[Fechar]

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Painéis de energia solar se tornam mais populares entre brasileiros


Opções de financiamento e consórcio contribuíram para tornar energia limpa mais acessível

O número de instalações de painéis solares no Brasil não para de crescer. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até junho deste ano foram instalados mais de 45 mil painéis de energia fotovoltaica em todo País, número que triplicou em comparação a 2017.

Alguns motivos que chamaram a atenção dos brasileiros para esse tipo de energia foram a redução da conta de luz a médio e longo prazos e também o fator ambiental, já que a energia solar está entre as fontes mais limpas disponíveis atualmente. O que ainda pesa contra a instalação de painéis solares é o custo, que pede um investimento inicial mais alto. Também é importante destacar que, entre as principais vantagens para os consumidores de energia, é o fato de que é possível proteger-se contra uma oscilação de custo da geração elétrica no país, que mantém a maioria dos consumidores expostos a aumentos repentinos nas suas respectivas contas.

De acordo com uma pesquisa divulgada em 2016 no Portal Solar, em que se analisaram os valores de várias empresas de energia solar no Brasil, o custo para obter essa tecnologia varia de acordo com o local e tamanho do telhado. Segundo Thiago Pereira, diretor da Platus Energia Solar em Guarapuava, nos últimos 3 anos os geradores de energia solar fotovoltaica tiveram uma redução de preço muito expressiva, beneficiados por isenções de impostos e concorrência de mercado. Com isso, o prazo de retorno do investimento ficou muito mais atrativo, podendo variar de 4 a 7 anos, sem dúvidas é um ótimo negócio pois o gerador tem vida útil estimada de 25 anos, ou seja, o retorno é certo. Quando tomamos como exemplo um cliente comercial urbano com consumo mensal de energia de R$ 3.000,00, prevemos retorno do investimento em 4 anos, após este período significa que os R$ 3.000,00 poderão ser utilizados para outros fins, colaborando com a saúde financeira da empresa.

Para facilitar esse investimento e garantir um futuro mais sustentável, o Sicredi desenvolveu uma linha de crédito específica para a compra de equipamento de geração de energia elétrica solar, com possibilidades de financiamento ou então consórcio. “As fontes alternativas de energia devem acompanhar a necessidade das pessoas e é uma tendência pensarmos mais em soluções que sigam a tecnologia, preservando o meio ambiente”, afirma Valmir Dzivielevski, Diretor Executivo da cooperativa Sicredi Planalto das Águas PR/SP.

Um bom exemplo da aplicação de fontes alternativas de energia vem de duas agências da cooperativa: Candói, no Paraná e Fernandópolis, na região noroeste de São Paulo, que investiu em um sistema de geração de energia solar, que proporcionará uma economia e o excesso ainda poderá ser revertido para abastecer outras agências da cooperativa. Na opinião do presidente da Sicredi Planalto das Águas PR/SP, Adilson Primo Fiorentin, a busca por outras fontes, que possibilitem a geração de energia limpa e sustentável é uma tendência sem volta. “O mundo precisa disso, pois a sociedade caminha para um maior cuidado com questões ambientais e as empresas, através de seus gestores preocupados com o uso consciente dos recursos naturais, buscam investir em sistemas alternativos. O Sicredi é parceiro dessas boas práticas, que preservam o meio ambiente, estimulam o fortalecimento econômico e proporcionam maior rentabilidade para as empresas”, explicou.

Para quem deseja se planejar e programar a compra do bem sem juros, a opção é o Consórcio Sustentável. Mas se o equipamento precisa ser comprado imediatamente, o caminho é a linha de Crédito Sustentável, com prazos maiores e taxas facilitadas de pagamento. Para Gilson Nogueira Farias, gerente de Desenvolvimento de Crédito da Central Sicredi PR/SP/RJ, esse é um caminho sem volta e que deve ser estimulado. “A sustentabilidade faz parte do DNA cooperativista. Juntos podemos ir além e com ações que garantam o desenvolvimento de todos, de maneira igualitária. Por isso, incentivar e facilitar o acesso a equipamentos de eco eficientes faz todo sentido”, analisou ele.


Michael Bueno

Comunicação e Marketing

Sicredi Planalto das Águas PR/SP

Superintendência Regional – Guarapuava / PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade