[Fechar]

sexta-feira, 5 de março de 2021

Boletim registra mais 5.650 casos de Covid-19 e 107 óbitos no Paraná



A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (5) 5.650 novos casos de Covid-19 e 107 óbitos pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 672.179 casos e 12.100 mortes em decorrência da doença.

Os casos divulgados nesta data são de março (4.974), fevereiro (581) e janeiro (41) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: maio (1), junho (1), julho (5), agosto (5), setembro (2), outubro (1), novembro (15) e dezembro (24).

VACINA – Até o final da manhã desta sexta-feira, o Paraná aplicou 455.608 doses da vacina contra a Covid-19 – 337.063 da primeira dose e 118.545 da segunda. Portanto, 337.063 pessoas já foram vacinadas no Estado. Até o momento, o Paraná recebeu 853 mil doses da vacina do Governo Federal.


INTERNADOS – Nesta sexta-feira (5) são 2.177 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 1.891 ocupam leitos SUS (799 UTI e 1.092 clínicos/enfermaria) e 286 da rede particular (116 UTI e 170 clínicos/enfermaria).

Há outros 2.066 pacientes internados, 729 em leitos UTI e 1.337 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 107 pacientes. São 52 mulheres e 55 homens com idades que variam de 14 a 95 anos. Oito óbitos ocorreram em 2020 e os demais entre 23 de dezembro e 05 de março de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (17), Maringá (16), Cascavel (8), Londrina (7), Almirante Tamandaré (5), Ponta Grossa (3), Ivaiporã (3), Foz do Iguaçu (3), Colombo (3), Paranavaí (2), Mariópolis (2), Itaperuçu (2), Ibiporã (2), Bela Vista do Paraíso (2) e Arapoti (2).

O informe registra também uma morte em cada um dos seguintes municípios: Adrianópolis, Alto Paraná, Ângulo, Cambé, Campo Largo, Castro, Céu Azul, Clevelândia, Coronel Vivida, Cruzmaltina, Figueira, Guaratuba, Matelândia, Miraselva, Palmeira, Palmital, Palotina, Pinhais, Santa Isabel do Oeste, Santa Lúcia, Santa Terezinha de Itaipu, São João do Caiuá, São Jorge D’Oeste, São José dos Pinhais, Sarandi, Sengés, Toledo, Três Barras do Paraná, Umuarama e União da Vitória.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde contabiliza 4.738 casos de pessoas que não moram no Paraná – 96 foram a óbito.





Governo autoriza retomada de atividades não essenciais e aulas a partir de quarta-feira


O Governo do Estado decidiu prorrogar por mais 48 horas a validade do Decreto 6.983/2021 com medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. O documento, que venceria às 5 horas de segunda-feira (08), será estendido até as 5 horas de quarta-feira (10). Após essa data, um novo texto (Decreto 7.020/2021) começa a vigorar, com duração de sete dias e término previsto para quarta-feira (17), também às 5 horas – ele pode ser prorrogado ou não, a depender do cenário da propagação da doença no Paraná.

“Não tenho medo de tomar decisões difíceis. Optamos por aquilo que é melhor para maioria da população paranaense neste momento. É a maior crise de saúde pública que atravessamos nos últimos 100 anos. O objetivo é não deixar ninguém para trás”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Com isso, até a próxima quarta-feira (10) segue em vigência, entre outras ações, a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Estado e a restrição de circulação das pessoas entre as 20 horas e 5 horas, excetuando profissionais e veículos em razão de serviços e atividades essenciais. O mesmo vale para a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais.

Restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos que comercializam refeições podem funcionar nos sistemas de delivery, drive-thru e take away (retirada no balcão), com respeito às normas para evitar a disseminação do coronavírus.

O Decreto 6.983/2021 segue com a suspensão das aulas presenciais em escolas estaduais públicas e privadas, inclusive nas entidades conveniadas com o Estado, cursos técnicos e em universidades públicas e privadas, na segunda (08) e na terça-feira (09).

“Prolongamos o atual decreto em vigor para ganhar mais dias com menor circulação de pessoas nas ruas. Claro, contando com o bom senso de todos”, explicou Ratinho Junior.

NOVO DECRETO – A partir das 5 horas da quarta-feira (10) começa a vigorar o Decreto 7.020/2021, com duração de sete dias. A peça jurídica traz mudanças importantes como forma de equilibrar as atividades sanitárias e econômicas, mantendo o foco no controle à circulação da doença no Estado.

O texto mantém a restrição de circulação nos fins de noite e madrugada, com o horário entre 20 horas e 5 horas. Segue proibida também a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no mesmo recorte de tempo atual, das 20h às 5h.

Determina também a suspensão dos serviços e atividades não essenciais em todo o território nos finais de semana, como medida obrigatória de enfrentamento da emergência em saúde pública. Já aquelas consideradas essenciais podem funcionar durante todos os dias da semana, sem limitação de horário, inclusive aos finais de semana. A lista de atividades essenciais é a mesma do decreto anterior.

COMÉRCIO – As atividades comerciais em geral e prestação de serviços considerados não essenciais, por sua vez, poderão funcionar em horários específicos. Somente de segunda a sexta-feira, a partir do dia 10. Há regras específicas para alguns comércios.

Restaurantes, bares e lanchonetes, por exemplo, podem funcionar das 10h às 22h com 50% de ocupação (mas consumo e venda de bebidas alcoólicas estão proibidos desde as 20h). Fora desse horário fica restrito apenas à modalidade delivery, que pode operar 24 horas por dia. Não será permitido take away.

Durante os fins de semana fica vedado o consumo no local, permitindo apenas por meio das modalidades de entrega. Nos estabelecimentos localizados em rodovias fica autorizado o consumo no local por motoristas profissionais que estão viajando.

Os shoppings centers ficam limitados a 50% da ocupação, das 11h às 20h. Já as academias para práticas esportivas têm liberação para abrir das 6h às 20h, com 30% da ocupação.

“Decidimos que alguns comércios podem voltar a funcionar dentro de regras rígidas, já que foi um setor que sofreu e vem sofrendo muito com a pandemia. E para isso contamos muito com o apoio dos municípios, especialmente aqueles com mais de 50 mil habitantes”, ressaltou o governador.

Ratinho Junior reforçou o pedido para que o comércio adote horários distintos, flexibilizando a entrada e saída de funcionários e clientes. “Nossa preocupação é com o transporte público, para que as pessoas não fiquem juntas por muito tempo. Peço para que puder, que fique em casa. E quem precisar sair, que procure horários alternativos, fora do chamado rush", disse.

MUNICÍPIOS – O Decreto 7.020/2021 estabelece também regras específicas para serem seguidas pelos municípios, de acordo com o tamanho populacional. Naquelas cidades com mais de 50 mil habitantes o comércio de maneira geral pode funcionar das 10h às 17h com 50% de ocupação. Nos municípios com menos de 50 mil habitantes a orientação é para seguir a regulamentação municipal sobre a atividade.

ESCOLAS – Os ensinos público e privado mantêm suspensas as aulas presenciais na segunda (08) e terça-feira (09). A partir de quarta-feira (10), fica autorizado o retorno, inclusive em universidades e cursos técnicos, desde que seguindo a regulamentação da Secretaria de Saúde.

“Estamos prontos para flexibilizar ou apertar as regras conforme a necessidade. Com esse prolongamento, com mais dois dias de fechamento, até quarta-feira, serão 12 dias que terão um impacto importante lá na frente. Acredito com a diminuição de casos e óbitos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.


AGLOMERAÇÕES – A medida reforça a necessidade de manutenção das ações sanitárias básicas para evitar a contaminação, como lavar as mãos regularmente, distanciamento, isolamento e uso de máscaras e álcool em gel.

Para tanto, o Governo do Estado determina a suspensão do funcionamento de atividades que gerem aglomeração. Entre os exemplos estão estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, tais como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus; estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, tais como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet; estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; bares, casas noturnas e correlatos; reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

“Não é um decreto, a letra fria de um papel que vai resolver. Contamos com a união de todos para superar esse grave momento. Claro, com a orientação do governador Ratinho Junior de não deixar ninguém para trás”, afirmou Beto Preto.


Resumo das medidas tomadas pelo Estado para controlar a pandemia

Até 10/03

Prorrogação da suspensão de atividades não essenciais em

Mais 01 caso de covid-19 é registrado em Turvo

 


Paraná apresenta sugestões para aprimorar Plano Safra 2021/22


A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), em conjunto com a Federação da Agricultura (Faep), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetaep) e Organização das Cooperativas (Ocepar), encaminhou nesta sexta-feira (05) documento para o Ministério da Agricultura para contribuir na construção do Plano Safra 2021/22. A proposta é que sejam liberados recursos de R$ 277 bilhões para todo o país. No atual período, foram R$ 236,3 bilhões.

A contribuição paranaense, com propostas envolvendo investimentos, custeio e comercialização, ocorre todos os anos. “A agropecuária paranaense é uma das mais representativas do Brasil e altamente respeitada também no exterior. Diante disso, temos a responsabilidade de propor, com propriedade e conhecimento das coisas do campo, o que consideramos mais adequado para o momento”, disse o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara.

Segundo ele, o setor agropecuário é o que tem se mostrado mais forte durante a pandemia e garantido que o Produto Interno Bruto brasileiro não tenha queda muito mais expressiva. Por isso, precisa de recursos suficientes para continuar ajudando na segurança alimentar e nutricional da população. “Propomos ao ministério a atualização das políticas agrícolas e uma forma de distribuição de recursos que consideramos mais justa para toda a cadeia agropecuária”, afirmou.

CONECTIVIDADE - Entre as propostas paranaenses está a de que R$ 209 bilhões sejam destinados a programas de custeio e comercialização. Dos recursos, o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) teria R$ 23 bilhões, enquanto o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) ficaria com R$ 40 bilhões.

O documento solicita, ainda, aumento do teto de enquadramento do Pronaf, de R$ 415 mil anuais para R$ 500 mil, seguindo a tendência de elevação observada em preços e custos de produção. Com isso, haveria garantia de que os agricultores não extrapolem os critérios estabelecidos no programa. Além disso, também é sugerido reajuste no limite de contratação de custeio, de R$ 250 mil para R$ 300 mil, para os agricultores familiares.

As entidades públicas e privadas paranaenses também sugerem que os investimentos previstos no Plano Safra tenham aporte de R$ 68 bilhões. Dentro desse segmento, as prioridades apontadas são os programas de irrigação, produção em ambiente protegido, agricultura de baixa emissão de carbono e os que visam à construção e ampliação de armazéns.

Também é citado como prioridade um olhar mais atento do Ministério da Agricultura para os programas de incentivo à inovação. Para isso, o documento destaca que se inclua, no Plano Safra, financiamento para itens que visem à melhoria da conectividade para os produtores rurais. “Um sistema de comunicação eficiente é fundamental para a agricultura de ponta que queremos”, justificou o secretário.

SEGURO RURAL - Com os riscos climáticos frequentes, as entidades pedem atenção especial ao Programa de Subvenção ao Seguro Rural, com destinação de R$ 1,5 bilhão. “Com a severa estiagem que tivemos, seguida de frequentes e fortes chuvas, o setor agropecuário ficou muito exposto e isso refletiu negativamente não apenas na renda do produtor, mas na economia da sociedade”, justificou Ortigara. Além de ser o Estado que mais contrata seguro rural, o Paraná oferece uma complementação, por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Rural.


As entidades paranaenses também reforçam a necessidade de redução de um ponto percentual na taxa de juros em todas as linhas de financiamento oferecidas pelo governo federal. A proposta é que o Plano Safra suba de R$ 11,3 bilhões para R$ 15 bilhões os recursos destinados à equalização de juros.

Como possibilidade de ampliar os recursos de crédito rural destinados à agropecuária, o documento paranaense propõe, ainda, aumento no que é direcionado via Letras de Crédito Agropecuário (LCA). Hoje, as instituições financeiras que emitem LCA destinam 35% do arrecadado para o setor. A proposta é de elevação para 50%.



Preço do ovo aumenta em fevereiro para produtor, atacado e varejo


O preço dos ovos apresentou expressivas altas em todos os níveis do mercado paranaense em fevereiro: produtor, atacado e varejo. A análise sobre os fatores que contribuíram para que isso ocorresse é um dos assuntos do Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, referente à semana de 27 de fevereiro a 05 de março.

Em relação ao preço pago ao avicultor, o aumento foi de 6,6%, em comparação com janeiro de 2021. No mês passado, a caixa do tipo grande, com 30 dúzias, foi vendida, em média, a R$ 117,67. No atacado, o reajuste verificado chegou a 18,8% e a mesma caixa teve preço de R$ 120,41. Já no varejo, a dúzia atingiu o valor de R$ 6,01, alta de 7,3% em relação a janeiro.

A escalada pode ser justificada por alguns fatores que se complementam. Por ser um produto de bom custo/benefício em relação a outras proteínas de origem animal, o ovo foi muito procurado. Assim, houve redução na oferta que, normalmente, resulta em alta de preço.

Além disso, o custo de produção de ovos teve grande elevação desde o ano passado, com repasse de parte das despesas para o valor do produto final. A alimentação das aves foi um dos custos que mais pesaram, particularmente o milho e o farelo de soja. Com o dólar em alta, as exportações se tornaram altamente atrativas e a escassez interna levou ao aumento do preço.

Como comparativo, em fevereiro de 2020, um avicultor precisava de 7,9 caixas de 30 dúzias de ovos para adquirir uma tonelada de milho. Em fevereiro deste ano, para ter a mesma quantidade, ele precisa investir 11,4 caixas de ovos, um aumento de 44,3%. No farelo de soja, a relação é ainda mais forte. De 15,2 caixas necessárias para uma tonelada do produto em 2020, agora é preciso 26,8 caixas, aumento de 76,3%.

MANDIOCA E FEIJÃO – O boletim retrata, ainda, que fevereiro foi benéfico para os produtores de mandioca. O clima mais seco possibilitou os trabalhos de campo e a colheita teve início. A oferta do produto nas indústrias já começa a refletir em gradativa queda nos preços tanto ao produtor quanto nos demais segmentos de comercialização.

O Paraná é o Estado que tem fornecido, até agora, a maior quantidade de feijão tipo cores para o País. É seguido por São Paulo, Minas Gerais e Goiás. A primeira safra está colhida e cerca de 70%, comercializada. A segunda safra está com a semeadura avançando, favorecida pela melhora no balanço hídrico.

MILHO E SOJA – Em relação ao milho, o documento do Deral aponta um avanço consistente no plantio da segunda safra, ainda que bastante abaixo do ideal para o período. Da primeira safra, a colheita também se intensificou e deve atingir 50% na próxima semana.

Com melhores condições climáticas, os sojicultores paranaenses reforçaram a colheita e já tiraram do campo pelo menos 23% da produção do ciclo 2020/21. O volume ainda é bem inferior à média colhida nas últimas três safras, neste mesmo período, que era de 40%.

OUTROS PRODUTOS – O boletim faz análise sobre a demanda mundial por trigo, que, somente em fevereiro, exigiu 10 milhões de toneladas a mais que no mesmo mês do ano passado, sobretudo pelo maior uso do produto como ração na China. Com isso, os preços aumentaram entre 10% e 40% nas cotações em dólar.

No documento, ainda há informações sobre a cultura da batata, que está com 100% da primeira safra colhida e com 83% da segunda já plantada. Sobre a ovinocultura e a caprinocultura, a análise é feita em relação aos números de exportação e importação e sobre os preços praticados no varejo paranaense.

Fonte: AEN


Motorista de carro morre em acidente com caminhão na PR-466


O motorista de um carro morreu em um acidente que se envolveu com um caminhão nesta sexta-feira (5). A colisão aconteceu no quilômetro 187 da PR-466, em Pitanga, região central do Paraná.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os veículos seguiam em sentidos contrários e bateram de frente. Com o impacto, o carro rodou na pista e parou do outro lado. O caminhão travou no meio da rodovia.

O motorista do carro, conforme os bombeiros, morreu na hora. O motorista do caminhão não se feriu.

As causas ainda vão ser apuradas, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No momento do acidente não chovia. Por causa da colisão, o fluxo de veículos ficou bloqueado em meia pista até por volta das 13h.


Fonte: G1 - PR


Obra de pavimentação da PR-239 entre Pitanga e Mato Rico é retomada



A obra de pavimentação da rodovia PR-239, no trecho que liga os municípios de Pitanga e Mato Rico, na região Central, está sendo retomada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A Ordem de Serviços para reinício dos trabalhos foi assinada na última semana de fevereiro.

Iniciada em setembro de 2018, a obra foi paralisada em 2019 devido a uma disputa judicial entre as participantes da licitação, já superada, e agora deve prosseguir sem impedimentos. O investimento é de R$ 89,4 milhões e o trecho está programado para ser concluído até 2022.

OBRA – A pavimentação será em pista simples, com segmentos de terceiras faixas, cinco pontos de variantes ao traçado atual da rodovia e duas interseções em nível. Serão realizados serviços de terraplenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e melhorias ambientais, e também executados dispositivos de drenagem.

RETOMADA – Para o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti, a retomada da obra significa uma vitória para toda a população da região. “Foi uma angústia muito grande para os moradores, que esperavam o asfalto há décadas, e viram a obra ser paralisada logo após o seu início”, disse. “Era uma questão complexa, envolvendo a esfera judicial e inúmeros recursos entre as empresas que disputaram a licitação. Mas, agora, com o aval da Justiça e assinatura da Ordem de Serviços, vamos retomar as frentes de trabalho para garantir o asfalto o mais rápido possível”.

CONQUISTA – Mais de 30 mil pessoas serão beneficiadas com a pavimentação, especialmente estudantes que se dirigem diariamente até Pitanga e pequenos produtores da região. Em dias de chuva, a viagem até Mato Rico pela estrada de terra pode demorar até três horas.

“A obra coloca fim a uma espera de 30 anos da população da região que precisa realizar deslocamentos entre as duas cidades”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Esse é um dos principais objetivos do Programa Estratégico do DER/PR com financiamento BID: garantir pavimentação aos municípios que não possuem ligações asfálticas com outros centros”.

A pavimentação da PR-239 foi a segunda obra do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a iniciar. Além dela, estão em andamento a pavimentação da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas, na região Oeste; da PR-364; entre São Mateus do Sul e Irati, e a implantação do Acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090.

SEQUÊNCIA – Além da obra no trecho entre Pitanga e Mato Rico, o DER/PR já contratou, também por meio da parceria com o BID, o Projeto Executivo para pavimentação do trecho seguinte da rodovia, entre Mato Rico e Roncador. São 27 quilômetros de extensão, e o investimento é de R$ 1,5 milhão.

Fonte: AEN


PRF prende homem transportando fertilizantes contrabandeados em Guarapuava




A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 165 quilos de fertilizante fosfito de potássio contrabandeado, na manhã desta quinta (4), em Guarapuava (PR). O motorista foi preso.

Por volta das 14h, os policiais rodoviários federais abordaram uma Vw/Saveiro, com placas de Palotina (PR), que transportava a carga de fertilizantes sem nenhuma documentação fiscal. O motorista, um homem de 48 anos de idade, afirmou que, a pedido de um amigo, pegou o produto em Quatro Pontes (PR) e iria levar até um Posto de Combustível, em Irati (PR), informando que não havia nota fiscal da mercadoria.

No transcorrer da fiscalização a equipe identificou divergências nos rótulos dos produtos, os quais apresentavam informações irregulares, sendo inadequado para a mercadoria, haja vista o produto ser importado.

Após contato com a Receita Federal e com a ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), ficou caracterizada a irregularidade na importação do fertilizante. Toda a mercadoria foi apreendida e o produto será periciado para verificar sua composição.

Diante dos fatos, o motorista foi preso em flagrante por contrabando e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Federal em Guarapuava (PR).

Fonte: PRF


Pré-moldados Filipin disponibiliza 04 vagas de emprego

 


A empresa Pré-moldados Filipin de Turvo está disponibilizando 04 vagas de emprego.

02 - Vagas para soldador.

01 - Vaga para montador de estrutura metálica.

01 - Vaga para encarregado de montagem de estrutura metálica.

Interessados deverão ter experiência na área, podem entregar seu currículo na sede da empresa, e-mail - administrativo@premoldadosfilipin.com.br ou WhatsApp da empresa 42 3642 1202.


Justiça autoriza que mulher vítima de abuso sexual tenha depoimento especial


A pedido do Ministério Público do Paraná, a Vara Criminal de Campina da Lagoa, no Centro Ocidental do estado, autorizou que uma mulher vítima de violência sexual preste depoimento na modalidade especial, sistema em geral utilizado para casos relacionados a crianças e adolescentes.

A decisão judicial, expedida nesta quinta-feira, 4 de março, atende pedido feito pela Promotoria de Justiça de Campina da Lagoa em ação cautelar apresentada no curso de processo que apura as práticas dos crimes de estupro de vulnerável e de pornografia de vingança. A vítima, que é maior de 18 anos, teria sofrido abuso sexual enquanto estava sob efeito de bebida alcoólica, e imagens íntimas dela teriam sido divulgadas pelo agressor, seu ex-namorado.

Ao requerer que a vítima tenha seu depoimento colhido na modalidade especial – que prevê a destinação de local específico e o acompanhamento de profissional da área de psicologia treinado para essa forma de escuta –, o MPPR busca evitar a revitimização da mulher que sofreu esse tipo de crime. No pedido, a Promotoria de Justiça destacou a existência na legislação brasileira de um “microssistema protetivo às mulheres e meninas vítimas de violência”, como dispõem o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), a Lei 13.431/2017, que prevê formas humanizadas de coleta de depoimentos, e a Recomendação 33/2015 do Comitê sobre a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres, órgão vinculado à Convenção da Organização das Nações Unidas.

Em Janeiro, o Ministério Público do Paraná em Carlópolis também obteve na Justiça o direito ao depoimento especial à mulher com deficiência que teria sido vítima de abuso sexual.

Fonte: MPPR


Publicidade