[Fechar]

sábado, 15 de setembro de 2018

Problemas, Oportunidades e Inovação.






“Não é o mais forte que sobrevive. Nem o mais inteligente. Mas o que melhor se adapta às mudanças” – Charles Darwin

Atualmente, vivemos a experiência de uma crise econômica, cujas consequências são imprevisíveis. De qualquer forma, esta crise precisa ser aceita e compreendida pelos empresários. Em todo momento o mundo depara-se com crises, sejam econômicas, sociais ou ambientais.

No entanto nesse momento, é preciso olhar no espelho e ver os ambientes interno e externo da organização e enxergar o que realmente somos, temos e fazemos de bom. É preciso renovar. É importante ainda despertar a intuição, o que requer coragem implacável e um contínuo desejo de enfrentar o desconhecido.

Existe uma diferença entre problema e oportunidade e se você é um gestor deve saber identificar bem, na prática, a diferença entre esses dois conceitos. Principalmente porque, algumas vezes, a oportunidade se apresenta como um problema e se você não conseguir diferenciar uma coisa de outra poderá perder tempo tentando resolver um problema e não aproveitará a oportunidade por trás dele.

Algumas pessoas estão “esperando a crise passar”, normal, em tempos de crise, quem é que quer enfrentar essa tempestade, não é mesmo? Errado, em tempos de crise, nós gestores não devemos acuar e sentar esperando essa tempestade passar, devemos sim nos preparar e enfrentá-la frente-a-frente. A palavra de ordem nesse período não deve ser RECUAR e sim INOVAR.

Onde inovar

Pode-se inovar no atendimento, no processo de pedidos/entregas, na imagem da empresa perante o mercado, entre tantas coisas, e o marketing está aí para isso, para ajudar as empresas nestas mudanças. Enquanto poucas empresas buscam profissionais com conhecimento e organizam “a casa”, a grande maioria fica “esperando a crise passar”.

Quando a crise passar, as empresas que não fizeram nada terão perdido muito mercado, enquanto que as que tomaram atitudes, na crise, estarão colhendo ótimos frutos.

Pense nisso, INOVE!!!

Colunista:

Flávio Marcos da Silva
Consultor Empresarial e de Negócios
Sócio – Administrador na Certo - Consultoria Empresarial
flaviomarcos@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade