Turvo registra mais 24 casos de Covid-19 e 01 óbito

 


Nesta segunda-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde registrou 24 novos casos para a Covid-19. Contabilizando 1.721 casos em Turvo.

03 pessoas estão internadas na enfermaria.

São 173 casos ativos, que correspondem aqueles com potencial de transmissão do vírus. E outros 42 casos suspeitos, que aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.

Infelizmente foi registrado o 15° óbito. 


Paraná registra mais 1.675 casos de Covid-19 e 56 óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (24) mais 1.675 casos de Covid-19 e 56 mortes. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.056.568 casos e 25.418 mortes em decorrência da doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de maio (1.554), abril (71), março (42), fevereiro (1) e janeiro (3) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: agosto (2), outubro (1) e dezembro (1).

INTERNADOS – Há 2.818 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. São 2.203 em leitos SUS (984 em UTIs e 1.219 clínicos/enfermaria) e 616 em leitos da rede particular (309 em UTIs e 307 em clínicos/enfermaria).

Há outros 2.555 pacientes internados, 1.017 em UTIs e 1.538 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 56 pacientes. São 23 mulheres e 33 homens, com idades que variam de 24 a 84 anos. Os óbitos ocorreram de 24 de abril a 24 de maio de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Apucarana (22), Cascavel (5), Guarapuava (5), Pinhais (4) e Ponta Grossa (2). O informe registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Alto Paraná, Assis Chateaubriand, Cafelândia, Colombo, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbaú, Maringá, Matelândia, Medianeira, Palotina, Pato Branco, Piraí do Sul, Rebouças, Rolândia, Salto do Itararé, São José dos Pinhais e Terra Rica.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 5.833 casos e 145 óbitos de pessoas que não moram Estado.

Sicredi conecta jovens para inspirar movimentos de impacto positivo nas comunidades

Com o tema "Isso sou eu, isso somos nós", Summit Jovem reuniu virtualmente mais de mil participantes de diversos países propondo reflexões sobre humanidades. Evento contou com a participação do especialista em tendências Rohit Bhargava e a ativista Melati Wijsen


Evidenciar as habilidades humanas, conectando as individualidades com o aprendizado para um futuro mais sustentável e colaborativo. Essas foram algumas reflexões provocadas na edição 2021 do Summit Jovem, realizado em formato on-line nos dias 19 e 20 de maio. O evento promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ conectou mais de mil participantes, entre convidados e integrantes dos Comitês Jovens formados em 21 cooperativas de crédito nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Logo na abertura, o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, ressaltou a importância de conectar as novas gerações com o cooperativismo de crédito com o intuito de garantir sustentabilidade e a perenidade do modelo de negócio, que é uma alternativa ao Sistema Financeiro tradicional. “Nós somos integrantes de um movimento global conectado ao Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). Também fazemos parte do Pacto Global da ONU com princípios, objetivos e metas que vão além de 2030 e que estão interligados com os propósitos da nossa instituição financeira cooperativa para a construção de uma sociedade mais próspera”, afirmou.

Conduzido pela influencer e consultora de diversidade e inclusão Bielo Pereira, o primeiro dia de evento propôs uma reflexão sobre as características únicas do ser humano. O neurocientista Edgard Morya reforçou como o cérebro tem capacidades e habilidades complementares aos avanços tecnológicos e como essa diferença não possibilita uma substituição futura.

Em seguida, o psicólogo e escritor Alexandre Coimbra Cabral destacou a importância de conhecer e identificar as emoções para uma aprendizagem contínua, especialmente em momentos de transição como o gerado pela pandemia. “A compreensão de como a gente funciona é o começo de uma jornada de conhecimentos sobre nossas emoções”, analisou o especialista destacando também o processo de reunir os pensamentos (racionalidade) com as emoções.

Essa conexão e a consciência sobre emoções na busca pelo autoconhecimento também foram destaque na participação do sensei e faixa-preta de Jiu-Jitsu, Fernando Belatto. “A vida é nossa melhor amiga e os desafios são professores”, refletiu o especialista, que ainda propôs aos convidados práticas baseadas no método O-DGI, que alia noções de artes marciais, meditação na busca pelo desenvolvimento da inteligência emocional e espiritual.

Sentimentos e reflexões que se conectaram aos participantes também por meio de interações realizadas de maneira virtual com jovens de diversas cooperativas ligadas à Central Sicredi PR/SP/RJ.


Conhecimento humano e promoção do impacto positivo

Com as inspirações geradas a partir do conhecimento sobre as humanidades, o segundo dia do Summit Jovem buscou incentivar a realização de uma jornada de aprendizagem e reflexões sobre as possibilidades de iniciativas de impacto positivo em cada comunidade onde os jovens estão inseridos.

