[Fechar]

sábado, 30 de janeiro de 2021

Mais 34 casos de covid-19 é registrado em Turvo

 
Neste sábado (30) foram confirmados mais 34 casos para covid-19, em Turvo. Aumentando o número de casos em 672 casos positivos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná), o número de casos confirmados por meio de sorologia são 12, somando-se assim 684 casos confirmados.

Uma pessoa encontra-se internada no Hospital Regional de Guarapuava, na UTI e outra na enfermaria.

Turvo possui 598 casos recuperados, e 84 casos ativos e 33 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



Palmeiras vence com gol no fim e garante Bi Campeonato da Libertadores da América

Palmeiras comemora o título da Libertadores (Foto: Andre Durão)

Com ares dramáticos o Palmeiras conseguiu conquistar a taça da Copa Libertadores da América de 2020. O Verdão disputou com o Santos mais de 90 minutos de partida para definir o campeão e aos 53 minutos da segunda etapa, Breno Lopes marcou de cabeça, o gol da vitória. Sem muitas delongas, a equipe conseguiu o bi campeonato no gramado do Maracanã e disputa na semana que vem o Mundial de Clubes contra o Tigres do México ou Ulsan da Coréia do Sul, na quinta-feira (4) às 11h, no Catar.

O jogo

Com muito equilíbrio os dois tempos foram de chances individuais e na bola parada. Rony estava muito bem marcado pelo lado do Palmeiras, já Marinho sofreu diversas faltas e pouco conseguiu jogar. No primeiro tempo, o camisa 11 do Verdão conseguiu carimbar a trave e parar no goleiro Jhon. Já o Santos chegou com Soteldo e Marinho, mas a linha defensiva impedia boas jogadas.

Quando tudo se encaminhava para a disputa da prorrogação, aos 53 minutos, em uma cobrança de falta, Rony fez o lançamento para o meio da área, Breno Lopes apareceu e pulou mais alto que a zaga e de cabeça bateu no contra pé de Jhon, que não conseguiu defender a investida. Com o placar de 1 a 0, mais 4 minutos foram jogados, mas o Palmeiras administrou e garantiu a vitória simples e o troféu tão sonhado.

Breno Lopes comemora o gol do título do Palmeiras (Foto: Staff Images/Conmebol)

Com Banda B

TRABALHADOR RURAL – COMO CONSEGUIR A TÃO SONHADA APOSENTADORIA?

Por Vanessa Basso do Carmo

Não são raras as vezes que um trabalhador rural completa a idade para se aposentar, faz o pedido no INSS e ele é negado! Isso aconteceu com você? Conhece alguém que tenha passado por essa situação? Então leia essa matéria até o final. 

A lei prevê que o trabalhador autônomo, a exemplo do segurado especial (produtor, parceiro, meeiro, arrendatário rural, pescador artesanal e seus assemelhados), que exerce suas atividades individualmente, ou em regime de economia familiar, sem o auxílio permanente de terceiros, tem o direito a aposentadoria rural por idade (e outros benefícios previdenciários também). 

O período de carência a ser comprovado são 15 anos (ou 180 meses) imediatamente anteriores à data que o segurado completou a idade para se aposentar: 

Mulheres: 55 anos. 

Homens: 60 anos. 

Alguns documentos servem como prova do exercício da atividade, dentre eles:  

• DAP - Declaração de Aptidão no Programa Nacional de Fortalecimento

da Agricultura Familiar;

• Cadastro Ambiental Rural; • ITRs da propriedade;

• Escritura do imóvel;

• Documentos pessoais nos quais consta a profissão do segurado;

• E também o que a maioria sabe e utiliza: os blocos de produtor.

Acontece que em muitos casos o trabalhador não tem nota por nota de cada ano.

Porém, você sabia que o próprio INSS considera suficiente a
apresentação de pelo menos um instrumento que comprove a atividade para cada metade da carência exigida?! 

Como assim? 

Se o trabalhador apresentar um documento para cada 7 anos e meio (ou seja, em 15 anos de trabalho ter dois documentos pelo menos, um para cada metade do período) seja ele de base governamental ou documento do próprio segurado (como as notas de produtor rural), e tiver preenchido os demais requisitos para a concessão da aposentadoria, como a idade já mencionada, ele tem o direito de se aposentar!

Mas se o segurado, quando fez o pedido, mandou para o INSS dois ou mais documentos para comprovar a atividade, por que não conseguiu se aposentar?

Caso a caso precisa ser analisado. Mas pode ser que:

• O segurado preencheu a autodeclaração de maneira incorreta;

• O INSS não considerou o trabalhador como segurado especial devido ao tamanho da propriedade;

• E outras questões pontuais.

Fique atento que falaremos sobre preenchimento de autodeclaração e a questão dos módulos nas próximas semanas. 

Mas se você ou alguém que conhece fez um pedido administrativo e ele foi negado, não quer dizer que está tudo perdido. Essa decisão pode ser revista administrativamente ou judicialmente e o segurado pode, inclusive, receber todos os salários atrasados desde a data em que requereu a aposentadoria.

