[Fechar]

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Operações contra o desmatamento geram R$ 5,2 milhões em multas



O Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, emitiu 104 autos de Infração Ambiental (AIA) durante duas operações de fiscalização de combate ao desmatamento ilegal do Bioma Mata Atlântica no Estado. As multas somam R$ 5,24 milhões.

O órgão identificou cerca de 637 hectares com desmatamento ilegal. A primeira força-tarefa aconteceu em setembro e a segunda em novembro. As fiscalizações também resultaram na apreensão de instrumentos utilizados para o desmatamento e produtos oriundos da extração ilegal.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que, além de recuperar o meio ambiente com o plantio de mudas de árvores nativas pelo Programa Paraná Mais Verde, é fundamental a atuação do órgão na fiscalização.

“Por determinação do governador Ratinho Junior, reestruturamos a secretaria para promover o desenvolvimento do Estado com sustentabilidade”, disse Nunes. “Unificamos diversos institutos em um único órgão para atuar no plantio de árvores nativas, preservar os rios, preservar e recuperar a fauna, além de fiscalizar”.

O objetivo das forças-tarefas é unir esforços de um grupo de servidores (agentes fiscais), sob um comando único, para coibir o desmatamento ilegal, punir os infratores pelos danos ambientais causados, proteger e também recuperar as regiões de floresta que integram o bioma da Mata Atlântica.

O gerente de Monitoramento e Fiscalização, Alvaro Cesar de Góes, explica que a Operação Mata Atlântica, desenvolvida pelo Instituto, tem origem nos alertas levantados através do site MapBiomas Alerta. “A ferramenta utiliza dados de geoprocessamento e sensoriamento remoto. Através dela recebemos alertas e relatórios de constatação de desmatamento com o uso de imagens temporais de alta resolução”, afirmou.

Entre as irregularidades encontradas estão corte de floresta nativa nos estágios inicial, médio e avançado do Bioma Mata Atlântica. O corte também atinge espécies nativas como araucárias, imbuias e cedro-rosa, entre outras. “Um agravante é que em muitas dessas áreas teve o uso do fogo para a destruição da floresta”, afirmou Góes.

CRIME – Quem pratica o desmatamento ilegal está sujeito a penalidades administrativas previstas na Lei Federal nº 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal nº 6514/08 (Condutas Infracionais ao Meio Ambiente). O responsável também pode responder a processo por crime ambiental.

FORÇA-TAREFA – A primeira força-tarefa foi a Operação Mata Atlântica em Pé IV, que contou com o apoio do Ministério Público e com a participação do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As ações envolveram seis municípios: Canta Galo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Prudentópolis e Turvo.

Treze agentes fiscais do IAT participaram da segunda operação, que incluiu os municípios de Campina do Simão, Candói, Goioxim, Pinhão, Prudentópolis e Reserva do Iguaçu.


Fonte: AEN

Mais 02 caso de covid-19 é registrado em Turvo


Nesta quinta-feira (10) foi confirmado mais 02 caso de covid-19 em Turvo. Totalizando 217 casos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) e 5 casos positivos por meio de testes sorológicos IGG/IGM, realizados em laboratório. 

12 pacientes foram liberados do isolamento.

Ao todo, até esta data, tem 06 casos ativos no município, outros 41 aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



Caminhão de Turvo tomba próximo ao Distrito da Palmeirinha


Por volta das 12h00 desta quinta-feira (10), um caminhão de Turvo carregado com grama tombou na PRC-466, próximo ao Distrito da Palmeirinha. 

Segundo informou o motorista Valdir Garcia Corrêa (Dide), ele seguia pela rodovia sentido a Guarapuava, quando dois pneus traseiros estouraram e o caminhão veio a tombar. Junto com Dide, estava seu ajudante. Eles sofreram apenas pequenas escoriações e estão bem.

Guarapuava: Mulher de 19 anos se joga do 9° andar do Hospital Santa Tereza


Uma mulher (19 anos), natural de Laranjeiras do Sul, se jogou do nono andar do Hospital Santa Tereza, localizado no Centro de Guarapuava. 

O Instituto Médico-Legal (IML) de Guarapuava está no local. 



Chuva de granizo destrói plantação de maracujá e melancia no interior de Turvo


Na tarde desta quarta-feira (09), uma forte chuva com vento e granizo causou uma grande destruição na plantação de maracujá e melancia na Localidade de Passo Grande e Colônia Velha - Ivaí, no interior de Turvo. 

