[Fechar]

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA FG INICIAM O ANO COM DIVERSOS DESAFIOS.


Atualmente a Faculdade Guarapuava, oferta duas modalidades de Engenharia no segmento tecnológico e industrial, que são:

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Também conhecida como Engenharia Mecatrônica, é a área da engenharia que esta voltada ao projeto, instalação, execução e manutenção de dispositivos e equipamentos para o controle e automação de processos em ambientes industriais, comerciais, residenciais, agrícolas, entre outras, tornando-o os processos e produtos mais rentáveis, ágeis e econômicos. Utiliza-se para isso os sensores, atuadores, técnicas de controle, sistemas de supervisão, circuitos analógicos e digitais, aquisição de dados, inteligência artificial, microcontroladores, sistemas de fabricação mecânica e robótica.


ENGENHARIA ELÉTRICA

É a área da Engenharia que estende-se desde a geração de energia elétrica até ao projeto e produção de equipamentos eletroeletrônicos nas mais diferentes áreas, ou seja, tudo passa pelo projeto, instalação, manutenção e supervisão do Engenheiro Eletricista, portanto na atualidade as tecnologias desenvolvidas nas áreas de engenharia elétrica são extremamente importante para a humanidade. O curso é reconhecido pelo MEC e credenciado pelo CREA/PR como Engenheiro Eletricista Pleno.


Os alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da Faculdade Guarapuava, receberam novos desafios para 2019. Entre eles podemos citar:

PROJETO - CARRO ELÉTRICO

Todas os alunos das turmas dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, tem como objetivo anual desenvolver um carro elétrico, este projeto tem com objetivo despertar a curiosidade dos discentes sobre as tecnologias utilizadas neste sistema de locomoção, aliando assim a teoria com a prática nas mais diferentes áreas que vão deste o acionamento de motores, intrumentação, controle e automação, sistemas embarcados, entre muitos outros.

PROJETO - Robô de Luta

Este projeto tem com objetivo desenvolver robôs baseado em conhecimentos adquiridos nos cursos. Pois é uma área extremamente fascinante, tem-se criado soluções para diversos problemas em todo o mundo. Os robôs estão sendo empregados em laboratórios científicos, processos industriais, explorações do espaço, sensoriamento terrestre, marítimo e aéreo, ou seja, uma infinidade de aplicações. Portanto, este trabalho apresenta o estudo e a criação de um robô controlado por rede sem fio via rádio, com uma estrutura metálica, rodas, motores.









ENGENHOCAS TECNOLÓGICAS

As Engenhocas Tecnológicas tem como objetivo incentivar os alunos dos curso a desenvolver dispositivos ou ações que contribuam para melhoria do cotidiano das pessoas e dos processos de uma forma em geral, ou seja, os alunos deverão buscar soluções de forma repentina sem muita estruturação, mas com a mesma eficiência de sanar uma dificuldade ou um problema.


Neste ano, o coordenador do Curso Prof. Edson Luiz Schultz, aponta que haverá muitas novidades, principalmente oferecer formação focada para o movimento da INDUSTRIA 4.0 e para a Internet das Coisas IoT, pois os especialistas apontam que estes tecnologias serão praticamente obrigatórias para estes cursos de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade