[Fechar]

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Motorista de Turvo fica ferido após tombar carreta na PRC-466



Na noite desta quinta-feira (08), uma carreta tombou na PRC-466 na Serra da Marrequinha, em Pitanga.

Segundo informações, a carreta era conduzida pelo turvense Diego Cordeiro dos Santos, que sofreu ferimentos no pé e costela, sendo encaminhado para o hospital de Pitanga.

Acidente com morte é registrado na PRC-466, em Pitanga

 



Na tarde desta quinta-feira (08), um grave acidente envolvendo uma carreta e uma Chevrolet Blazer deixou uma pessoa morta e três feridos na PRC-466, em Pitanga.

Segundo informações, as vítimas estavam no veículo Blazer que vinha de Indaial/SC para um velório em Nova Tebas. Uma mulher morreu no local do acidente e duas crianças e um homem foram socorridas com ferimentos.



Em breve mais informações

Mais 08 casos de Covid-19 são registrados em Turvo


A Secretaria de Saúde de Turvo, nesta quinta-feira (8/4), registrou 8 novos casos de covid-19. Contabilizando um total de 1136 casos positivos em nosso município.

Oito pessoas encontram-se internadas, sendo quatro na UTI e quatro na enfermaria.

São 51 casos ativos, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. E 17 pessoas aguardam o resultado em isolamento domiciliar.

1066 casos estão recuperados.

É importante que a população turvense redobre os cuidados de higienização e medidas preventivas para evitar que o vírus se propague ainda mais em nosso município, prejudicando a saúde de quem amamos.

Em casos de descumprimento de isolamento social, DENUNCIE (fatos desse gênero são passíveis à multa).

Para dúvidas e denúncias disponibilizamos o número (42) 9 9152-1917.



Paraná registra mais 4.777 casos e 374 óbitos pela Covid-19


Mais 4.777 casos de Covid-19 e 374 mortes foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde em boletim emitido nesta quinta-feira (8). Os números são referentes a meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Paraná soma 868.567 casos confirmados e 18.375 óbitos desde o início da pandemia.

Os casos confirmados divulgados nesta quinta-feira são de abril (3.344), março (1.262), fevereiro (90) e janeiro (27) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: abril (2), maio (1), julho (4), agosto (2), setembro (5), outubro (4), novembro (14) e dezembro (22).

VACINA – A Secretaria da Saúde possui um vacinômetro atualizado em tempo real à medida que os municípios inserem o número de doses aplicadas no sistema.

INTERNADOS – O boletim relata que há 2.536 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados. São 2.031 em leitos SUS (976 em UTI e 1.055 em enfermaria) e 505 em leitos da rede particular (298 em UTI e 207 em enfermaria).

Há outras 2.551 pessoas internadas, 1.628 em UTI e 923 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Elas estão em leitos das redes pública e particular e são consideradas casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 374 pacientes. São 147 mulheres e 227 homens, com idades que variam de 26 a 99 anos. Os óbitos ocorreram de 4 de abril de 2020 a 8 de abril de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (75), Londrina (25), Campo Mourão (23), Colombo (16), Maringá (16), Santo Antônio da Platina (15), Piraquara (13), Ponta Grossa (12), Paranaguá (9), Laranjeiras do Sul (7), Cantagalo (6), Telêmaco Borba (6), Apucarana (5), Mandaguaçu (5), Almirante Tamandaré (4), Campo Largo (4), Francisco Beltrão (4), Tijucas do Sul (4), Umuarama (4), Cambé (3), Campina Grande do Sul (3), Cascavel (3), Foz do Iguaçu (3), Guarapuava (3), Pinhão (3), Rolândia (3), Santa Terezinha de Itaipu (3), Arapoti (2), Centenário do Sul (2), Fazenda Rio Grande (2), Guaíra (2), Ibiporã (2), Iguaraçu (2), Joaquim Távora (2), Lapa (2), Matelândia (2), Matinhos (2), Munhoz de Melo (2), Pato Branco (2), Pinhais (2), Pontal do Paraná (2), Quatiguá (2), Rio Branco do Sul (2), Santa Fé (2), São José dos Pinhais (2), Sarandi (2), Tibagi (2) e Toledo (2), .

A Secretaria da Saúde registra, ainda, a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Agudos do Sul, Ampére, Araucária, Bandeirantes, Barbosa Ferraz, Bela Vista do Paraíso, Campo Magro, Carambeí, Castro, Cerro Azul, Clevelândia, Colorado, Conselheiro Mairinck, Contenda, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Figueira, Floresta, Goioerê, Guapirama, Guaratuba, Icaraíma, Jacarezinho, Jaguariaíva, Juranda, Luiziana, Lupionópolis, Mandaguari, Mandirituba, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marialva, Marquinho, Nova Aurora, Nova Esperança, Nova Fátima, Ortigueira, Ouro Verde do Oeste, Palmas, Palmeira, Piên, Quitandinha, Rancho Alegre D'Oeste, Reserva, Rio Azul, Salto do Lontra, Santa Inês, São Jorge do Patrocínio, São Tomé, Tapejara, União da Vitória, Vera Cruz do Oeste, Verê e Wenceslau Braz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Saúde registra 5.405 casos de residentes de fora, sendo que 117 pessoas foram a óbito.