E, para incentivar um olhar diferente sobre o futuro e o pensamento para ações, o especialista em tendências e fundador da Non-Obvious Company, Rohit Bhargava, evidenciou como hábitos de observação, curiosidade e reflexão, além da curiosidade, são fundamentais para guiar um pensamento não óbvio, um olhar diferente para os negócios e a sociedade. “Para ser mais criativo é importante buscar mais informações, ler sobre assuntos variados e fora da sua área de atuação. É essencial descobrir temas diversos e exercitar um novo olhar”, afirmou o palestrante internacional.

O intercâmbio com experiências de outros países também foi proposto pelo evento com a participação de cooperativistas da Polônia, Colômbia e dos Estados Unidos. Inspirados pelo legado do WYCUP – World Council Young Credit Union People, os convidados contaram sobre iniciativas positivas que o cooperativismo de crédito vem desenvolvendo em outras partes do mundo.

Com a mediação de Manfred Dasenbrock e da embaixadora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, o momento de conversa ainda contou com a participação do diretor do WYCUP, Thomas Belekevich, que relembrou a viagem da comitiva internacional ao Brasil para conhecer o modelo desenvolvido pelo Sicredi, com o objetivo de engajar os jovens no cooperativismo. “Vocês inspiraram todos nós. Estamos pegando as lições aprendidas com o Sicredi para aplicar nas nossas comunidades por meio de várias cooperativas ao redor do mundo”, comentou.

O evento ainda contou com as falas inspiradoras de lideranças mundiais do cooperativismo como o Chair do WOCCU e presidente da Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito (NACSCU) da Polônia, Rafal Matusiak, o presidente da Federação Colombiana de Cooperativas de Poupança e Crédito e Financeiras (Fecolfin) e presidente da Cooperativa de Poupança e Crédito na Colômbia (Comultrasan), Jaime Chavez, a CEO da Royal Credit Union dos Estados Unidos, Jennifer McHugh, e o presidente e CEO da Unitus Community Credit Union também dos Estados Unidos, Steve Stapp.


Iniciativas de colaboração e engajamento jovem

As iniciativas de jovens cooperativistas do Sicredi também foram ressaltadas com a participação de integrantes da Jornada Jovem Intraempreendedora. A iniciativa foi desenvolvida pela Central Sicredi PR/SP/RJ com cerca de 150 integrantes dos Comitês e de forma colaborativa está fomentando projetos de impacto positivo nas comunidades. Com a mediação do diretor do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Heiko Spitzeck, os jovens apresentaram suas soluções em quatro áreas: educação cooperativista, projetos sociais, educação financeira e educação empreendedora.

Reforçando a importância do engajamento das novas gerações, visando às transformações positivas para o futuro, o evento foi finalizado com a participação da ativista da Indonésia Melati Wijsen, que contou um pouco da sua experiência na criação do Bye Bye Plastic Bags. O movimento foi criado quando a jovem tinha apenas 12 anos de idade, por meio da união de um objetivo em comum com a criação de um espaço colaborativo que resultou na conscientização sobre o lixo gerado por sacolas plásticas em Bali.

A jovem ativista encerrou sua participação com um chamado: "Encontre a sua paixão, o que você gosta de fazer e comece a mudança. Somos [jovens] 25% da população mundial, mas 100% do futuro. Então, vamos em frente”, declarou Melati. O desafio proposto foi reforçado pelo diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, que ao final do Summit Jovem 2021 encorajou os participantes a utilizarem suas aprendizagens para exercer o impacto positivo. “Com tanta inspiração podemos começar novas ações nas nossas casas, nas comunidades para que a gente consiga mudar o mundo voltados sempre para uma sociedade mais présppera”, finalizou.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Prefeito Jeronimo entrega respiradores ao Hospital Bom Pastor


A Prefeitura de Turvo comprou dois aparelhos respiradores e doou os equipamentos ao Hospital Bom Pastor. A entrega ocorreu na última sexta-feira (21).

Segundo o prefeito Jeronimo, os aparelhos foram adquiridos com recursos próprios e serão fundamentais no auxílio contra a luta da Covid-19.

Turvo registra a 15ª morte por complicações da Covid-19

 


Turvo registrou a 15ª morte por complicações da Covid-19 na noite deste domingo (23).

A vítima, Edinei Leal Moreira, de 46 anos estava internada no Hospital Bom Pastor de Turvo.

Edinei morava no bairro Jardim Vitória, e era esposa do senhor Itamar.

Não haverá velório e o sepultamento será nesta segunda-feira, em horário a ser designado.
Publicidade