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quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Boletim confirma mais 2.628 casos de Covid-19 e 75 óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (03) mais 2.628 casos confirmados e 75 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O boletim registra também 2.784 casos confirmados retroativos do período entre 27 de abril e 1º de dezembro. Eles estavam em investigação, foram confirmados e automaticamente computados no sistema.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 291.244 casos e 6.259 mortes em decorrência do novo coronavírus.

INTERNADOS – Nesta quinta-feira são 1.163 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 870 ocupam leitos SUS (483 UTI e 387 clínicos/enfermaria) e 293 da rede particular (81 UTI e 212 clínicos/enfermaria).

Há outros 1.547 pacientes internados, 536 em leitos UTI e 1.011 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 75 pacientes. São 32 mulheres e 43 homens com idades que variam de 23 a 93 anos. Os óbitos ocorreram entre 25 de outubro e 03 de dezembro.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (22), Umuarama (10), Foz do Iguaçu (3), Jacarezinho (3), Tibagi (3), Cascavel (2), Guarapuava (2), Ibaiti (2) e São José do Pinhais (2). O boletim confiram ainda uma morte em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Antonina, Apucarana, Arapongas, Barracão, Boa Vista do Paraíso, Colombo, Esperança Nova, Irati, Leópolis, Loanda, Marialva, Maringá, Medianeira, Missal, Ouro Verde do Oeste, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Rio Branco do Sul, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Fé, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí e Sarandi.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento contabiliza 2.725 casos de pessoas que não moram no Estado – 55 foram a óbito.

AJUSTES

Exclusões:

Um óbito confirmado (M, 78a) no dia 09/09 em Ponta Grossa foi excluído por duplicidade de notificação;

Um óbito confirmado (M, 78a) no dia 30/08 em Ponta Grossa foi excluído por duplicidade de notificação;

Um óbito confirmado (M, 65a) no dia 04/10 em Ponta Grossa foi excluído por duplicidade de notificação;

Um óbito confirmado (M, 77a) no dia 28/10 em Ponta Grossa foi excluído por duplicidade de notificação;

Um caso confirmado no dia 28/08 em Ponta Grossa foi excluído por erro de notificação.

Mulher de 26 anos é encontrada morta em Laranjal


Na manhã desta quinta-feira (03), a equipe policial foi acionada por um homem, o qual relatava que sua sobrinha de 26 anos, havia cometido suicídio na localidade de Água Verde, interior de Laranjal. 

A equipe deslocou até o local onde constatou o fato, após isolamento do local acionou a Polícia Civil de Palmital e o IML de Guarapuava, os quais assumiram ocorrência e deram continuidade aos procedimentos cabíveis.

Fonte: PM

Mais 25 casos de covid-19 são registrados em Turvo


Nesta quinta-feira (03) foi confirmado mais 25 casos de covid-19 em Turvo. Totalizando 211 casos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) e 5 casos positivos por meio de testes sorológicos IGG/IGM, realizados em laboratório. 

Nenhum paciente foi liberado do isolamento nesta quinta (03). 

Ao todo, até esta data, tem 32 casos ativos no município, outros 32 aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar.



Em Pitanga, novos acessos às indústrias vão impulsionar o desenvolvimento


Novembro marcou a meta de 65% de andamento das obras das vias marginais da PR-466 em Pitanga, na região Central do Paraná. Elas darão acesso ao complexo de indústrias da região, separando o trânsito urbano das conexões dos caminhões de carga e dos ônibus dos funcionários. O investimento do Governo do Estado é de R$ 12,4 milhões e levará mais segurança para cerca de mil colaboradores.

A obra envolve pavimentação, drenagem com sarjeta no canteiro central, calçadas com piso tátil, ciclovias, meios-fios, abrigos de ônibus, defensas metálicas, sinalização vertical e horizontal, e quatro interseções em nível ao longo de 4,2 quilômetros – ao todo, com as duas margens, serão 8,4 quilômetros de novas pistas. As entrega das intervenções está prevista para junho de 2021.

“O Governo do Estado tem um olhar diferenciado para a infraestrutura. Estamos promovendo esses acessos como forma de facilitar o trânsito em Pitanga e melhorar o escoamento da PR-466, que é o ramal entre Campo Mourão e Guarapuava, uma conexão importante da região central”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Essa região central ficou desassistida por muitos anos. Estamos virando esse jogo e essa é a primeira parte de um projeto de modernização mais robusto”.