Por isso, fique atento aos seus direitos e busque informação confiável.


Vanessa Basso do Carmo é Advogada atuante no Direito Previdenciário e Civil. Graduada pela Universidade Estadual de Londrina (PR) em 2015, pós Graduada em Processo Civil (Damásio) e pós graduanda em Direito Previdenciário (ICDS – Instituto de Direito Social).

Atacadão Casa e Construção de Turvo contrata vendedor









Aluna de Turvo foi classificada na primeira etapa seletiva do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo



A aluna Taiz Raimundo Fliz do C. E. C. Professor Luiz Andrade foi classificada para representar o município de Turvo na primeira etapa seletiva do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, que levará 100 alunos da rede estadual do Paraná para a Nova Zelândia.

Nesta primeira seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do estado.

Agora fica a torcida para que ela consiga passar nas próximas etapas que acontecerão ainda neste ano.

Na seleção puderam participar estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

ENTENDA MAIS SOBRE O PROGRAMA:


Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28) a lista dos estudantes aprovados na primeira etapa seletiva do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, que levará 100 alunos da rede estadual do Paraná para a Nova Zelândia. Nesta primeira seleção, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência durante o ano letivo de 2020, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do estado — os outros 36 não tiveram inscritos que se enquadrassem em todos requisitos para a seleção. Confira aqui a lista de estudantes classificados.

A lista com o total de inscrições deferidas e indeferidas por ser vista aqui. Para entrar com recurso, é preciso contatar o Núcleo Regional da Educação da região em que o aluno inscrito estuda e preencher um formulário entre os dias 1º e 5 de fevereiro. O resultado dos recursos sairá no dia 11 de fevereiro. Depois disso, em data a ser definida, acontecerá a divulgação da etapa final de classificação, em que serão selecionados para o intercâmbio os 100 alunos que tiveram as maiores notas. O embarque acontecerá no segundo semestre deste ano.

Seleção — Puderam participar do processo seletivo estudantes que ingressam no Ensino Médio na rede estadual do Paraná em 2021. Também era necessário ter cursado os anos finais do Fundamental (6º ao 9º ano) na rede pública do Paraná e ter entre 14 e 17 anos e meio na data de embarque.

A seleção dos intercambistas é feita pela média de notas e frequência. O estudante deve ter média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.

Inglês — Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês via aplicativo será ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O curso vai acontecer ao longo do primeiro semestre de 2021 em formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural. O curso tem, ao todo, seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas.

Despesas — Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.

O intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal de R$ 800. Serão seis parcelas da bolsa-intercâmbio, sendo a primeira (bolsa-instalação) para cobrir despesas iniciais na chegada, e as demais repassadas mês a mês.

Saiba mais sobre o programa de intercâmbio em:


Com informações e foto: Diretora Gismeire Andrade 

Governo prorroga por mais dez dias toque de recolher


O Governo do Estado decidiu prorrogar por mais dez dias as medidas que restringem a circulação de pessoas no Paraná, além de prever outras ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O decreto 6745/21 foi publicado nesta sexta-feira (29) e leva em conta a situação da pandemia e a capacidade de resposta do sistema de saúde estadual.

As medidas entram em vigor na segunda-feira (01) e são válidas até o dia 10 de fevereiro, mas poderão ser prorrogadas de acordo com o cenário epidemiológico da Covid-19, que avalia a taxa de reprodução do vírus e a capacidade de leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes infectados.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que a taxa média de ocupação das UTIs exclusivas para a Covid-19 está em 82% em todo o Paraná. O decreto, porém, destaca que a expansão dos leitos está em seu último estágio, já que há faltas de recursos humanos, insumos e de equipamentos no atual panorama.

MEDIDAS – Esta é a quarta atualização das medidas de restrição, previstas inicialmente no decreto 10.824, de 3 de dezembro de 2020. O texto institui proibição provisória de circulação em espaços e vias públicas, diariamente, das 23h às 5h, com exceção dos serviços e atividades essenciais. Os estabelecimentos comerciais também estão proibidos de vender bebidas alcoólicas, em espaços públicos e privados, nesse mesmo horário.

Está proibida, ainda, a promoção de confraternizações e eventos presenciais que causem aglomerações, com grupos de mais de 25 pessoas, excluídas da contagem crianças de até 14 anos, com exceção dos eventos na modalidade de drive-in. Já as atividades religiosas de qualquer natureza deverão observar as regras e exigências fixadas pela Secretaria de Estado da Saúde em ato normativo próprio.

A fiscalização do cumprimento das medidas é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, e da Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio da Polícia Militar do Estado, em cooperação com as guardas municipais.

Confira o decreto que prorroga as medidas.

Faleceu em Turvo, Nelson Pereira

 

Faleceu na noite desta sexta-feira (29) Nelson Pereira, aos 75 anos.

Seu corpo está sendo velado em sua residência na Rua José Antunes Moreira, nº 65, Bairro Jardim Filadélfia.

O sepultamento será neste sábado, ás 17h00.


Informou Funerária Nossa Senhora Aparecida de Turvo.


Publicidade