[Fechar]

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

PSICÓLOGA DE PINHÃO MORRE DE COVID-19


Guarapuava registrou mais dois óbitos por complicações da Covid-19, nesta segunda-feira. 

Uma das mortes ocorreu no Hospital São Vicente de Paulo. A psicóloga Queni Dave, de 37 anos, moradora de Pinhão, estava internada na UTI e faleceu na tarde de hoje (21). 

A outra vítima, um homem de 57 anos, estava no Hospital Regional desde o dia 14 deste mês e também faleceu hoje.

Fonte: Marcio Mello

Tarifas de pedágio da concessionária Caminhos do Paraná sobem 7,39% já nesta terça


A concessionária Caminhos do Paraná anunciou reajuste de 7,39% no preço das tarifas de pedágio das cinco praças que administra já a partir desta terça (22). O aumento vale para as praças de pedágio da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, de Imbituva, Prudentópolis e Irati, na região central do estado, e Porto Amazonas, nos Campos Gerais.

O reajuste anual das tarifas estava previsto para 1 de dezembro, mas foi barrado por uma decisão da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), que foi derrubada em ação movida pela concessionária na 1ª Vara da Justiça Federal do Paraná. A Agepar tinha suspendido o aumento por 60 dias e afirmou que irá recorrer da decisão, "uma vez que, em razão dos erros verificados (degrau tarifário e depreciação), não há base segura para aplicação de reajuste".


Fonte: Bem Paraná

Paraná confirma mais 844 casos de Covid-19 e 19 óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (21) mais 844 casos e 19 mortes pelo novo coronavírus. O boletim registra também 1.429 casos confirmados retroativos do período entre 14 de julho a 19 de dezembro. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 375.335 casos e 7.271 mortes em decorrência da doença. 

Dos casos divulgados nesta segunda-feira (21), 2 são de julho; 1 de agosto; 3 de setembro; 2 de outubro; 149 de novembro e 2.116 de dezembro (entre os novos e retroativos).

INTERNADOS – Nesta segunda-feira são 1.575 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 1.229 ocupam leitos SUS (633 em UTI e 596 clínicos/enfermaria) e 346 da rede particular (137 UTI e 209 clínicos/enfermaria). 

Há outros 1.206 pacientes internados, 471 em leitos UTI e 735 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2. 

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 19 pacientes. São 8 mulheres e 11 homens com idades que variam de 26 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 22 de novembro e 21 de dezembro. 

Os pacientes que foram a óbito residiam em Cianorte (3), Cascavel (2) e Palmas (2), além de uma morte registrada em cada um dos seguintes municípios: Anahy, Foz do Iguaçu, Ibema, Ivaiporã, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pato Branco, Prudentópolis, Santa Helena, Santa Tereza do Oeste, São Jorge d’Oeste e Terra Roxa. 

FORA DO PARANÁ – O monitoramento contabiliza 2.956 casos de pessoas que não moram no Estado – 60 foram a óbito. 


Rotary Internacional doa R$ 185,9 mil para Hemocentro de Guarapuava


O Rotary Club de Guarapuava Lagoa destinou R$ 185 mil para a compra de equipamentos para o Hemocentro Regional de Guarapuava em um projeto global do Rotary Internacional. Um ofício informando a doação foi recebido nesta segunda-feira (21) pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 

“A Secretaria da Saúde tem uma relação direta com o Rotary, principalmente ligada à vacinação da poliomielite, e hoje recebemos esta doação para outra causa muito importante que é a doação de sangue. Valorizamos muito esta articulação com os clubes de serviço e agradecemos a todos os membros pela parceria e solidariedade com toda a população paranaense”, afirmou o secretário.

A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Liana Labres de Souza, acompanhou a entrega do ofício que destina o valor para aquisição de poltronas, cadeiras, refrigeradores, homogeneizadores, microcomputadores, mesas, armários e micropipetas.

