[Fechar]

sábado, 21 de novembro de 2020

25 casos de Covid-19 são confirmados nas últimas 24 horas em Pitanga






Em 24h, 123 casos de covid-19 são registrados em Guarapuava






 



Mais 02 casos de covid-19 são registrados em Turvo


Neste sábado (21) foi confirmado mais 02 casos de covid-19 em Turvo. Totalizando 138 casos por meio do exame PCR do LACEN (Laboratório Central do Estado do Paraná) e 5 casos positivos por meio de testes sorológicos IGG/IGM, realizados em laboratório. 

17 pacientes foram liberados do isolamento, totalizando 81 casos recuperados do vírus.




Campanha de vacinação contra a poliomielite encerra neste mês


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as Estado até 30 de novembro. A imunização no Paraná começou em 28 de setembro, uma semana antes da campanha nacional, e terminaria em 30 de outubro, mas foi prorrogada. A vacina é a única forma de prevenção contra a doença.

A vacina contra a pólio faz parte do calendário nacional de imunização e está incluída na rotina dos postos de saúde, mas é importante que as crianças sejam vacinadas neste momento para que o Estado tenha homogeneidade na imunização.

“Uma cobertura vacinal maior e homogênea das crianças neste momento é fundamental. Vivemos a pandemia da Covid-19, com números elevados, mas temos por outro lado as vacinas disponibilizadas pela rede estadual e que protegem contra várias outras doenças, como a pólio, que é a paralisia infantil”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Antecipamos o início da campanha no Estado e agora estendemos o prazo para dar mais oportunidade aos pais e responsáveis de levarem as crianças aos postos de vacinação em seus municípios. Todos estão abastecidos, com profissionais preparados para receber o público-alvo, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos durante a pandemia”, destacou o secretário.

A poliomielite é contagiosa, aguda e grave. As sequelas estão relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus. As principais são paralisia de membros inferiores; problemas e dores nas articulações; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, atrofia muscular e osteoporose, entre outros.

O Paraná não registra casos da doença desde 1.986 e o Brasil teve o último em 1.989. “Mas temos o vírus ainda circulando em outras partes do mundo e sabemos que, caso não haja uma cobertura efetiva, o risco de contaminação das crianças é iminente”, disse diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

COBERTURA – Até o momento, o Paraná atingiu a cobertura vacinal de 74,63% do público-alvo, que é de 583.962 crianças

“Precisamos chegar a um índice de 95% para termos a segurança de que as crianças paranaenses estão realmente protegidas. Por isso fazemos um apelo aos pais que levem os filhos aos postos para garantirmos a prevenção de todos” explicou a chefe do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia.

“As atividades escolares estão sendo retomadas gradativamente e paralelo ao esquema de prevenção contra a Covid-19, com medidas de higienização das escolas e também de proteção pessoal, como uso de máscaras e de álcool gel nas mãos, é necessário levar as crianças até os postos de saúde para a atualização da caderneta de vacinação”, explica Rita.

UEPG realiza estudo inédito sobre tilápia vermelha


Pesquisadores que integram o Grupo de Pesquisa em Aquicultura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza um estudo inédito sobre uma nova variedade de tilápia vinda da Flórida (EUA), para ser criada no Brasil. O trabalho foi apresentado na quinta edição do Aquaimprove, em Portugal, evento organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (Ciimar).

A tilápia vermelha tem grande aceitação por parte de consumidores do mundo todo por apresentar coloração avermelhada, mas ainda são poucas as informações sobre os aspectos relacionados à nutrição e alimentação do animal. No Brasil, o peixe chegou em 2019, importado pela Piscicultura S3 de São Paulo e foi transferido para o curso de Zootecnia da universidade.

A UEPG foi a instituição brasileira escolhida para observar, entre dezembro de 2019 e março de 2020, aspectos fundamentais como o crescimento e microbioma da tilápia vermelha, além da condição da tilápia e desempenho produtivo em relação a outras espécies.

Os estudos foram desenvolvidos pelos professores de Zootecnia Wilson Massamitu Furuya e Valéria Rossetto Barriviera Furuya. Para o professor Wilson, foi uma honra o curso de Zootecnia desenvolver estudos desta importância.

“Apresentar os nossos trabalhos na Europa foi um privilégio para nós e para a UEPG. Divulgamos as pesquisas desenvolvidas aqui para pesquisadores do mundo todo. O Brasil é pioneiro nos estudos de alimentação de tilápia. Ficamos lisonjeados pela UEPG ser a instituição escolhida para estudar essa nova variedade de tilápia no país”, destacou.

DESAFIADOR - Responsável pelo manejo dos peixes, Alycia Rudinik, uma das estudantes que participaram do evento internacional, relata como foi a experiência de auxiliar no trabalho com as tilápias vermelhas.

“Como pesquisadora foi desafiador. Trabalhei por 60 dias nesta pesquisa. São poucos estudos realizados sobre este peixe, e eu fiz o manejo das tilápias estudadas de forma a garantir os melhores resultados ao final do experimento. Após este processo, ainda apresentei um trabalho em Portugal, que foi uma experiência incrível, pois agreguei mais conhecimento e ajudei a mostrar para os profissionais estrangeiros o que estamos realizando no Brasil”, afirma.

A acadêmica Paola Aparecida Paulovski também ressalta a relevância de ter participado de um estudo deste nível e o aprendizado que obteve no processo. “O estudo é importante pela falta de informações que se tem da linhagem vermelha no Brasil, especialmente nas fases iniciais, que foram as estudadas. Como acadêmica pesquisadora, o trabalho contribuiu para minha formação por ser uma linhagem nova no país e até então eu não tinha conhecimento do seu potencial produtivo”.

Fonte: AEN



Boletim destaca encerramento de plantio de várias culturas


O Paraná está encerrando o plantio de várias culturas dentro da temporada 2020/21, entre elas soja e as primeiras safras de milho, feijão e batata. O Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, produzido por técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, referente à semana de 15 a 20 de novembro, detalha as informações sobre essas e outras culturas.

Em relação à soja, o documento relata que já foram semeados aproximadamente 5,11 milhões de hectares, o que corresponde a 92% da área estimada. O volume é um pouco inferior à da safra anterior, nesse mesmo período, quando 5,24 milhões de hectares estavam semeados. Das lavouras a campo, 70% estão em condições boas, 27% medianas, e apenas 3% consideradas ruins.

MILHO E FEIJÃO - As sementes de milho da primeira safra já se estendem por 98% da área prevista, restando menos de 7 mil hectares para serem plantados. Por enquanto, 71% estão em condições consideradas boas, mas, apesar das chuvas observadas na semana, houve um declínio em relação à semana anterior, quando esse volume estava em 74%.

O plantio da primeira safra de feijão, na temporada 2020/21, está bem adiantado no Sul do País e em São Paulo. Na região Centro-Oeste, começa agora. O Paraná já semeou cerca de 95% da área estimada para essa cultura. A maior parte (75%) das lavouras está em desenvolvimento vegetativo, 20% em floração, e 7% na fase de frutificação. A previsão é que, em meados de janeiro, um volume significativo do grão paranaense chegue ao mercado,

BATATA E TRIGO - A primeira safra da batata avançou dois pontos percentuais no plantio nas duas últimas semanas, atingindo agora 99% do total previsto. No entanto, as lavouras também apresentaram uma piora nas condições, basicamente causadas pelo clima. De 86% consideradas boas, agora está em 83%. A expectativa é por chuvas regulares e consistentes para garantir produtividade e qualidade.

Se o plantio avança em algumas culturas, a colheita do trigo está para ser finalizada no Paraná. Nesta semana, o volume alcançou 99%, restando apenas algumas áreas pontuais. Na próxima semana haverá uma estimativa mais realista sobre a produção, mas deve ficar próxima de 3,1 milhões de toneladas.

MANDIOCA E MAÇÃ - Os produtores de mandioca comemoraram as chuvas, ainda que irregulares e localizadas, pois permitiram alguns passos a mais na colheita. Sem condições climáticas ideais, as preferências dos produtores, no entanto, são pelo término do plantio ou o trato cultural para as novas lavouras.

O documento também faz uma análise da produção de maçã no mundo, Brasil e no Paraná. Terceira fruta mais produzida mundialmente, tem na China o maior produtor, com 45,5% do volume de 86,1 milhões de toneladas.

No Brasil, é a quinta fruta em volume colhido (1,2 milhão de toneladas). O Paraná ocupa a terceira colocação com 28,4 mil toneladas no ano passado, quase metade dela concentrada na região de Curitiba.

PECUÁRIA - No setor pecuário, o boletim semanal registra o crescimento das exportações brasileiras de carne bovina, que chegaram a 86,9 mil toneladas na segunda semana de novembro. Também há uma análise sobre as perspectivas em relação ao preço da arroba, que, comparado a outubro de 2019, subiu 59%.

Na suinocultura, o registro é de evolução em 21% na exportação entre janeiro e outubro deste ano, comparado com o mesmo período de 2019. O Paraná já enviou para o Exterior 116,6 mil toneladas, acrescendo US$ 256,4 milhões em sua receita financeira.

Devido ao aumento no preço do milho, os avicultores paranaenses tiveram acréscimo de quase 9% nos custos de produção de frango de corte em outubro. Em relação à exportação, o Brasil colocou 3,498 milhões de toneladas no mercado internacional até outubro. Maior exportador, o Paraná contribuiu com 1,366 milhão de toneladas.

Caminhão carregado de requeijão capota e carga é saqueada em Pinhão


Por volta das 14h00 dessa sexta-feira (20), a Polícia Rodoviária atendeu um acidente do tipo capotamento na PR-170 km 468+800 em Pinhão, envolvendo um caminhão Mercedes Bens/Atego com placas de Jundiaí/SP. O caminhão estava carregado de requeijão e a carga foi saqueada por populares. 

O motorista foi socorrido com ferimentos leves ao Hospital Santa Cruz de Pinhão.

Com informações e fotos: PRE


Publicidade