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quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Turvo - Boletim Oficial Covid-19

 





PRF dá início a Operação Nossa Senhora de Aparecida 2020 no Paraná


De sexta (9) à segunda (12), os esforços e ações estratégicas serão voltados, principalmente, à segurança viária e em especial a prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início à zero hora desta sexta-feira (9) à Operação Nossa Senhora de Aparecida 2020 no Paraná. A operação terá a duração de quatro dias, terminando às 23h59 de segunda (12).

Nesse período, a PRF promove o monitoramento dos indicadores de criminalidade e acidentalidade, bem como o direcionamento de efetivo no policiamento ostensivo preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. Para garantir aos usuários das rodovias federais segurança, conforto e fluidez do trânsito.

Entre os focos da fiscalização das equipes da PRF estão a embriaguez ao volante, as ultrapassagens proibidas e o controle de velocidade. O transporte de crianças e o trânsito de motocicletas também serão alvo de fiscalizações específicas da PRF.

Previsão de movimento

Os horários de maior movimento devem se concentrar no final da tarde e início da noite de sexta-feira (9), na manhã de sábado (10) e durante a tarde e a noite de segunda (12).

Restrição de tráfego

Veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes estarão impedidos de transitar em trechos de pista simples das 16 horas às 22 horas de sexta-feira, na manhã de sábado, das 6 horas às 12 horas e na tarde de segunda-feira, das 16 horas às 22 horas.

Resultados

A divulgação do balanço de acidentes registrados durante a Operação Nossa Senhora de Aparecida 2020 está previsto para a terça-feira (13), não havendo a divulgação de parciais durante o feriado. Não haverá comparativo com o ano de 2019, haja vista não ter tipo operação.

Orientações para uma viagem segura

Respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito. Estas são algumas das principais orientações da Polícia Rodoviária Federal para reduzir o risco de acidentes.

A PRF também orienta os usuários de rodovias, mesmo antes de viagens curtas, a fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a pelo menos 30 metros do veículo.

O uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças é imprescindível – esses equipamentos podem fazer a diferença em caso de acidente.

Em caso de restrição de visibilidade em razão de condições climáticas desfavoráveis, a orientação é diminuir a velocidade, sem freadas bruscas; manter o farol baixo ligado (nunca usar farol alto); manter sempre uma distância segura em relação ao veículo que está à frente; sinalizar qualquer mudança de direção; não parar no acostamento (mas se precisar, procurar fazer o mais afastado possível da pista) e após imobilizado, ligar o pisca-alerta; atravessar a cortina de fumaça/neblina somente em caso de visibilidade suficiente e sempre que visualizar focos de incêndios às margens das rodovias federais, disque 191.

Ouça os áudios aqui.

Texto: Andressa Mariotto / Agência PRF 

Acidente entre picape e bitrem mata motorista na BR-373, em Imbituva


Um motorista morreu em um acidente envolvendo uma picape e um bitrem na manhã desta quinta-feira (8), em Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O acidente foi registrado na BR-373.

A PRF informou que, de acordo com dados preliminares, uma picape invadiu a pista contrária ao tentar fazer uma curva e bateu com o bitrem, que seguia sentido Ponta Grossa, nos Campos Gerais.

O motorista da picape não resistiu aos ferimentos e morreu no local, de acordo com a polícia.

Ainda segundo a PRF, chovia na região. O acidente foi registrado na localidade de Mato Branco.

A pista precisou funcionar no sistema pare-e-siga para o atendimento ao acidente.

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2020 pode ser o mais quente no Paraná nos últimos 25 anos



O ano de 2020 deve entrar para a história como um dos mais quentes já registrados, segundo o Serviço de Mudança Climática Copernicus, do Programa de Observação da Terra, da União Europeia, que monitora o clima desde 1979. O levantamento, divulgado nesta semana, repete a análise da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) e aponta que há 99,9% de chance de 2020 entrar no ranking dos cinco anos mais quentes já registrados.

Segundo a NOAA, esse aumento na temperatura do ar ocorre em várias regiões do mundo, como no Norte da Sibéria, no Oriente Médio, em partes da América do Sul, Estados Unidos, Austrália e Europa.

As altas temperatura também moveram os termômetros no Paraná. Segundo os registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), setembro foi um dos mais quentes da série histórica de medição, que teve início em 1998. “Com exceção do Litoral, em todas as outras regiões do Estado a temperatura média ficou acima dos registros históricos. Em Curitiba, os termômetros marcaram entre 2 e 3 graus acima, e no Noroeste até 4 graus mais alta”, afirma o coordenador da Operação Meteorológica do Simepar, Marco Antônio Jusevicius.

COMBINAÇÃO EXPLOSIVA - “É quase certo que 2020 se configure como um dos anos mais quentes dos últimos 25 no Paraná. O diferencial é que está havendo uma combinação explosiva de temperaturas elevadas com déficit hídrico de chuvas, que estão abaixo da média há um ano e meio.”

A situação é tão grave que o Paraná foi incluído no mapeamento hídrico do Monitor de Secas, plataforma regulamentada pela Agência Nacional de Águas (ANA). O monitor foi criado em 2014, inicialmente para atender o Nordeste, onde são mais recorrentes as secas prolongadas. Com a crise hídrica, o Paraná foi incluído no monitoramento.

E a tendência de temperaturas elevadas continua. Nos primeiros dias de outubro, a onda de calor em todo o Paraná elevou o consumo de água a níveis recordes, demandando produções acima da média dos sistemas de abastecimento público. Em Maringá, o consumo chegou a ser 20% maior do que nos dias normais. Em Londrina, foi 17% maior, com recorde de consumo de 255 milhões de litros.

O Paraná, atualmente, encontra-se em situação de seca moderada, grave e extrema, de acordo com a região. Em Curitiba e Região Metropolitana, que enfrentam crise no abastecimento de água, a classificação é de seca extrema.

Com a proposta de embalar o futuro, Ibema apresenta novo posicionamento ao mercado global de embalagens

Novo propósito, novo posicionamento, nova marca, novo portfólio de produtos. Empresa surpreende o mercado com mudanças estratégicas e pré-lançamento

Em live realizada na última terça-feira (06), a Ibema, uma das empresas protagonistas do mercado global de embalagens, lançou a sua nova logomarca, novo portfólio de produtos e anunciou ao mercado o seu novo posicionamento. O evento, intitulado “Unbox the future”, teve a participação dos seus principais executivos, que falaram para clientes, parceiros brasileiros e estrangeiros e imprensa.

“Somos uma empresa de embalagens apaixonada por desenvolver soluções inteligentes e de qualidade, criadas em parceria com brand owners, gráficos e distribuidores, para gerar valor ao consumidor final”. O novo posicionamento, anunciado pelo Diretor Comercial Júlio Guimarães, é resultado de um trabalho de mais de um ano de análises, entrevistas e estudos com os players que circundam a Ibema, inclusive com os seus 800 profissionais alocados em suas quatro unidades – Curitiba (PR), Araucária (PR), Turvo (PR) e Embu das Artes (SP).

Dessa iniciativa, nasceu o novo propósito da empresa e seu manifesto, os quais foram os fios condutores da mudança. “Nosso posicionamento é complementar ao propósito. Ele é dinâmico e, de certa forma, obedece a lógica do mercado, sendo o norte do nosso desenvolvimento, investimentos e, principalmente, inovação. Ele é, basicamente, composto por cinco elementos: marca, contexto competitivo, público, necessidades e diferencial”, explica o executivo.

A empresa assume um papel de protagonismo baseado nas novas necessidades de embalagens e relevância da sustentabilidade. “Queremos impactar nossos clientes não somente como fornecedores de papelcartão. Esta é uma mudança profunda em nossa forma de atuação. O mundo precisa de embalagens conectadas com as suas novas necessidades e, acima de tudo, com o planeta. Não podemos ficar apenas olhando. Ampliamos o nosso propósito para podermos impactar mais positivamente o mundo e os seus negócios”, esclarece o CEO, Nilton Saraiva.

O movimento foi seguido pela criação de uma nova identidade visual e a reformulação do portfólio de produtos. Para Diego Gracia, Head de Estratégia e Marketing, a marca lançada hoje vai ao encontro de uma nova fase. “A nova Ibema é moderna e acompanha a velocidade das mudanças. É corajosa, inspira, abraça e embala o futuro”, diz.

Para isso, um novo modelo de exposição do portfólio foi construído para facilitar o entendimento da linha de produtos, seja por clientes brasileiros ou estrangeiros; o padrão de classificação foi também alterado de acordo com as nomenclaturas internacionais. A ideia é que a nova arquitetura de marca facilite e traga ainda mais eficiência nas conversões de negócios. A partir de hoje, os produtos passam a ser classificados em quatro categorias de aplicação: standard, eco, específicos e cupstock. “Isso vai ajudar a trabalhar com mais eficiência as fortalezas da nossa marca e trará uma categorização e maior utilização, seja no viés do brand owner ou do gráfico, tudo pensado para trazer facilidade para os nossos clientes”, complementa Júlio Guimarães.

Pré-lançamento Naturale

Uma surpresa reservada ao mercado, que resume a mudança da Ibema, é o pré-lançamento do Naturale. O cartão estará disponível em novembro e fará parte da categoria eco. Trata-se de um cartão que não possui agentes de branqueamento, por isso contém menos químicos que qualquer outro cartão do mercado. Tem ainda alto nível de rigidez, superior aos tops de linha como o Supera e Supera White. É um cartão com 100% fibras virgens, que traz um aspecto visual natural, conversa com uma série de tendências internacionais e oportunidades de embalagens que não necessitem aplicação de coating. “Somos pioneiros no Brasil no desenvolvimento deste tipo de cartão. Por isso, acreditamos muito no lançamento desse produto. Ao longo de outubro finalizaremos os materiais promocionais para que, a partir de novembro, a gente comece a mapear a performance técnica e evoluir para uma nova solução”, finaliza Júlio. O produto já traz a certificação da Anvisa e da Isega Europa.

Assessoria Ibema
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