Segundo a Prefeitura de Pitanga, mais de 20 empresas já estão instaladas em dois parques industriais na região e serão diretamente beneficiadas. Elas trabalham com artefatos de concreto, reciclagem, transporte de cargas pesadas, incluindo também o mercado de veículos (oficinas, empresas de molas, retíficas e postos de gasolina) e carnes e grãos (abatedouros e agropecuárias cerealistas).

“Tínhamos esse parque industrial com dificuldade de acesso, problemas para escoar a produção. A obra aumenta a segurança do transporte em uma região que tem histórico de acidentes.”, afirma o prefeito do município, Maicol Callegari. “Também estamos abrindo oportunidades para novas empresas se instalarem, é uma visão otimista do futuro. Mesmo sem obras já houve atração com essa expectativa de crescimento, um exemplo é a Magazine Luiza, que anunciou recentemente o começo da atuação no município”.

A obra será importante para atender uma reivindicação antiga do município por mais segurança rodoviária. É uma região com alto índice de acidentes porque os atuais trevos são primários e não comportam o excedente de tráfego. A intervenção também ajudará Pitanga a acelerar a resolução de um gargalo social. O município está inserido em um contexto de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) deficitário em relação ao Paraná.

“Na região, 30% da população depende do Bolsa Família e 60% das famílias têm Cadastro Único. Em Pitanga os índices são de 24% e 56%, respectivamente. É um município com renda per capita baixa, que depende de mais investimentos para conseguir avançar mais rapidamente”, afirma o prefeito. “São 8 mil pessoas que vivem ancoradas em programas sociais. Os jovens vão embora e a cidade começa a envelhecer. Com novas empresas conseguimos reverter essa realidade”.

“É uma obra que vai ajudar a melhorar a infraestrutura para as empresas do parque industrial e possibilita crescimento econômico para um município que precisa muito atrair novas indústrias para melhorar as condições de vida”, acrescenta o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pitanga, Adair Hey. “Pitanga é a terceira maior bacia leiteira do Estado, mas ainda falta alavancar o progresso, dar um salto, acelerar a agroindustrialização e a diversificação. Com infraestrutura os empresários têm mais confiança para investir”.

OBRAS – O projeto executivo foi contratado pela Prefeitura de Pitanga, que também é responsável pelas desapropriações. As obras em si começaram em outubro de 2018 e atingiram 65% no mês passado. A parte de terraplanagem já alcançou 90% e 2020 ainda reserva a implementação da capa asfáltica em alguns trechos. São 72 funcionários trabalhando diariamente em mais de 50 equipamentos na obra.

Também serão construídas ou melhoradas quatro interseções em nível: uma no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE); no acesso à Pitanga; em frente à C.Vale; e na continuidade do primeiro acesso já existente, de quem segue de Guarapuava a Campo Mourão.

O primeiro trevo, que também dá acesso à sede da Faculdades do Centro do Paraná (UPC) será modernizado e reequilibrado. A marginal no sentido a Guarapuava começa logo nessa primeira conexão com a interseção. No sentido oposto a saída será um pouco mais à frente, depois da PRE. O segundo trevo fará a conexão com a Rua Alexandre Buchman, próximo ao Parque do Lago, e também envolve a revitalização. As outras duas interseções são conexões novas.

As pistas, do modelo simples, terão quatro metros de largura em casa sentido, além de 34 centímetros entre a base e o CBUQ (camada asfáltica), capaz de suportar trânsito de caminhões com vários eixos. As calçadas e ciclovias terão 1,5 metro de largura cada. Entre as estruturas para veículos motorizados e pedestres/ciclistas haverá grama para controle da erosão. A velocidade padrão será de 60 km/h.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a obra tem um compromisso com a geração de qualidade de vida no município. Ela atende requisitos da Organização das Nações Unidas (ONU) para acessibilidade, uso responsável do solo e transporte alternativo. “É uma obra completa, com tudo aquilo que o município precisa para ganhar velocidade para crescer. Estamos estimulando boas práticas e gerando segurança”, acrescenta.

OUTRAS OBRAS – O Governo do Estado também financiou outras obras em Pitanga. Estão em execução convênios de pavimentação urbana (R$ 4,3 milhões), um Meu Campinho (R$ 348 mil) e a revitalização da Rua Alexandre Buchmann (R$ 716 mil). Também foram liberados recursos para a ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde Jardim Maristela e a construção da UBS Barra Bonita, facilitando o acesso à saúde primária, e a construção de um parque linear para ajudar na contenção de cheias e na ocupação urbana. Os auxílios envolvem, ainda, um parque infantil, veículos e uma máquina para pintura de vias municipais.

HISTÓRIA – Pitanga é um município de pouco mais de 30 mil habitantes e cujo marco histórico é ser o centro geográfico do Estado. É uma terra vocacionada para o agronegócio e que representa 0,8347% da área do Estado.

O local onde fica a cidade começou a receber os seus primeiros moradores a partir de 1914, quando colonizadores que moravam em Prudentópolis transferiram suas residências para a região. Até então, somente os índios habitavam as terras. Os fazendeiros começaram a criar porcos, que posteriormente eram trocados por outros produtos ou levados para Ponta Grossa, traçando novas rotas no Estado.

Em 1918 o local já oferecia casas comerciais, além de serviços como ferreiros, carpinteiros, marceneiros. Nessa época a vila estava localizada às margens da estrada que ligava a região Central do Paraná ao Mato Grosso do Sul. Já existia na região, inclusive, um posto policial.

Em 1940 Pitanga tinha aproximadamente 13 mil habitantes, mas o município só foi criado oficialmente em 1943. Com os anos, antigos distritos se tornaram independentes, como Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste e Nova Tebas, limitando um pouco mais o território dos pitanguenses.

Nos últimos anos, o município aumentou a sua área de asfalto, a cobertura de saúde, e atraiu novas empresas e entidades de ensino superior. O IDH saltou de 0,381 em 1991 para 0,702 em 2010 (quanto mais próximo de 1, melhor) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita evoluiu em mais de R$ 15 mil entre 2010 e 2017.

Região Central receberá diversas modernizações rodoviárias

Pitanga está no Centro da remodelação do “eixo estruturante” de rodovias em desenvolvimento pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). Entre as iniciativas estão a duplicação e restauração da PRC-466 entre Guarapuava e Turvo e o projeto de ampliação da capacidade da PRC-466 entre Turvo e Pitanga; além de projetos de restauração e ampliação da capacidade das rodovias entre Pitanga e Mauá da Serra (passando por Manoel Ribas e Ivaiporã), e entre Pitanga e Campo Mourão, favorecendo a conexão com a Coamo, maior cooperativa da América Latina.

Dessas obras, a revitalização do trecho Guarapuava-Turvo é a que tem os trâmites mais adiantados, com contrato assinado. O início depende apenas da ordem de serviço. O DER-PR também já publicou o edital de licitação para contratar a empresa que vai elaborar o projeto de engenharia da restauração e ampliação da capacidade entre Pitanga e Turvo. O trecho tem extensão de 45,5 quilômetros e inicia na PR-460, a aproximadamente um quilômetro do entroncamento com a PR-239, em Pitanga, e termina no início do perímetro urbano de Turvo.

A região Central do Estado também é contemplada com a pavimentação histórica entre Pitanga e Mato Rico. As obras vão recomeçar nos próximos dias, após a resolução de entraves burocráticos, e a expectativa é de novo ritmo em 2021. O asfalto que conecta Mato Rico de maneira definitiva ao século 21 está estimado em R$ 89,4 milhões e será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outra revitalização importante para a região acontecerá no perímetro urbano de Guarapuava, na BR-277. As obras serão realizadas em uma extensão de 3,6 quilômetros, resultando em duplicação e acostamentos. A intervenção contempla a implantação de uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466 e, ainda, a adequação de suas alças de acesso; três pontes no km 345,5; um viaduto conectando a Avenida Professor Pedro Carlo e a Avenida Beira Rio; uma trincheira para acesso ao aeroporto municipal; duas passarelas; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.

Faça seu pedido de mudas de peixe na Natusolo Comércio de Produtos Agrícolas em Turvo


A Natuolo comunica que está fazendo pedidos de mudas de peixes, para entregar no dia 15 de dezembro. 

Maiores informações pelo fone (42) 3642-1432, ou diretamente na Natusolo.

Comércio de Produtos Agrícolas Natusolo Ltda - Avenida Nossa Senhora Aparecida, 903 Turvo – PR.




Reserve seu chopp para festividades de final de ano no Nego Bebidas


A direção do Nego Bebidas comunica seus clientes e amigos, para que façam seus reservas de chopp para as festividades de Natal e de Ano Novo, pois o mesmo não estará trabalhando com quantidade em estoque.

O Nego Bebidas serve chopp de copo no balcão, tem barril de 50 e 30 litros. 

Nego Bebidas atende eventos, leve seu orçamento e negocie com o proprietário Afonso. 

Lá também tem gelo, carvão para seu churrasco e disque água. 

O Nego Bebidas fica na Avenida 12 de Maio, anexo ao Campo de Futebol Society do Adevilson. 

Fone (42) 3642 -2100 – 9 8412-2949 – 9 9821-9267.

Duas pessoas ficam feridas em acidente na PRC-466



Um acidente de trânsito envolvendo três veículos deixou duas pessoas feridas na noite desta quarta-feira (2), na PR 466, em Guarapuava.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um caminhão Volvo com placas de São Lourenço do Oeste (SC) colidiu com um segundo caminhão de Araruna (PR). 

Após a batida, o automóvel acabou batendo em um outro caminhão, com placas de Honório Serpa (PR). 

Apenas os ocupantes do segundo veículo que se feriram. Um homem (42 anos), e um adolescentes (16 anos) que estava no banco do passageiro foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Batel.




Confira as ofertas do Suprema Supermercado de Turvo


 

MPPR apura casos de servidores que teriam sido "candidatos fictícios"


No Paraná, nas eleições realizadas neste ano, ao menos 80 candidatos a uma vaga no Executivo ou Legislativo municipais foram servidores públicos que são suspeitos de terem apresentado candidaturas fictícias. Essa é a conclusão inicial de averiguação conduzida pelo Ministério Público do Paraná, a partir do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público e à Ordem Tributária. O objeto da apuração veio do cruzamento de dados públicos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

A legislação eleitoral prevê que os funcionários públicos que se candidatam a um cargo eletivo devem se desincompatibilizar de suas funções. Durante esse período – em média três meses –, recebem licença remunerada, concedida pela administração pública. O MPPR aponta que, caso os servidores não tenham de fato realizado campanha durante o período de afastamento, na prática receberam dos cofres públicos de forma indevida – o que pode caracterizar ato de improbidade administrativa e crime de estelionato, situações que podem levar a sanções como a devolução integral dos valores recebidos no período de afastamento, multa civil e suspensão dos direitos políticos, além da pena de 1 a 6 anos de reclusão na esfera criminal.

Indícios – Conforme o Caop do Patrimônio Público, a seleção dos casos suspeitos envolveu a análise da candidatura de 3.171 funcionários públicos no estado (federais, estaduais e municipais). Foram avaliados três pontos principais: se o(a) candidato(a) recebeu 10 votos ou menos; se gastou apenas R$ 100,00 ou menos na campanha eleitoral (conforme prestação de contas apresentada à Justiça Eleitoral); e se não havia site ou rede social informada à Justiça Eleitoral como meio de comunicação a ser utilizado para a campanha (nos casos em que foi declarada a existência desses veículos, foi verificada pelo Ministério Público a não utilização dos mesmos para publicidade à candidatura).

Todas as situações identificadas como possível candidatura fictícia de servidor foram relatadas às Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, para conclusão das investigações nas respectivas comarcas. Nos casos em que for confirmada a fraude, os agentes do MPPR devem então propor as medidas judiciais para a responsabilização dos funcionários públicos.

Onde denunciar – Segundo informações da Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais do MPPR, os partidos políticos podem indicar seus filiados para as candidaturas. Isso é um direito político assegurado a todo os cidadãos – mesmo que recebam um número ínfimo de votos, ou nenhum, isso é parte do processo eleitoral. Mas a participação com candidaturas fictícias é passível de responsabilização, e não apenas no caso de servidores públicos que não realizam campanha, mas de candidaturas fictícias femininas, que podem escamotear fraude à cota de gênero, prevista em lei.

Nesse caso especificamente, quando comprovadas situações de fraude, com candidatas inscritas apenas para cumprir essa cota, todos os candidatos do partido podem ser comprometidos, com a cassação da lista de candidatos fraudada na cota de gênero. A Coordenadoria reforça que qualquer notícia de ilegalidade no processo das eleições deve ser levada às Promotorias Eleitorais. Os contatos podem ser acessados aqui.

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