[Fechar]

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Turvo - Boletim Oficial Covid-19

 


Boletim agropecuário destaca avanço na colheita do milho


As chuvas mais fortes deram uma trégua em praticamente todo o Estado nesta semana e os produtores de milho puderam reforçar a colheita dos grãos da primeira safra e avançar no plantio da segunda. Esse é um dos assuntos abordados pelos técnicos do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, no Boletim de Conjuntura Agropecuária da semana de 6 a 12 de fevereiro.

Nesta primeira safra, os produtores de milho paranaenses semearam 359 mil hectares. Até a semana passada, a colheita caminhava a passos lentos, devido às chuvas que ocorreram em janeiro. A expectativa de trégua para o início de fevereiro foi confirmada e, durante a semana, pelo menos 10% da área total foi colhida, embora algumas regiões, como Ponta Grossa, já tenham colhido 35%.

Apesar desse avanço, as chuvas, com constância e intensidade superior às médias históricas deixaram suas marcas. A produtividade média obtida até o momento gira em torno de 9 mil quilos por hectare, uma redução de 6,5% comparada à expectativa inicial de 9,6 mil quilos por hectare. Se as condições favoráveis continuarem nos próximos dias, tanto a colheita irá prosseguir com rapidez quanto haverá avanço no plantio do milho de segunda safra.

SOJA E FEIJÃO – Para os produtores de soja, os dias mais secos também possibilitaram que os trabalhos de manejo fossem retomados. A expectativa é que a colheita, que já está atrasada, ganhe um bom ritmo nas próximas semanas, até porque muitos precisam preparar o terreno para o plantio do milho de segunda safra.

No caso do feijão, o boletim informa que a colheita atingiu 86% da área total prevista para a primeira safra. Aproximadamente 133 mil toneladas (52% do volume esperado) já foram comercializadas. O Paraná, junto com São Paulo e Minas Gerais, abastece o País. Para a segunda safra, 32% dos 237,3 mil hectares estão plantados.

MANDIOCA E TOMATE – A trégua nas chuvas ajudou também os produtores de mandioca em todo o Estado. Eles puderam retomar a colheita, que deve se intensificar a partir de março. Os agricultores também se ocupam com o preparo do solo para receber sementes de milho e feijão.

No tomate, o documento registra as duas safras paranaenses. O plantio da primeira já atinge quase 100% da área prevista, enquanto a colheita está em 62%. Os agricultores comercializaram 86 mil toneladas do fruto (65% do volume estimado). Na segunda safra, 205 hectares (16% do total) já estão semeados, com previsão de colheita de 82 mil toneladas.

OUTROS PRODUTOS – O Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária também registra o desempenho da comercialização de frutas na Ceasa/PR em 2020. Na avicultura, a análise é sobre o custo de produção durante o ano passado. Da mesma forma, há estudo sobre o preço dos ovos tanto para o produtor quanto para os comércios atacadista e varejista. A suinocultura paranaense igualmente é analisada no documento.

Divulgado o resultado final do PSS de professores


Foi divulgado nesta sexta-feira (12) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de professores e pedagogos para a rede estadual de ensino neste ano letivo. A lista de classificação está disponível no site do Cebraspe, assim como os resultados das provas objetivas e de títulos.

A pedido da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, o Cebraspe antecipou a divulgação dos resultados (que estava prevista para 19 de fevereiro), visando a participação dos professores PSS nas atividades de formação e preparação para o modelo híbrido de ensino, que já estão sendo realizadas pelos docentes efetivos.

A chamada para a distribuição de aulas dos professores selecionados está prevista para se iniciar a partir do dia 19 de fevereiro, seguindo o cronograma determinado pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de cada região. A convocação pode até mesmo ocorrer antes da data prevista, dependendo da organização de cada NRE para a entrega de documentos para cadastro e realização de bancas de verificação de cotistas.

Após essa etapa, os professores terão treinamento para o ensino híbrido (recebendo instruções, por exemplo, de como usar os equipamentos e como atender os alunos de maneira remota e presencial) e para as medidas sanitárias de prevenção contra a Covid-19. Os docentes efetivos passam por esse processo durante o mês de fevereiro, seguindo o cronograma definido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA - O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar nas unidades do Estado em 2021. Contudo, ao longo do ano, haverá ampliação, chegando às 20 mil vagas temporárias de 2020. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.

A prova objetiva do PSS aconteceu no dia 10 de janeiro, em 198 locais de prova, em 30 cidades do Paraná. Mais de 34,3 mil candidatos participaram dessa etapa de seleção. Eles puderam optar entre uma ou duas disciplinas.

Fonte: AEN

Novo serviço atenderá mulheres vítimas de violência virtual


Os crimes sexuais via internet se intensificaram com o isolamento social ocasionado pela pandemia. Para combater esta prática e prestar auxílio às vítimas, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, através do Departamento de Garantias dos Direitos da Mulher, está implantando o Programa de Enfrentamento à Violência Virtual contra Mulheres e Meninas.

“É uma questão de respeito e de cumprimento das leis que regem a sociedade brasileira e, principalmente, de proteger e dar suporte às vítimas desse tipo de crime, que ficam muito fragilizadas”, disse o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Uma das propostas do projeto é mostrar que o assédio virtual pode importunar, intimidar, perseguir, ofender, expor ou hostilizar alguém, causando medo, insegurança, ansiedade e humilhação à vítima. O objetivo do programa é orientar onde procurar ajuda e disponibilizar atendimento psicológico às mulheres, por meio do CRAM - Centro de Referência de Atendimento à Mulher, localizado em Curitiba (Rua do Rosário, 144, 8º andar, telefone (41) 3338-1832)

Por meio do CRAM já é possível fazer o cadastro, uma forma de agilizar o atendimento quando o programa for efetivado.

“Crimes de divulgação de imagens íntimas, ameaças, injúria, difamação e perturbação tem crescido muito na internet”, disse a delegada da Delegacia da Mulher na Capital, Emanuele Maria de Oliveira Siqueira.

ORIENTAÇÃO - A vítima deve salvar, o mais rápido possível, arquivos, e-mails, capturas de tela (print screen) ou qualquer outra evidência para materializar a denúncia. Também é recomendado procurar um cartório e registrar a mensagem através de uma Ata Notarial para ser utilizada como prova, ou fazer um boletim de ocorrência na delegacia especializada mais próxima de casa.

Crimes cometidos através de meios eletrônicos ou telefonia móvel, de autoria incerta ou desconhecida, nos quais a vítima tenha domicílio em Curitiba, são de atribuição do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber). Se a vítima mora na Região Metropolitana de Curitiba ou no Interior do Paraná, a atribuição do registro do boletim de ocorrência e a investigação são da delegacia do município de residência.

Fonte: AEN

Adolescente de 12 anos relata caso de assédio sexual em Pitanga


No dia 11 fevereiro de 2021, às 10h00min, a equipe policial militar, deslocou até a localidade rural do ''Xaxim'', pois, segundo ligação via central 190, uma adolescente de 12 anos, teria sofrido assédio sexual, por parte de um de seus parentes, o qual é proprietário de um bar no local, que este individuo teria agarrado a adolescente a força. 

No local, a equipe policial juntamente com os conselheiros tutelares, lograram êxito em localizar a vítima, a qual passou a relatar que faz faxinas no bar local, que é de propriedade de seu tio, e que por diversas vezes, em datas distintas, teria sido vítima de seu tio, o qual tenta lhe agarrar e passar as mãos em suas partes íntimas, sendo que nesta data teria agarrado a força pelo seu pescoço, passando suas mãos em suas partes íntimas, que após o fato, a adolescente teria corrido para sua casa, para procurar ajuda. 

Diante dos fatos, foi localizado e identificado o autor, um Senhor de 65 anos, não sendo localizado nada de ilícito com o mesmo no momento da abordagem, o qual posteriormente foi encaminhando pela equipe policial até a 45ª DRP de Pitanga, e a adolescente encaminhada juntamente com sua responsável, a qual é sua avó, juntamente com a equipe do conselho tutelar, até a referida Delegacia, para a realização dos demais procedimentos pertinentes.

Fonte: PM

Empresa Rio Bonito Embalagens contrata Analista Fiscal


01 VAGA: ANALISTA FISCAL

SALARIO: A COMBINAR;
CARGA HORARIA: 220 MENSAIS;
BENEFÍCIOS: ALIMENTAÇÃO, TRANSPORTE;
CONVÊNIOS: FARMÁCIAS, HOSPITAL TURVO.

REQUISITOS:

CURSANDO CIÊNCIAS CONTÁBEIS;
EXPERIÊNCIAS PACOTE OFFICE;
ESCRITURAÇÃO FISCAL;
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL;
EXPERIENCIAS EM CTPS.

Ladrão ameaça jogar água quente na vítima durante roubo em Pitanga



Por volta das 09h30min, do dia 11 de fevereiro, na Rua Principal, S/nº, Jardim Maravilha, a equipe RPA, deslocou até a Localidade de Rio do Meio de Cima, Zona Rural, onde, segundo a solicitante, uma Senhora, de 60 anos de idade, a qual relatou que estava tomando chimarrão, quando chegou em sua residência dois masculinos, sendo que um deles estaria de moletom cor cinza e chinelos, o qual segurou a vítima pelo pescoço e ameaçou de jogar água quente. 

Diante da ameaça, a vítima entregou seu aparelho celular, sendo ele um moto z play. A equipe policial efetuou patrulhamento no local e arredor, porém sem êxito em localizar os suspeitos, sendo orientada a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Faleceu Pedrolina Gonçalves da Luz Penteado


Faleceu na noite desta quinta-feira (12) Pedrolina Gonçalves da Luz Penteado, aos 90 anos.

Seu corpo está sendo velado na Igreja Ucraniana, em Faxinal da Boa Vista.

O sepultamento será nesta sexta-feira, em horário a ser designado.

Informou Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.

Publicidade