quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Polícia Militar do Paraná oficializa novo Comandante-Geral durante solenidade na APMG, em São José dos Pinhais (PR)


O coronel Péricles de Matos é oficialmente o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná. A cerimônia de transmissão de cargo foi na manhã desta terça-feira (08/01) na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais (PR). O Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, presidiu o evento, juntamente com o secretário de Segurança Pública, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell. A então Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, após oito meses na função, segue para a reserva remunerada.

O governador Ratinho Júnior assegurou que a segurança pública é uma das prioridades do governo, com reforço de investimentos e melhores condições aos policiais militares para desempenharem suas atividades com mais eficiência. “Nosso objetivo é, primeiro, fortalecer nossos profissionais da área de segurança, que são aqueles que deixam suas famílias em casa para defender às dos paranaenses, e segundo, colocar muita tecnologia para que o trabalho desses profissionais seja potencializado”, afirmou.

Recém empossado secretário de Segurança Pública do estado, o general Carbonell destacou que as forças de segurança trabalharão integradas para oferecer mais tranquilidade à comunidade. “Buscamos a integração das forças de inteligência, a prevenção, o combate à criminalidade e, principalmente, um planejamento estratégico com objetivos e metas bem definidas, a curto, médio e a longo prazo”, destacou. 

O coronel Péricles apontou que a proposta do novo Comando é valorizar o militar estadual que atua nas comunidades, atendendo a população, buscando recursos e meios para potencializar o conceito de polícia mais próxima do cidadão. “O respeito ao policial, com bons equipamentos, filosofia de trabalho, uma boa assistência médica, é fundamental. O policial Militar só pode proteger se ele se sentir protegido”, salientou.

Péricles destacou ainda que as tratativas junto ao governador Ratinho Júnior abordam as questões de formação, aperfeiçoamento e especialização dos policiais militares, praças e oficiais, inserindo tecnologia, equipamentos e inteligência policial para acompanhar as mudanças culturais e comportamentais das pessoas.

“Vamos priorizar o respeito aos direitos humanos, novas estratégias, a Academia Policial Militar do Guatupê servindo como polo irradiador de tecnologia e educação policial, atraindo novas formas e filosofias de se fazer polícia. O policial deve ser um causador de modificação social”, detalhou.

Com relação a casos de desvio de conduta de integrantes da Corporação, o coronel Péricles explicou sobre o trabalho integrado entre a PM e o Ministério Público para apurar as situações com imparcialidade e coerência. “Todo desvio de conduta do policial é apurado através da Corregedoria-Geral e em conjunto com o GAECO. Nós fazemos polícia para a comunidade, e o policial é pago pelo governo para realizar o seu trabalho e servir a comunidade”, disse.

A coronel Audilene, primeira Comandante-Geral da PM na história da Corporação, avaliou que durante sua gestão houve redução da criminalidade, a aquisição de viaturas e equipamentos bem como a criação da Lei de Promoção de Praças, que alavancou a progressão de carreira aos militares estaduais. “Tivemos o melhor resultado dos últimos 11 anos em termos de índices de criminalidade e violência. Do ponto de vista de recursos humanos, podemos dizer que tivemos aquisição de viaturas especializadas, depois de 10 anos tivemos a licitação para a aquisição de 70 viaturas e 30 motos para o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Também conseguimos coletes balísticos. A PM avançou bastante, fizemos muitos nivelamentos de conhecimentos, cursos de capacitações, sempre visando o melhor atendimento da comunidade, porque é esse o nosso objetivo, atender bem as pessoas”, disse.

CURRÍCULO – O Coronel Péricles de Matos é natural de Irati (PR), é casado e pai de dois filhos. Ingressou no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, em 1985, depois entrou no Curso de Formação de Oficiais (CFO), em 1986. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), passou por diversas funções ao longo da carreira, e comandou unidades no Interior do estado, na capital e na Região Metropolitana. O coronel Péricles fez cursos de especialização sobre ações táticas, contraterrorismo e de operações especiais. Dentre eles o Curso de Explosivos promovido pela Tactical Explosive Entry School, na cidade de Memphis, em 1997; o Curso de Ações Táticas Especiais – Swat Tactics – T.E.E.S., com ênfase em explosivos, em 1997; Curso de Contraterrorismo no Batalhão de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar de Minas Gerais em 2006 e Curso de Operações Especiais no Grupamiento de Operaciones Especiales – GEO da Policia Nacional da Espanha.

PRESENÇAS – A cerimônia foi presidida pelo Governador Ratinho Júnior, acompanhado do Comandante da 5ª Região Militar do Exército Brasileiro, general de brigada Alessio de Oliveira da Silva; o Chefe da Casa Civil, Guto Silva; Secretário de Segurança Pública, general Carbonell; o deputado estadual Ademar Traiano, bem como representantes do Poder Judiciário, integrantes do Poder Legislativo e do Poder Executivo. Oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros também prestigiaram o evento.

Fonte: www.pmpr.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário