[Fechar]

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Boa Ventura de São Roque chega a 235 casos confirmados de Covid-19

 


Mais 06 casos de covid-19 é registrado em Turvo

 


Por 07 x 01, vereadores de Turvo votam a favor da abertura do comércio no Feriado de Carnaval


Em Sessão Extraordinária nesta quarta-feira (10) em 2ª votação, vereadores de Turvo votaram e aprovaram por 07 votos favoráveis e 01 contrário, que no município não vai ter feriado de Carnaval.

Isso porque, Turvo é o único município do Paraná que tem feriado de Carnaval, através do Projeto de Lei do vereador Zé Meira.

Em primeira votação que ocorreu nesta terça-feira (09), foi colocado em 1ª votação o projeto que altera a Lei, para que no município não tenha o feriado de Carnaval somente neste ano, por conta da pandemia a pedido da Associação Comercial e Empresarial (ACET).

Isso porque o estado do Paraná decretou a revogação do ponto facultativo em todo o estado.

Em 1ª votação, 05 vereadores votaram a favor de que o comércio seja aberto no feriado, sendo eles: Advilson, Evanilson, Catita, Diurda e Eraldo.

04 votaram contra, sendo eles: Zé Meira, Vivaldo, Antoninho, Cristoforo.

Já nesta quarta-feira (10) em 2ª votação, 07 vereadores votaram a favor da abertura do comércio, e apenas o vereador Vivaldo votou contra.

VACINAÇÃO - CGE recebe 200 denúncias e passa a publicar quantidade de fura-filas



O Governo do Paraná colocou suas ferramentas de controle para identificar pessoas que tenham sido vacinadas contra covid-19 fora dos grupos prioritários. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) recebe denúncias, cruza informações, visita prefeituras que receberam as doses e, a partir desta quarta-feira (10), publica a lista das regionais de saúde com a quantidade de suspeitas de fura-filas.

Em pouco mais de uma semana, perto de 200 denúncias chegaram à CGE por meio dos canais da Ouvidoria-Geral, muitas acompanhadas de anexos e fotos que ajudam a mostrar a situação. As informações numéricas, protegendo a identidade dos suspeitos, relativas às denúncias recebidas nas 22 Regionais de Saúde do Paraná, passarão a ser divulgadas na página Paraná sem Fura-Fila, no portal www.coronavirus.pr.gov.br, na área destinada à Vacinação, em que também será possível registrar denúncias.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que o trabalho é pautado na transparência e na parceria contra atos, classificados por ele, como desumanos. “A CGE tem estrutura para recepcionar manifestações de qualquer lugar do Paraná, seja pela internet seja por telefone. Também nos dispomos a ir até os municípios e regionais conferir a recepção das doses e a conformidade com os planos de imunização”, destacou.

As denúncias estão dispostas por regional de saúde e por município, em tabelas, acompanhadas de um “mapa de calor” que indica a região com maior incidência de registros.

PÉ NA ESTRADA - Paralelamente às denúncias, uma equipe da CGE – Itinerante, que reúne servidores da Ouvidoria-Geral e da Coordenadoria de Transparência e Controle Social, verifica se houve alguma intercorrência no recebimento das doses da vacina e o cumprimento dos planos de imunização.

Eles visitam prefeituras e regionais para responder questionário sobre o assunto e registrar os documentos usados pelos municípios para o controle da vacinação. Durante as visitas, a equipe também divulga os canais de denúncia disponíveis pela CGE e verifica possíveis vulnerabilidades nos procedimentos de distribuição da vacina.

PARCERIA – A CGE solicitou aos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a lista das pessoas vacinadas, devidamente identificadas. “Essa informação se destina ao cruzamento com bancos de dados a que temos acesso, como, por exemplo, de pessoas falecidas. Dessa forma, fechamos ainda mais o cerco contra aqueles que ferem a ética e o senso de sociedade ao furarem a fila da vacinação”, disse Siqueira.

As informações são tratadas respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados. O material recepcionado com relação a fura-filas é enviado ao Ministério Público, responsável pela apuração em municípios e eventual processo judicial.

O controlador-geral explicou que foi criada no Estado do Paraná, a Rede de Controle, que congrega instituições de controle interno e externo da administração pública estadual. Desse grupo, participam a CGE, o MP Estadual e o Tribunal de Contas do Estado, com apoio do MP Federal e do Tribunal de Contas da União. A força-tarefa foi formada para identificar e punir quem não respeita a ordem de vacinação e fiscalizar o cumprimento do plano de imunização estadual, que está atrelado ao plano nacional.

NÚMEROS – Até a manhã desta quarta-feira (10), 2ª Regional de Saúde, que responde por Curitiba e Região Metropolitana, foi a que registrou maior número de denúncias (59). Em seguida, vêm a 19ª Regional, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, com 14, e a 11ª, em Campo Mourão, no Centro do Estado, com 10 denúncias. Porém, 16 denunciantes não informaram a cidade em que teria ocorrido o crime de furar a fila da vacinação, o que compromete a apuração.

Na página Paraná sem Fura-Fila, é possível verificar a quantidade de denúncias recebidas pela CGE, que concentra os números das ouvidorias do Poder Executivo Estadual. O Ministério Público também recebe denúncias que não são computadas pelo sistema da Ouvidoria-Geral.

A Ouvidoria-Geral solicita que seja informada a maior quantidade possível de dados e esclarece que pelos canais virtuais, formulário on-line, e-mail ou whatsapp, podem ser enviadas fotos e documentos.

Caso a denúncia se refira a um servidor do Poder Executivo Estadual, a informação também será levada à Coordenadoria de Corregedoria, para que o denunciado responda processo administrativo e seja punido, de acordo com o que prevê o Estatuto do Servidor.

Até agora, ocorreram nove denúncias contra servidores e três já foram descartadas. O inciso IV, do artigo 285, do Estatuto do Servidor, determina que é proibido ao funcionário público “valer-se do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade do cargo ou função” e o inciso X, “receber propinas, comissões, presentes e vantagens de qualquer espécie, em razão do cargo ou função”.

CANAIS - O cidadão pode fazer a denúncia pelos telefones 0800 041 1113 e (41) 3883-4014, que atende pelo aplicativo Whatsapp. Pela internet, há um botão específico no portal www.coronavirus.pr.gov.br , mas também pode-se registrar a manifestação no site da CGE (www.cge.pr.gov.br), na aba Ouvidoria. Se preferir usar e-mail o denunciante deve enviar o material para ouvidoria@cge.pr.gov.br.

SERVIÇO:
Ouvidoria-Geral
Internet: www.cge.pr.gov.br, na aba OUVIDORIA
Telefone: 0800 041 1113
Whatsapp: (41) 3883-4014

Fonte: AEN

Sargento Luiz Carlos da Roza morre vítima da covid-19 em Guarapuava


Morreu nessa quarta feira (10 de fevereiro) em Guarapuava em decorrência da Covid-19 Luiz Carlos da Roza, o “Zebu”.Ele era sargento da Polícia Militar e comandante do Destacamento de Entre Rios.

Nota Oficial:

Com pesar que comunicamos o falecimento do Sargento Luiz Carlos da Roza. Seu atendimento hospitalar teve início na data de 25 de janeiro de 2021 e devido complicações decorrentes do quadro apresentado de Covid-19, o militar estadual veio a falecer, na data de 10 de fevereiro de 2021. Deixando dois filhos e esposa, além de diversas amizades que cultivou durante toda a carreira. O 16°BPM em nome de seu comandante sente-se honrado em ter tido em suas fileiras tamanho profissional, com humildade ímpar.

“Não só um verdadeiro policial, mas também um grande amigo, um verdadeiro irmão.”(Major Cubas, Cmt. do 16ºBPM).
Publicidade