“O Hemocentro Regional de Guarapuava fornece hemocomponentes para 20 municípios da região, com uma população estimada em 500 mil habitantes, que serão beneficiados com o reequipamento desta unidade”, acrescentou Beto Preto.

O documento oficializando a doação foi entregue pelo diretor do Hemocentro Regional de Guarapuava e membro do Rotary, Fernando José Guiné. “Esta doação é muito importante para nós porque estes equipamentos irão beneficiar doadores, servidores e futuros receptores, além de auxiliar na melhoria do serviço diário dentro do hemocentro”, disse.

Turvo - Boletim Oficial Covid-19



Nesta segunda-feira (21) não teve casos confirmados para covid-19, em Turvo. Mantendo o número de casos em 261 casos positivos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná).

08 casos foram liberados, assim somam-se 242 recuperados, 24 casos ativos, e 26 pessoas aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



TJ-PR manda soltar motorista suspeito de provocar acidente que matou família em Ivaiporã


O motorista suspeito provocar um acidente 
que resultou na morte de três pessoas da mesma família em Ivaiporã, no norte do Paraná, foi solto por determinação da Justiça. O acidente causou a morte do casal e da filha deles, de um ano.

A decisão é de sexta-feira (18) e foi concedida pelo desembargador Antônio Loyola Vieira do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR)

Imagem mostra caminhonete 'rampando' antes de acidente

Claudimir Erico Nardini foi preso em flagrante no dia 13 de dezembro após, segundo a Polícia Militar (PM), provocar o acidente. Um dia depois, na audiência de instrução, foi decretada prisão preventiva.

Conforme informações da PM, Nardini dirigia uma caminhonete em alta velocidade e estava embriagado. O teste do bafômetro realizado no dia do acidente apontou 0,79mg/l de álcool no sangue.

A defesa do empresário afirmou que a manutenção da prisão preventiva seria o cumprimento antecipado da pena. "Estamos aguardando a conclusão do inquérito e a denúncia do Ministério Público para apresentação de defesa preliminar", disse o advogado Omar Yassim.

Entenda o caso

Boletim de Ocorrências da PM detalhou que "o Uno, onde estava a família, subia a rua e, no sentido contrário, descendo, em um local de declive (descida), a caminhonete, em altíssima velocidade, perdeu o contato com o solo. Uma quadra antes, voltou ao chão, novamente rampou e atingiu a parte superior do Uno, vindo a provocar os óbitos. Depois derrapou até bater em um poste e perder uma das rodas. A caminhonete ainda foi derrapando por cerca de 150 metros, até parar no meio da rua”.

Na acórdão que deferiu o pedido de habeas corpus, o desembargador afirmar que "o fato do acusado ter ceifado a vida de três pessoas por ter colidido o seu veículo, embriagado e em alta velocidade, são questões inerentes ao tipo penal e não consiste no modus operandi a evidenciar a periculosidade do agente ou gravidade concreta do delito", diz um trecho do documento.

Mesmo em liberdade, Claudimir Erico Nardini deverá seguir regras impostas pelo Judiciário, como comparecer em juízo para informar e justificar as atividades, está proibido de manter contato ou se aproximar de testemunhas, não pode se ausentar da comarca sem autorização judicial e nem mudar o endereço residencial sem prévia autorização judicial.

O TJ-PR também determinou a suspensão da habilitação para dirigir.

O que dizem os familiares das vítimas

O advogado Luiz Henrique Maciel Branco, que representa dos familiares das vítimas, lamentou a decisão do TJ-PR e informou que os pais do casal e avós da criança estão indignados e espantados com a informação.

"Essa decisão não era esperada para esse momento e, por isso, acreditamos que ela será reformada. Vamos usar todos os recursos cabíveis até que a Justiça seja alcançada. Esse tipo de decisão causa insegurança, medo e outras pessoas podem pensar que esse crime é normal porque a própria Justiça está defendendo um sujeito que matou três pessoas inocentes", concluiu.

Marcos Seguro Contabilidade está apoiando a Campanha do 12º Festival de Prêmios da ACET


Marcos Seguro Contabilidade que sempre vem assessorando e preparando sua empresa para o futuro, está apoiando a Campanha do 12º Festival de Prêmios da ACET - Associação Comercial e Empresarial de Turvo. 


Ao efetuar suas compras nas empresas participantes da campanha, peça seu cupom e concorra: 

08 TVs Smart de 32'; 

10 vale-compras de 150,00; 

06 vale-compras de 250,00; 

02 vale-compras de 500,00. 

O sorteio será realizado no dia 17 de janeiro.



 

Safra de verão no Paraná deve ser recorde com 24,2 milhões de toneladas


O relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, prevê que o Paraná deve colher 24,2 milhões de toneladas de grãos na safra de verão, em uma área de 6,1 milhões de hectares.

Entre os destaques, estão a soja e o milho, cuja maior parte das lavouras apresenta condições entre médias e boas. O pequeno percentual de condições ruins se deve à estiagem no início do plantio, que deixou o solo mais seco e dificultou a germinação. Mas, de maneira geral, as chuvas das últimas semanas têm contribuído para a recuperação dessas culturas, segundo o chefe do Deral, Salatiel Turra. “As chuvas mais homogêneas no Estado estão beneficiando especialmente as regiões com boa concentração de milho e soja, como o Oeste e o Sudoeste”, diz.

O milho da segunda safra apresenta uma estimativa de produção aproximadamente 14% maior do que na safra anterior, chegando a 13,4 milhões de toneladas, em uma área de 2,3 milhões de hectares. “Se as condições climáticas continuarem como estão, a tendência é que essa estimativa se concretize, e poderemos assim ter uma boa produção de milho”, explica Turra.

Com relação à soja, segundo as estimativas do departamento, devem ser produzidas 20,4 milhões de toneladas, volume 2% menor que na safra 2019/2020, mas que é bastante significativo e dentro da média para o estado.

SOJA - O plantio de soja já estava concluído e as chuvas das últimas semanas beneficiaram as lavouras. Atualmente, 77% da área têm condições boas, 19% médias e 4% ruins. O relatório deste mês mostra uma pequena redução na produção esperada no mês anterior, de aproximadamente 80 mil toneladas.

“As estimativas podem ter novas atualizações nas próximas semanas, mas as chuvas deste mês deram mais tranquilidade para o produtor”, diz o técnico do Deral Edmar Gervásio. Porém, embora as perspectivas para o ciclo 20/21 indiquem bons resultados, o recorde da safra 19/20 no Paraná pode não se repetir. Segundo o Deral, o volume estimado é de aproximadamente 20,4 milhões de toneladas – 2% a menos do que na safra passada -, em uma área de 5,6 milhões de hectares, 2% maior.

Em dezembro, a média do preço é de R$ 137,38 a saca de 60 quilos, o que representa bom retorno para o produtor, cobrindo os custos de produção. No mesmo período do ano passado o valor era de R$ 77,00. O índice de comercialização chegou a 42,9%, considerado acima do normal para a época. 

MILHO PRIMEIRA SAFRA - Assim como a soja, a primeira safra de milho, que está no campo, foi beneficiada pelas chuvas das últimas semanas. Isso mantém os números em patamares de produção sem grandes oscilações neste momento, com volume estimado em 3,4 milhões de toneladas – 2% menor do que na safra passada, em uma área de 359 mil hectares.

“Essa produção está dentro da média, pois a safra anterior havia sido recorde”, analisa o técnico Edmar Gervásio. De acordo com o Deral, as condições gerais das lavouras também estão satisfatórias, com um potencial para manter os índices de produção, especialmente se as previsões de chuva para os próximos dias se confirmarem.

Os preços apresentaram redução no último mês, de R$ 67,58 em novembro para R$ 63,59 em dezembro. A queda se deve se acentuar nas próximas semanas. “Além da redução da demanda, isso se explica porque o produtor que tem milho estocado neste momento está começando a abrir espaço para armazenar a nova safra de soja no início do ano”, diz Gervásio. Na comparação com a média de preços de dezembro do ano passado, de R$ 36,32, o aumento é de aproximadamente 75%.

MILHO SEGUNDA SAFRA - A primeira estimativa dessa safra aponta para área de 2,3 milhões de hectares, 2% superior à da safra anterior. A produção está estimada em 13,4 milhões de toneladas. “Se esse cenário se confirmar teremos uma safra relevante no Paraná, que deve abastecer o mercado”, diz o técnico do Deral Edmar Gervásio. Se as estimativas de área forem confirmadas, a região Norte do Estado terá a maior área, com mais de 800 mil hectares, cerca de 35% do total, seguida pelo Oeste, com 30%.

FEIJÃO PRIMEIRA SAFRA - Com o encerramento do plantio, a colheita do feijão da primeira safra atingiu 5% da área estimada em 150,4 mil hectares. A produção deve ser de 298,4 mil toneladas, uma redução de 6% com relação à safra 2019/2020, devido principalmente à estiagem. Na safra anterior, o volume produzido foi de 316,2 mil toneladas. Se o clima permanecer instável, os produtores devem ficar em alerta para uma eventual quebra. Com a redução da oferta no mercado, a previsão é de aumento do valor para os consumidores. 

Até o momento, as lavouras estão apresentando bom desenvolvimento. Segundo o levantamento do Deral, 78% estão em condições consideradas boas, 20% em condições médias e 2% ruins. “As áreas que apresentam condições piores são aquelas plantadas no início da safra, quando a estiagem prejudicou o desenvolvimento da cultura”, diz o economista do Deral, Methodio Groxko.

As demais, de acordo com o técnico, mantêm as perspectivas de produção e de produtividade.

De maneira geral, o ano de 2020 foi benéfico para a comercialização do feijão. O aumento do consumo durante a pandemia, aliado à baixa demanda devido à quebra acentuada da segunda safra, resultou em preços elevados.

Em dezembro, a saca de 60 quilos de feijão-preto é comercializada por R$ 283,30 e o feijão-cores por R$ 288,04, em média. Em dezembro do ano passado, o feijão-preto era comercializado por R$ 131,81 - e o feijão-cores por cerca de R$ 236,00. “Considerando condições climáticas normais, na medida em que avançarmos na colheita, os preços devem baixar um pouco, o que é comum para a época”, explica Groxko. 

TRIGO - No último mês, houve um recuo significativo dos preços do trigo. Atualmente, a saca de 60 quilos é comercializada por R$ 68,31, abaixo da média registrada em novembro, de R$75,37. Apesar da redução, o preço é considerado satisfatório para os produtores. Se comparado ao preço de dezembro do ano anterior, o incremento é de 45% sobre a média de R$ 47,46. A comercialização segue em patamar recorde, de 82%.

De acordo com o engenheiro agrônomo do Deral Carlos Hugo Godinho, se esse valor for mantido em 2021, isso pode incentivar o plantio de mais trigo no Paraná. “Destaca-se, nesse sentido, a região Sul do Estado, onde não há competição de áreas com a segunda safra de milho, e os produtores conciliaram boas produtividades, bons preços e liquidez em 2020”, diz.

No entanto, acrescenta, a cultura de trigo é de alto risco. De acordo com ele, para um incremento de área se tornar incremento de produção é necessário que o Estado não tenha problemas com geadas e a estiagem, como as que prejudicaram parte da produção em 2020 e nas três safras anteriores.

A safra 2019/2020 resultou em uma produção de 3 milhões de toneladas. “Essa é uma oferta razoável, considerando os problemas que o Paraná enfrentou com a seca neste ano”, analisa Godinho. 

CEVADA - A colheita da cevada foi finalizada em novembro e a comercialização atingiu 100%, segundo o engenheiro agrônomo do Deral Rogério Nogueira. O relatório deste mês indica uma produção de 272 mil toneladas, volume 6% superior ao da safra 2018/2019, em uma área de 64 mil hectares. Neste mês, a média de preços ficou em R$ 84,32 a saca de 60 quilos, cerca de 40% maior na comparação com dezembro do ano passado.

MANDIOCA - A safra da mandioca chegou ao final e as condições para colheita neste período estão boas, segundo o economista do Deral Methodio Groxko. Os preços apresentaram redução porque muitas indústrias que utilizam a fécula estão entrando em recesso nesse período do ano.

Os preços da tonelada estão em R$ 416,00 neste mês, contra R$ 411,00 em dezembro do ano passado. A nova safra deve iniciar no final de janeiro. A expectativa é que as indústrias passem a utilizar mais fécula no próximo ano, fazendo com que os preços subam novamente.

VBP - O Deral também atualizou as previsões para o Valor Bruto da Produção (VBP) relativos à safra 2019/2020 para as culturas analisadas no relatório deste mês, que devem ter um incremento significativo. O VBP de 2019, que superou R$ 40 bilhões na soma dessas culturas, deve passar de R$ 54 bilhões no VBP 2020, segundo a técnica Larissa Nahirny.

“O que alavancou esse rendimento foi o preço da soja, que teve uma produção bastante expressiva, 26% superior à da safra anterior. Somente para esta cultura, o VBP está estimado em R$ 29 bilhões”, explica a técnica. O trigo também teve incremento de produção e preços. Com isso, o rendimento deve superar R$ 3,5 bilhões.

Apesar da redução na produção, os bons preços vão garantir um favorável rendimento para as culturas do milho e do feijão. A safra de milho deve somar R$ 11 bilhões de faturamento, enquanto o feijão pode ultrapassar R$ 2 bilhões. “A questão cambial no último ano beneficiou as commodities de modo geral, o que reflete no VBP”, completa a técnica do Deral.

GUARAPUAVANA É UMA DAS VÍTIMAS DE TRÁGICO ACIDENTE EM SC


Patrícia Fernandes, 35, que atualmente morava em Jaraguá do Sul, estava vindo passar o natal com familiares em Guarapuava. 

A tragédia que vitimou 6 pessoas, ocorreu ontem (20), na BR 280, em Três Barras, norte de Santa Catarina e envolveu um VW Gol e um Renault Logan, onde estava a guarapuavana. O impacto da colisão foi muito forte e todas os passageiros ficaram presos nas ferragens. 

Três crianças estão entre as vítimas do acidente. Elas estavam com uma mulher de 42 anos no Gol, placas de Canoinhas. As vítimas tinham 5, 9 e 11 anos de idade. 

No Logan, de Jaraguá do Sul, estavam Patrícia e uma amiga de 41 anos. Elas chegaram a ser socorridas, mas morreram logo em seguida.

Dois presos fogem da Penitenciária Estadual de Guarapuava. Um foi recapturado

Por volta das 02h00min do dia 20 de dezembro, equipes policiais foram informados que na Penitenciaria Estadual de Guarapuava, havia ocorrido a fuga de dois presos, sendo que esses teriam adentrado em um matagal próximo. 

De imediato foi efetuado o cerco na área de mata. Após algum tempo, os dois foragidos foram avistados, e ao perceberem que seriam abordados empreenderam fuga a pé em direção um matagal próximo. 

Os indivíduos foram acompanhados pelos policiais e foi logrado êxito na abordagem do homem, Erenilson Jesus Procópio, 25 anos, porém o outro obteve êxito na fuga se embrenhando na mata. 

Diante da situação foi entregue no secat anexo a 14ª SDP. Em contato com os agentes da peg foi informado que o foragido não recapturado trata-se de Djalma Teodoro dos Santos 46 anos.

Fonte: PM
Publicidade