[Fechar]

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Equipes da Copel trabalham na recomposição de rede elétrica após temporal no Oeste e Sudoeste


A primavera tem sido marcada por eventos climáticos severos no Oeste e Sudoeste do Estado, novamente afetados por chuvas fortes nesta quinta-feira (25). Equipes da Copel estão em campo para recuperar os estragos causados pelos raios e ventos fortes sobre as redes elétricas. A interrupção de energia também afeta os sistemas de abastecimento de água em diversas localidades destas regiões, segundo informa a Sanepar.

Os danos na rede elétrica chegaram a interromper simultaneamente o fornecimento de energia a 64 mil domicílios destas regiões, na noite de quinta-feira. Esta quantidade reduziu para 11,7 mil na manhã desta sexta-feira (26). No período da tarde, as equipes locais recebem reforços de outras regiões no Estado que foram menos afetadas pelo temporal.

Em Cascavel, 2,7 mil imóveis estão sem energia, volume que representa 1,7% das ligações atendidas no município. A maioria das ocorrências está em áreas rurais. Das 535 emergências para atendimento na cidade e adjacências, boa parte está localizada no distrito de Rio do Salto e nas comunidades Salto Portão, Espigão Azul, Guavirá, Refopaz e São Salvador. Na saída para Boa Vista da Aparecida, um trecho teve dois postes quebrados em um morro com acesso bastante difícil, em que as equipes de obras precisarão atuar.

O gerente regional de Manutenção, André Rodrigues Janiaski, avalia que a característica deste evento foi de grande volume de ocorrências pontuais: “Tivemos muitos pontos com galhos e cascas de árvores sobre as redes. Estamos com todo nosso contingente atuando, pois nossa área rural é muito grande, com pontos de difícil acesso”, comenta.

Em Marechal Cândido Rondon são 759 domicílios desligados, principalmente devido a cabos rompidos na área urbana. No Sudoeste, Coronel Domingues Soares tem 800 domicílios sem luz e em Pérola do Oeste são cerca de 600 domicílios desligados, a maioria em áreas rurais.

A Copel lembra que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

De acordo com o Simepar, os temporais chegaram a ter rajadas de vento de 91,1 km/h, na região. Em Marechal Cândido Rondon, as rajadas alcançaram 94,7 km/h. Nesta sexta, o tempo segue instável no Paraná, mas, com chuvas mais localizadas. Na metade Sul paranaense, apesar de permanecer com muita nebulosidade na maioria das cidades, a tendência é de sol.

SANEPAR – As chuvas e ventos fortes da tarde e da noite desta quinta-feira (25) também prejudicaram os sistemas de abastecimento de água de algumas cidades paranaenses pela falta de energia.

Na região Oeste do Estado os sistemas que tiveram falta de energia foram os de Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, os distritos de Rio do Salto e Juvinópolis, em Cascavel, Cafelândia, São Pedro do Iguaçu, Maripá, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Toledo, os distritos de Longuinópolis, em Braganey, e Moreninha, em Santa Helena e Diamante do Oeste.

No Sudoeste do Estado foram afetados os sistemas de Pato Branco e Pérola do Oeste. Pato Branco está em recuperação e Pérola do Oeste deve normalizar somente na madrugada do sábado. Já na região Central e dos Campos Gerais as cidades de Marquinho, Cândido de Abreu, Ortigueira, Manoel Ribas e Irati e o distrito de Lajeado Bonito, no município de Castro, tiveram queda de energia. Em Manoel Ribas, Irati, Cândido de Abreu e Ortigueira a energia foi restabelecida, porém o abastecimento deve normalizar durante a noite. Lajeado Bonito permanece sem energia e com falta de água. A previsão é normalizar durante a madrugada do sábado.

Em Toledo a energia no principal poço retornou durante a manhã, mas a normalização do abastecimento deve ocorrer gradativamente até o fim da tarde. A falta de água pode ser sentida ainda nas regiões do Centro, Vila Industrial, Jardim Gisele, Jardim Pancera, Vila Becker, Filadélfia, Jardim Coopagro, Santa Maria e Jardim La Salle.

No momento, permanecem sem energia São José das Palmeiras, Diamante do Oeste, o distrito de Lajeado Bonito, em Castro, e os distritos de Rio do Salto, em Cascavel, e Longuinópolis, em Braganey. Em Catanduvas e em Pérola do Oeste a energia voltou de forma parcial, podendo ter falta de água ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade