[Fechar]

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Ciclistas de Turvo participam do Dia do Desafio


A 25ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas aconteceu em 29 de Maio. 

O #DiaDoDesafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação. 

Em 2018, apresentamos o Desafio Trienal – 2018 a 2020. Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada, foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços. 

As atividades do #DiaDoDesafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade. 


A Bicicletaria Pedal de Ouro em uma iniciativa inédita incentivou a participação dos ciclistas de Turvo em 24 horas de pedal. Das 00:00h até as 23:59 do dia 29 de maio de 2019. 

Foram mais de 90 participantes de todas as idades, nem a chuva e o frio da madrugada impediram a realização deste feito. 

Aconteceu da seguinte maneira; a bicicletaria foi o ponto de partida e de chegada dos ciclistas, com direito a lanche e certificação. Cada um escolheu seu percurso: uns individualmente, outros em dupla ou em grupos. O objetivo era pedalar pelo menos uma hora. Na hora seguinte outra equipe fez a mesma coisa, isso no decorrer das 24 horas. Teve participante, por exemplo, que saiu de Guarapuava, outro de Boa Ventura até o Turvo, todos os participantes deixaram de lado o sedentarismo tirando um tempo para se exercitar e aproveitar benefícios desse esporte que vai muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o exercício também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração, entre outros. No texto a seguir, você vai conferir os benefícios do ciclismo para o corpo e a mente. Acompanhe! 

1. Fortalece a musculatura 

Pedalar é um exercício aeróbico, mas também ajuda no fortalecimento de músculos que você nem imagina. Praticando o ciclismo, você movimenta as pernas, glúteos e coxas, tonificando toda essa região e evitando, assim, lesões em outras atividades físicas. 

O pedal também é indicado, pelo mesmo motivo, para quem pratica corrida, pois as pernas ganham resistência para aumentar o desempenho e evitar lesões durante a prática do esporte. 

2. Auxilia na saúde do coração 

Ao realizar a atividade por 30 minutos, todos os dias, o corpo passa por uma diminuição da glicemia, ajudando no controle da diabetes. Além disso, o exercício ajuda na perda de gordura e na redução do colesterol, o que pode reduzir em quantidades significativas as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral. 

3. Reduz o estresse 

O ciclismo é um esporte muito democrático e que incentiva o convívio social. Pedalar em grupo pode ser uma ótima forma de relaxar e deixar o estresse para trás. Além de ajudar a manter as boas relações interpessoais, a atividade ajuda na liberação da endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar.
4. Melhora na respiração 

Ao ganhar condicionamento físico, você consegue ter uma respiração com mais ritmo e constância, o que é excelente para o bombeamento do sangue para o corpo todo. Dessa forma, o fluxo sanguíneo fica regulado e os problemas de circulação ficam bem longe.
5. Ajuda no equilíbrio 

Com o ciclismo, você exercita o equilíbrio sobre duas rodas e consegue transportar esse aprendizado para outros exercícios e para a mente, que acompanha o corpo ao manter a forma e balancear as emoções. 

6. Contempla as belezas naturais do nosso município. 

A cidade de Turvo está competindo com a Cidade de Guasca, localizada no estado de Cundinamarca na Colômbia. 






Fontes: 

Edilson Bejarano 

Mari Marcia Moraes Halma 

Roberto Fiuza Matias 

https://www.diadodesafio.org.br/sobre-o-dia-do-desafio/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade