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sábado, 1 de setembro de 2018

O posicionamento estratégico da sua marca



Entendendo que um negócio disputa mercado com outros concorrentes, uma das principais decisões que deve ser tomada ao realizar o planejamento é sobre o posicionamento a ser adotado na empresa. O posicionamento estratégico estabelece como se deseja que o negócio seja percebido pelos clientes. 

Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa na cabeça de seus consumidores. Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público. 

Posicionamento é a promessa na mente do consumidor. 

Cena clássica: você vai a um restaurante e pede uma Coca-Cola. O garçom, um pouco sem graça, pergunta: só tem Pepsi, pode ser

A Pepsi, consciente de que esse é o comportamento normal do brasileiro em relação à sua marca, optou por uma mudança em seu posicionamento. 

Ao invés de insistir em derrubar a Coca Cola do primeiro lugar afirmando ser melhor, convidou os consumidores a experimentarem seu refrigerante quando não tiveram Coca Cola à sua disposição.

Existem quatro tipos de segmentação de mercado. 

· Segmentação demográfica 
· Segmentação geográfica 
· Segmentação psicográfica 
· Segmentação comportamental 

Portanto, podemos afirmar que um posicionamento bem-feito e definido será essencial para que a empresa ou marca tenha vantagem competitiva e seja facilmente lembrada pelo público. Por isso, não deixe de incluir esta importante etapa no seu planejamento de marketing. 

E então, deu para entender a importância do posicionamento de marca para o seu negócio? 

Colunista: 
Flávio Marcos da Silva 
flaviomarcos@gmail.com 
Consultor Empresarial e de Negócios 
Sócio – Administrador na Empresa Certo - Consultoria Empresarial

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