Com nova remessa, Paraná vai intensificar vacinação de domingo a domingo


O Paraná vai intensificar o processo de vacinação de domingo a domingo com a distribuição de um novo lote de imunizantes contra a Covid-19. As 242.050 doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde começam a chegar ainda nesta quinta-feira (8) nas 22 Regionais que formam o sistema público de saúde do Estado. O material será transportado do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, por meio de aeronaves e caminhões.

Essa é a 12ª remessa destinada ao Paraná pelo Governo Federal. É formada por 127.250 imunizantes da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 114.800 da Coronavac/Butantan. Com o lote, o Paraná recebeu até o momento 2.495.350 conjuntos vacinais.

“O pedido é para agilizar a distribuição. Queremos que os municípios aproveitem o fim de semana para vacinar o maior número possível de pessoas. Ficar sem vacina é sinal de que todas as doses foram aplicadas. Não queremos vacina no estoque. Queremos sim no braço dos paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Ele acompanhou nesta quinta-feira (08) a chegada do novo carregamento de imunizantes ao Cemepar. E voltou a pedir agilidade a todos os entes envolvidos com o processo. “Seja com a primeira ou com a segunda dose, precisamos vacinar o mais rapidamente possível. Usar tudo o que temos. Não é o momento de parar nem um dia sequer, usar esquema de guerra para vacinar”, disse.

A remessa da AstraZeneca está dividida em 70.338 para aplicar como primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e 50.868 como segunda dose para os trabalhadores de saúde imunizados em janeiro, quando o primeiro lote do medicamento chegou ao Paraná. O intervalo de aplicação desse imunizante é de três meses. Há, ainda, 5% (6.044 doses) separadas como reserva técnica, seguindo o protocolo do Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Ministério da Saúde. O conjunto integra um lote de 2.407.750 para todo o País.

Já as doses do Butantan estão divididas entre 25.040 para idosos de 65 a 69 anos e 2.277 para profissionais de segurança pública, ambas destinadas para a primeira aplicação. Outras 70.715 são para idosos entre 70 e 74 anos e 11.212 para trabalhadores da saúde, ambas como segunda dose, além da reserva técnica (5.556 doses). Elas são parte de um lote de 2.008.800 aplicações para todo o Brasil.

A inclusão das forças de segurança respeita a distribuição realizada pelo Ministério da Saúde. O grupo é considerado prioritário também pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.

“Precisamos destacar que a segunda dose é tão importante quanto a primeira. É ela que garante o fechamento do ciclo de imunização. Peço à população que acompanhe a caderneta de vacinação e entre em contato com o município para saber quando e onde tomar a segunda dose”, ressaltou Ratinho Junior.

NOVA REMESSA – Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto sinalizou que o Paraná deve receber uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 no começo da próxima semana. Ele reforçou que o planejamento é garantir a imunização de todas as pessoas com mais de 60 anos até o fim deste mês. “É o grupo que mais sofre com a doença, que mais fica internado e também vem a óbito. A nossa logística está pronta. Tão logo cheguem as vacinas, logo aplicaremos nos paranaenses”, disse.

VACINAÇÃO – Até o início da tarde desta quinta, de acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, 1.323.739 moradores do Estado haviam recebido pelo menos a primeira dose do imunizante, e 311.153 já completaram a imunização com a segunda. Em números gerais, Curitiba (239.685), Londrina (76.216), Maringá (53.158), Cascavel (40.815) e Ponta Grossa (34.566) foram os municípios que mais aplicaram a primeira dose.

Copel lança nova etapa do projeto para troca de eletrodomésticos


A Copel lança na próxima segunda-feira (12) mais uma etapa do projeto “Trocou, Economizou”, em parceria com a rede varejista Colombo. A ação oferece bônus acima de 40% na compra de um novo equipamento, desde que o cliente entregue em troca um eletrodoméstico similar antigo. O objetivo é promover a eficiência no consumo da energia, incentivada ainda pela troca de um conjunto de lâmpadas a cada compra feita.

Nesta rodada, serão disponibilizados para venda refrigeradores de uma e duas portas e o ar-condicionado split de 9 mil BTUs.

A venda é realizada na rede de lojas Colombo em todo o Paraná, mas também de modo remoto, pelo site http://www.colombo.com.br/copel e pelo telefone 0800 644 4114. É importante observar que o projeto trabalha com estoque limitado de produtos e as entregas são feitas em até 90 dias após a compra.

