[Fechar]

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Porto de Paranaguá dobra embarques de soja



As exportações do complexo soja pelo porto de Paranaguá mais que dobraram em maio. Foram 2,4 milhões de toneladas embarcadas, duas vezes o carregado no mesmo mês de 2019 (1,2 milhão). O resultado confirma o bom desempenho do complexo (grão e farelo), que ultrapassou a marca de 2 milhões de toneladas exportadas, pelo terceiro mês consecutivo, em 2020.

O volume carregado nos cinco primeiros meses do ano já soma 9,6 milhões de toneladas: 33% mais que o embarcado no mesmo período do ano anterior. “Apesar da crise do coronavírus, o mercado se manteve muito forte. O dólar valorizado favoreceu as exportações e o tempo seco garantiu o ritmo de embarques”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A empresa pública investiu em medidas de cuidado com a saúde dos trabalhadores e manteve os serviços. “Foi essencial dar segurança para os portuários e caminhoneiros. No campo, os produtores tiveram a certeza que a safra seria escoada com a eficiência de sempre e toda a cadeia de negócios foi preservada”, completa.

SOJA – Este ano, os três berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá só registraram embarque de milho em janeiro. De fevereiro até maio, a soja dominou as movimentações.

Especificamente o produto em grão teve um crescimento de quase 70%, na comparação entre os cinco primeiros meses de 2019 e 2020. Subiu de 4,29 milhões para 7,28 milhões de toneladas.

Só em maio, foram exportadas cerca de 1,95 milhão de toneladas. Volume que é 248% maior que as 561.284 toneladas de soja em grão carregadas pelo complexo no mesmo mês do ano anterior.

O farelo de soja também teve crescimento. Neste ano, foram 2 milhões de toneladas exportadas, ante 1,8 milhão nos primeiros cinco meses de 2019. Considerando apenas o embarque mensal, maio de 2020 teve crescimento de 76%, com 496.360 toneladas embarcadas. 

DIFERENCIAL – O sistema paranaense de embarque de granéis é único no Brasil. A carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos e é possível que um mesmo navio receba mercadorias de diferentes produtores, inclusive dos pequenos.

Atualmente, nove terminais privados ou arrendados operam no Corredor: AGTL Cargill, Centro Sul, Cimbesul, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, Louis Dreyfus e Rocha. Juntos, eles somam 1,025 milhão de tonelada de capacidade global.

Além disso, a empresa pública Portos do Paraná mantém um silo vertical, com capacidade estática de 100 mil toneladas, e quatro silos horizontais, com capacidade total de 60 mil toneladas. Por eles, operam Céu Azul, Grano Logística, Gransol, Marcon, Sulmare, Tibagi e Transgolf, que trabalham com diversos exportadores menores.

SUCESSO - Para o chefe da Divisão de Silos do Porto de Paranaguá, Gilmar Francener, os números de movimentação indicam o sucesso do trabalho que é desenvolvido em conjunto, pela iniciativa pública e privada.

“O objetivo de todos é ampliar a eficiência e a produtividade, que garantem bons negócios. Os números de 2020 indicam um novo paradigma para os embarques do Corredor de Exportação. Nos últimos três meses, as movimentações todas foram superiores a 2,4 milhões de toneladas”, comenta.

MENOS TEMPO DE ESPERA – Em maio de 2019, 22 navios atracaram nos berços do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Neste ano foram 39. O número só foi possível, porque o tempo de espera das embarcações reduziu e a produtividade dos berços aumentou.

O tempo que um navio levou para carregar caiu de uma média de 2,9 dias para 2,2 dias. Já o volume movimentado saltou de 801 toneladas/hora para 1.138 toneladas/hora.

SILOS PÚBLICOS – Juntos os silos públicos (vertical e horizontais) carregaram, este ano, volume 103% maior que em 2019. São 1,4 milhão de toneladas exportadas em 2020, contra 694,9 mil toneladas no ano passado.

Fonte: AEN

Confira as ofertas da Sexta e Sábado Filé do Suprema Supermercado de Turvo


Pitanga - Boletim atualizado


Guarapuava - Boletim atualizado


Turvo - Boletim Oficial Covid-19


Paraná tem mais 327 novos casos confirmados e dez óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 327 casos de Covid-19. É o terceiro dia consecutivo que o Paraná registra mais de três centenas de diagnósticos positivos, total de confirmações é de 5.820. Mais dez pessoas perderam a vida pela infecção, acumulado agora é de 215 mortes.

O Estado tem casos registrados em 264 municípios e em 79 ocorreu ao menos um óbito pela doença. Desde a primeira morte pela Covid-19 no Paraná, em 23 de março, somam 215 falecimentos pela infecção. Nesses 81 dias o monitoramento da Sesa mostra que apenas em sete datas não há registro de morte.

As 215 pessoas que perderam a vida pela Covid-19 tinham entre cinco e 95 anos. A média de idade é de 67,2 anos. A maioria dos casos que evoluíram para o óbito é de homens, são 141 mortos, representando 66% do total. 74 das pessoas que morreram eram mulheres.

O secretário Beto Preto ressaltou o cuidado necessário para o período da pandemia. “Temos visto dia após dia os números aumentarem, tanto de casos como de pessoas perdendo a vida pela doença. Cuide-se, cuide dos seus, cuide para não perder ninguém e para ficar saudável, precisamos nos unir em atitudes conscientes para não entrar num colapso nos nossos hospitais.”

As dez pessoas que morreram, foram a óbito entre o dia 1º e 3 de junho, são seis mulheres e quatro homens com idades que variam entre 37 e 84 anos.

Uma mulher de 89 anos, que residia em Pinhais, foi a óbito dia 1º de junho. Duas mulheres, uma de 59 anos, que residia em Cascavel, outra de 65 anos que era moradora de Santa Tereza do Oeste e um homem de 59 anos que morava em Céu Azul, faleceram na terça-feira (2).

Seis pessoas morreram na quarta-feira (3). Três mulheres: moradora de Londrina, de 84 anos; residente de Piraquara, de 58 anos; e uma que morava em Assis Chateaubriand, de 79 anos. Entre os três homens que faleceram ontem, registra-se um que morava em Guaporema, de 37 anos; um que residia em Piraquara, de 64 anos; e um de Arapongas, que tinha 54 anos.

INTERNADOS – Estão internados nesta quinta-feira (4) 317 pacientes com o diagnóstico confirmado para Covid-19 de todo o Paraná, 232 estão em leitos SUS (85 em UTI e 147 em leitos enfermaria) e 84 em leitos da rede hospitalar privada (33 em UTI e 51 em leitos enfermaria).

LEITOS SUS COVID – Do total de 1.947 leitos SUS exclusivos Covid-19 que a Sesa mantém em todo o Paraná, 644 estão ocupados por pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus. O Estado tem: 658 leitos de UTI adulto, 266 estão ocupados; 1.182 leitos de enfermarias adulto, 360 estão ocupados; 37 leitos UTI pediátrico, 9 ocupados; 70 leitos de enfermaria pediátrico e 9 estão ocupados. A média de ocupação dos leitos SUS exclusivos Covid-19 é de 33% na data de hoje (4). A quantidade de leitos pode variar porque além dos leitos em unidades próprias do Estado, a Sesa contrata diretamente leitos em unidades hospitalares filantrópicas e privadas para atendimento a pacientes Covid-19 quando necessário.

MUNICÍPIOS – 264 cidades paranaenses que têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 79 municípios há registro de óbitos pela doença. 

Quantidade de casos novos e municípios:

1 caso confirmado – Anahy, Antonina, Arapoti, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Mourão, Cantagalo, Carambeí, Catanduvas, Congonhinhas, Guapirama, Imbaú, Indianópolis, Irati, Iretama, Itapejara D'Oeste, Jardim Alegre, Jesuítas, Lindoeste, Manfrinópolis, Nova Fátima, Palmas, Paraíso do Norte, Planalto, Quatro Barras, Rolândia, São Tomé, Terra Rica, Tijucas do Sul, Tomazina, Três Barras do Paraná, Tupãssi. 

2 casos confirmados – Almirante Tamandaré, Araucária, Clevelândia, Corbélia, Douradina, Pato Branco.

3 casos confirmados – Assis Chateaubriand, Colombo, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Ibiporã, Laranjeiras do Sul, Ponta Grossa, Reserva do Iguaçu, Rondon, Santa Terezinha de Itaipu.

4 casos confirmados – Cambé, Carlópolis, Foz do Iguaçu, Pinhais, São José dos Pinhais.

5 casos confirmados – Tuneiras do Oeste.
7 casos confirmados – Paranaguá.
9 casos confirmados – Maringá.
10 casos confirmados – Cianorte, Francisco Beltrão, Tapejara, Toledo.
11 casos confirmados – Piraquara.
14 casos confirmados – Cornélio Procópio.
30 casos confirmados - Londrina.
34 casos confirmados – Cascavel.
38 casos confirmados - Coronel Domingos Soares.

