[Fechar]

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Jovem de Turvo morre em Itapoá/SC


Morreu na tarde desta segunda-feira (30) em Itapoá/SC, o jovem George Gurnaski Neves, de 22 anos. 

Segundo informações repassadas ao Blog do Elói, George foi encontrado boiando no mar de Itapoá na madrugada deste domingo (29), foi encaminhado para o hospital e faleceu na tarde desta segunda-feira. 

A Funerária SerLuto de Turvo se deslocou até Itapoá para buscar o corpo, que será velado no Salão da Igreja São João Batista, no Distrito do Faxinal da Boa Vista. 

O sepultamento será ás 17h00 desta terça-feira.

George morava no Faxinal, mas há algum tempo estava morando em Itapoá, ele é filho do senhor Gerson Neves, que mora no Distrito do Faxinal da Boa Vista.

Aproveite as Ofertas da Terça Verde do Real do Suprema Supermercado de Turvo

 


Mais 06 casos de covid-19 são registrados em Turvo


Nesta segunda-feira (30) foi confirmado mais 06 casos de covid-19 em Turvo. Totalizando 186 casos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) e 5 casos positivos por meio de testes sorológicos IGG/IGM, realizados em laboratório. 

Mais 34 pacientes foram liberados do isolamento, totalizando 176 casos recuperados do vírus. 

Ao todo, até esta data, tem 15 casos ativos no município, outros 76 aguardam o resultado do exame em isolamento domiciliar. 



Homem morre afogado no lago na Cidade dos Lagos, em Guarapuava

 


Um homem de cerca de 50 anos morreu afogado no lago da Cidade dos Lagos na manhã desta segunda feira (30 de novembro), em Guarapuava.

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 08h30, na avenida Laura Pacheco Bastos, quando um popular viu o corpo boiando. Ele foi retirado já sem vida da água.

Conforme populares, por volta das 08h20, a vítima se dirigiu até o lago e pulou na água, morrendo afogado.

O corpo está sendo recolhido ao Instituto Médico Legal (IML, onde será feita a identificação oficial.

Fonte: GRmais

 





 







Agrotóxico mata abelhas de 40 caixas em Turvo




Uma investigação realizada no município de Turvo pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) – Gerência de Sanidade Vegetal de Guarapuava – revelou a morte de abelhas, por envenenamento, em cerca de 40 caixas pertencentes a apicultores da região. A ocorrência foi registrada em setembro deste ano.

Ao inspecionar os apiários, produtores da Colônia Velha do Ivaí, no interior do município, encontraram as abelhas dizimadas. Estavam mortas dentro e fora das caixas, e com a “língua” para fora. Algumas, ainda vivas, encontravam-se desorientadas e sem reação.

Nessa comunidade predominam as pequenas propriedades, com mão de obra familiar, onde se cultivam olerícolas e fruticultura. Neste caso, a apicultura também contribuía para o sustento das famílias afetadas.

NABO FORRAGEIRO - Em 10 de setembro, após receberem denúncia sobre a mortalidade das abelhas, fiscais da Adapar foram ao local para realizar coletas e iniciar a investigação. O laudo técnico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) apontou o agrotóxico fipronil nas amostras coletadas de abelhas mortas, abelhas vivas, favos e em plantas de nabo forrageiro, utilizado como cobertura de inverno em uma área próxima aos apiários.

De acordo com a investigação, um agricultor utilizou o inseticida em jato dirigido no sulco de plantio, com o objetivo de controlar a vaquinha (Diabrotica speciosa) para a semeadura do milho. Porém, havia plantas do nabo forrageiro ainda com flores. As abelhas que ainda visitavam as flores do nabo foram intoxicadas e contaminaram o enxame.

ALERTA - A Lei Federal 7802, de 11/07/1989, estabelece na alínea b, do art.14, que “as responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, quando a utilização de agrotóxicos não cumprir o disposto na legislação pertinente, caberá ao usuário, quando proceder em desacordo com o receituário ou as recomendações do fabricante”. Por isso, o produtor que causou o dano foi autuado.

A Adapar alerta os agricultores para que leiam atentamente a bula/rótulo e o receituário agronômico do agrotóxico que adquirirem. No caso registrado em Turvo, tanto a bula quanto o receituário agronômico informavam: “Este produto é tóxico para abelhas. Não aplique este produto em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura. O descumprimento dessas determinações constitui crime ambiental, sujeito a penalidades”.





Publicidade