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói por moradores das localidades, arvores caíram com o vento e quem tinha plantação de maracujá e melancia, por onde passou a chuva, não sobrou nada.










Morre caminhoneiro de Guarapuava que sofreu acidente em Turvo


Morreu na manhã desta quinta-feira (10), o motorista Nilson Ramos Martins, ele havia sofrido um acidente de trânsito no dia 26 de novembro na Rodovia João Maria de Jesus, em Turvo. 

Informações colhidas no local do acidente pela reportagem do Blog do Elói, é que motorista havia carregado à carga de papel na empresa Ibema e seguia sentido a Turvo, quando ao fazer uma curva a carreta veio a tombar e ele ficou preso nas ferragens. 

Ele recebeu os primeiros socorros pela equipe da saúde Turvo, até a chegada do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, que tiveram bastante trabalho para retirar Nilson das ferragens. Ele foi socorrido ao Hospital Bom Pastor de Turvo, e posteriormente transferido para Guarapuava. 

Ele estava internado desde o dia do acidente, teve complicações em sua recuperação, não resistiu e faleceu na manhã desta quinta-feira. 



Estado reativa leitos e disponibiliza 2.842 exclusivos para Covid-19



O Governo do Paraná já disponibilizou, desde o início da pandemia, 2.842 leitos para atendimento exclusivo da Covid-19 no Estado. Os números foram atualizados nesta quinta-feira (10) com a somatória dos 773 leitos reativados nas últimas semanas.

Desde 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem viabilizado a reativação de leitos de UTI e enfermaria em todas as macrorregiões do Paraná. “Devido à falta de adesão às medidas de prevenção, o número de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus voltou a subir no Estado, e com isso estamos ampliando o atendimento hospitalar quase que diariamente, especialmente em Curitiba e Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Pret

Dados da Regulação de Leitos Estadual mostram que, até agora, 566 leitos de enfermaria e 207 de UTI adulto foram reativados no Paraná. Além disso, existe a previsão de mais 30 leitos até a próxima segunda-feira (14). Atualmente, o Estado soma 1.100 leitos de UTI adulto, 1.686 enfermarias e 22 UTI’s e 34 enfermarias pediátricas

“Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, temos ampliado e disponibilizado o maior número possível de leitos para atendimento à população paranaense. Porém, é importante reforçar que estas medidas são finitas. O sistema de saúde em todo o mundo está chegando ao seu limite, seja pela falta de profissionais, medicamentos, equipamentos ou estrutura”, acrescentou o secretário.

ATENDIMENTO – Desde 26 de março, quando houve a implantação dos leitos exclusivos no Estado, 31.683 paranaenses já foram atendidos. De acordo com o boletim de monitoramento da doença divulgado nesta quarta-feira (09), 2.111 pacientes estão internados no Paraná. A média de permanência é de 12 dias na UTI e oito na enfermaria. Apesar do atendimento prestado nestas unidades, 21,1% dos pacientes que precisaram de internamento não resistiram ao tratamento e foram a óbito

“Ressaltamos que a disponibilidade de leitos não garante que aquele paciente sobreviva ao tratamento, tampouco que não tenha sequelas. Em nove meses de pandemia no Estado mais de 6,5 mil paranaenses morreram. Isto não é só um número, são mais de 6 mil famílias que perderam seus entes queridos para este vírus”, disse Beto Preto.

De acordo com o secretário, a melhor prevenção neste momento é reforçar as medidas adotadas desde o início da pandemia. “Enquanto não houver uma vacina segura e eficaz, pedimos que a população se conscientize e retome os cuidados básicos de prevenção da doença, como o uso de máscaras, álcool em gel, adoção do distanciamento social de pelo menos dois metros, além de evitar aglomerações”.


Homem tira a própria vida em Guarapuava


Por volta das 20h38min do dia 09 de dezembro, repassado que uma pessoa havia cometido suicídio na Rua João Alberto Horst, Morro Alto. 

No local feito contato com os familiares sendo informado pela esposa, que saiu e ao retornar encontrou seu marido, 49 anos, enforcado na porta do quarto. 

Segundo ela, seu marido estava com depressão. Feito isolamento do local e acionados os órgãos competentes, o qual recolheu o corpo e encaminhou para o Instituto Médico Legal.

Fonte: PM
Publicidade