A varejista foi vencedora da licitação promovida pelo Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto prevê ainda uma última etapa futura, quando serão concedidos bônus para a compra de freezer e de mais uma cota de refrigeradores e ar-condicionado. Ao todo, são 23 mil eletrodomésticos e 25 mil kits de lâmpadas para venda avulsa.

Além disso, toda compra de eletrodoméstico deve ser acompanhada pela entrega de sete lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, que são trocadas por lâmpadas de led, mais eficientes e econômicas.

O material recolhido é destinado ao descarte ambientalmente correto, em um processo de logística reversa que permite o aproveitamento dos resíduos.

Na primeira etapa, em fevereiro, 7 mil refrigeradores foram comercializados em cerca de uma semana. De acordo com o presidente da companhia, Daniel Slaviero, o projeto impulsiona o uso consciente da energia. “Estamos estimulando a troca daqueles aparelhos que consomem mais energia. Isso garante economia para o cliente e contribui com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", explica.

A participação é aberta aos clientes adimplentes atendidos pela Copel – pessoa física ou jurídica. Os equipamentos antigos deverão ser entregues no momento da recepção do produto novo adquirido, e cada participante poderá comprar apenas um produto, em até duas categorias disponíveis.

O equipamento disponibilizado pelo cliente no ato da troca deve ser semelhante ao que está sendo comprado e ter pelo menos cinco anos de uso. No caso do ar-condicionado, serão aceitos apenas equipamentos de janela, para troca pelo modelo split.

Fonte: AEN

Morador de Tunas do Paraná põe CPF na nota e ganha prêmio de R$ 1 milhão


O programa Nota Paraná fez mais um milionário no Estado. Desta vez, o agraciado com o maior prêmio é um morador de Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele colocou o CPF na nota de suas compras e foi sorteado com R$ 1 milhão.

O programa é do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda. O sorteio de prêmios aconteceu na manhã desta quinta-feira (8). O segundo maior valor, de R$ 200 mil, foi para uma contribuinte de Entre Rios do Oeste, no Oeste do Paraná.

Além desses, foram sorteados 40 prêmios de R$ 10 mil e 40 mil prêmios de R$ 10. Ainda esta semana os vencedores serão notificados pela coordenação do programa e terão os valores depositados nas contas- correntes cadastradas.

Através dos sorteios, o programa distribui mensalmente R$ 4,2 milhões, sendo R$ 2 milhões entre consumidores que solicitam CPF na nota e R$ 2,2 milhões para entidades que cadastram o CNPJ ou recebem doações de notas fiscais. Outros R$ 800 mil serão sorteados entre os contribuintes que se credenciaram no Paraná Pay.

CRÉDITOS – Também nesta quinta-feira o Programa Nota Paraná liberou os créditos para os consumidores que solicitaram CPF na nota nas compras do mês de janeiro.

Em créditos, foram repassados no total R$ 19,6 milhões, sendo R$ 17,7 milhões para consumidores com CPF identificado e R$ 1,9 milhões para instituições com CNPJ informado.

Confira as 10 instituições premiadas com R$ 20 mil pelo Nota Paraná:

Santa Casa de Curitiba - Curitiba

Hospital Nossa Senhora das Graças - Apucarana

Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis - Prudentópolis

Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual - Ponta Grossa

Associação de Amparo aos Animais de Cruzeiro do Oeste Arca de Noé - Cruzeiro do Oeste

Associação Menonita de Assistência Social - Lapa

APAE de Pinhais - Pinhais

Pequeno Cotolengo do Paraná Dom Orione - Curitiba

APAE de Terra Boa - Terra Boa

Associação Casa Família Maria Porta do Céu - Foz do Iguaçu.

Cadáver de homem é encontrado em córrego em Guarapuava



No dia 07 de abril, por volta das 16h00min, uma equipe policial, deslocou até o bairro Dos Estados, para dar atendimento a uma situação de achado de cadáver no local supracitado. Onde foi repassado por um homem que teria encontrado um cadáver em um córrego próximo à sua residência. 

No local estava um corpo em decúbito ventral, sendo um homem trajando bermuda jeans, tênis preto e jaqueta azul. No local foram acionados os órgãos competentes e realizado o isolamento. 

O corpo não tinha nenhuma lesão aparente. Diante dos fatos o corpo foi recolhido e encaminhado ao IML de Guarapuava.

Fonte: PM

Jovem de 22 anos é encontrado morto em Guarapuava




Um jovem de 22 anos foi encontrado morto na noite dessa quarta feira (07 de abril) em Guarapuava.

O corpo de João Gabriel Santos foi encontrado por volta das 22h, na rua Coronel Saldanha, no bairro Santa Cruz, nas proximidades da linha férrea.

João Gabriel trabalhava na empresa Araupel e era morador da Concórdia.

A sua última postagem no Facebook foi por volta das 19h,onde ele deixa uma mensagem com tom de despedida “Adios.. fui me”.

O corpo de João Gabriel foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava, de onde será liberado para velório e sepultamento.


Publicidade