45 casos confirmados – Curitiba.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registrou dois casos a mais de residentes de fora. São 75 pessoas que moram em outros estados e foram atendidas por aqui. Cinco pessoas foram a óbito.

Ajustes:

Um caso confirmado na data de 11/5 em Foz do Iguaçu foi transferido para o Rio de Janeiro/RJ.
Um caso confirmado na data de 1/6 em Cascavel foi transferido para Santa Tereza do Oeste.
Dois casos confirmados na data de 1/6 e 3/6 em Corbélia foram transferidos para Cascavel.

Um caso confirmado na data de 2/6 em Curitiba foi transferido para Almirante Tamandaré.


Homem é atingido com seis disparos de arma de fogo em Goioxim


Por volta das 16h30min do dia 03 de junho de 2020, a equipe médica do plantão do Posto de Saúde de Goioxim pediu apoio para a equipe policial para deslocar ate a vila rural de Jacutinga, onde um indivíduo havia sido atingido por disparos de arma de fogo. 

Durante o deslocamento foi avistado um uno amarelo o qual estava sendo conduzido por um homem, e que estava prestando socorro a vítima ate o posto de saúde, no posto de saúde o homem informou que é cunhado do autor, e que a vítima estava tendo uma discussão e que o mesmo saiu do local e poucos minutos após escutou um barulho de tiro e voltou correndo ao local e encontrou ele ao chão e que o autor havia pegado sua moto Honda/Fan de cor preta e fugido do local com rumo ignorado com a espingarda nas costas. 

A vítima recebeu os primeiros atendimentos com o medico, o qual informou que havia seis perfurações de disparo de arma de fogo, sendo quatro na região do tórax e duas na cabeça, logo apos atendimento foi encaminhado para exames e atendimento no hospital São Vicente em Guarapuava. 

A equipe policial após auferir informações sobre o ocorrido e sobre o autor, deslocou ate a vila rural e realizou patrulhamentos pelas imediações e em contato com a irmã do autor a mesma relatou que o indivíduo havia se evadido do local logo após o ocorrido e que não sabia o destino o qual havia tomado. 

Realizado patrulhamento pelas mediações sem exito na localização do autor e da arma do crime. Orientado quanto aos demais procedimentos.

Fonte: 16º BPM

Petrobras reajusta em 5% preço do gás de cozinha a partir desta quinta-feira


A Petrobras informou que vai reajustar em 5% o preço médio do gás liquefeito de petróleo (GLP) vendido pela companhia às distribuidoras a partir desta quinta-feira (4). Com isso, o preço médio da Petrobras será equivalente a R$ 24,08 por botijão de 13 quilos (kg). No acumulado do ano, a redução é de 13,4%, ou R$ 3,72 por botijão de gás de cozinha de 13 kg.

A Petrobras esclarece que igualou desde novembro de 2019, os preços do gás liquefeito de petróleo para os segmentos residencial e industrial/comercial e que o GLP é vendido pela Petrobras a granel. As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final.

Fonte: Bem Paraná

Complexo Erasto Gaertner vai gerir Hospital Regional de Guarapuava


O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou nesta quarta-feira (03) que o Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, é a instituição que vai administrar o Hospital Regional de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná. O convênio já foi assinado pelas partes. 

Em fase final de construção, o Hospital Regional de Guarapuava deve ser inaugurado pelo Governo do Paraná até o fim deste mês. Inicialmente, o novo centro hospitalar será destinado exclusivamente para o tratamento de pacientes da Covid-19 por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Após a pandemia, a estrutura de Guarapuava atuará como referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado a ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da região.

“É uma tranquilidade muito grande saber que a gerência do hospital ficará sob responsabilidade do Erasto Gaertner, uma grande referência no Brasil na área de gestão hospitalar”, afirmou o governador.

Ratinho Junior destacou que, inicialmente, o complexo médico ficaria pronto apenas no fim do ano. Mas, devido à crise do Covid-19, foi montada uma força-tarefa para antecipar a conclusão da obra.

“Guarapuava ganha um hospital de grande porte que vai melhorar significantemente o atendimento de saúde em toda a região. Revimos o cronograma e aceleramos as obras para que ficasse pronto agora, a tempo de ser um ponto de referência no combate ao coronavírus”, disse.

ESTRUTURA – Neste primeiro momento serão 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 40 leitos de enfermaria clínica, divididos em dois andares do hospital. A segunda fase, com finalização em dezembro, prevê outros 30 leitos de UTI e mais 40 de enfermaria. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 57,3 milhões.

“É um aumento significativo de UTIs e enfermarias, que vêm suprir um vazio assistencial da região Centro-Sul do Estado, especialmente em alta complexidade”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CORPO CLÍNICO – A manutenção do centro médico, quando finalizado, é estimada em aproximadamente R$ 3,8 milhões por mês. A estimativa é que até 370 profissionais de saúde possam atuar no complexo.

O Erasto Gaertner informou que está com mais de 100 vagas abertas para contratação imediata de profissionais da saúde que desejem atuar no Hospital de Guarapuava.

Os candidatos selecionados receberão hospedagem com pensão completa em instalações preparadas e equipadas, além do adicional de insalubridade de 40% conforme convenção coletiva da categoria.

“Ficamos felizes por escrever na história que o Erasto Gaertner, mesmo sendo um câncer center, combateu também o coronavírus durante essa pandemia mundial”, disse Adriano Lago, superintendente-geral do Complexo Erasto Gaertner. “É um projeto que nos dá orgulho participar. Um ativo que vai ficar para o Paraná mesmo após a pandemia, diferentemente do que estamos vendo acontecer em outros estados”, completou.

MAIS HOSPITAIS – O Governo do Estado colocou em funcionamento nesta semana outros dois hospitais regionais. Eles já estão operando em Ivaiporã, no Vale do Ivaí, e em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

O Hospital Regional de Telêmaco Borba disponibilizou 40 novos leitos, sendo 10 de UTI e 30 de enfermaria. Já o de Ivaiporã acrescentou até 20 leitos de UTI e até 60 leitos de enfermaria.

INFANTO-JUVENIL - Na reunião com os dirigentes do Erasto Gaertner, nesta quarta-feira (3), no Palácio Iguaçu, o governador também confirmou o repasse de R$ 8,1 milhões para equipar o Hospital Oncopediátrico Erastinho. A unidade será especializada no tratamento do câncer infanto-juvenil.

Ocorrências policiais em Pitanga, Santa Maria do Oeste e Campina do Simão


CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL EM CAMPINA DO SIMÃO - Por volta das 17h30min do dia 03 de junho de 2020,, chegou ao conhecimento da equipe policial que havia um mandado de prisão da 3ª Vara Criminal de Guarapuava em desfavor da pessoa, 41 anos, pela prática do crime art. 217-A, estupro de vulnerável, sendo informado à equipe o paradeiro dele na localidade rural de Linha Bandeira, onde o mesmo trabalhava na fazenda. Deslocado ao local onde o mesmo foi localizado e informado quanto ao mandado de prisão em seu desfavor, sendo então conduzido até a 14ª SDP de Guarapuava para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

FURTO QUALIFICADO / VEÍCULO RECUPERADO EM PITANGA - Por volta das 09h20min do dia 03 de junho de 2020, a equipe policial foi acionada pelo solicitante, 43 anos, qual relatou que havia deixado seu veículo Fiat/ Uno, por volta das 22h00min do dia 02/06/2020 na Rua Pioneiro Rovedo Ziegmann, e hoje por volta das 07h00min percebeu que o veículo não estava mais no local deixado anteriormente, e que antes de fazer o boletim do furto do veículo, saiu procurar o mesmo, sendo que encontrou este na rua Anita Garibaldi esquina com a Rua Deputado Francisco Costa, sendo assim solicitou a equipe PM a qual fez presente no local, acionou o guincho e entregou o veículo na 45ª DRP, sendo o solicitante orientado quanto aos procedimentos cabíveis. Do veículo foram furtadas uma bateria da marca única, o estepe, e uma mochila com jogo de chaves, além de terem danificado o painel/ parte elétrica.

CUMPRIMENTO MANDADO JUDICIAL EM SANTA MARIA DO OESTE - Por volta das 10h45min do dia 03 de junho de 2020, em conversas com os moradores da região para busca de informações, estes disseram que um indivíduo, quase não para em casa e que ele sai para trabalhar não ficando na residência. Diante destas informações a equipe policial optou em ir até a casa dele na Localidade Pouso Alegre e logrou êxito em abordar a pessoa, 57 anos, o qual possui um mandado de prisão em seu desfavor, pelo art. 14 do CP. Diante dos fatos, o indivíduo foi entregue na Delegacia de Pitanga, onde permanecerá a disposição da justiça. 

Fonte: 16º BPM
Publicidade